CCJ da AL-BA aprova indicação de Otto Filho para vaga no TCE-BA em votação unânime
Indicação segue agora para votação no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta quarta-feira (10), em votação secreta realizada por meio de cédulas, o nome do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A decisão ocorreu após a sabatina conduzida pelos integrantes do colegiado, que analisaram a indicação encaminhada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O nome do parlamentar recebeu aval unânime dos 10 deputados presentes na reunião. A indicação segue agora para votação no plenário da Casa. Otto Filho foi indicado para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, no final de julho, e já havia exercido funções na administração pública, como a presidência da Desenbahia.
Parlamentar destaca atuação à frente da Desenbahia
Durante a sabatina, o deputado destacou sua atuação à frente da Desenbahia e afirmou ter adotado medidas voltadas à reorganização administrativa do órgão. Ele reforçou o relacionamento mantido com instâncias de fiscalização durante sua gestão, mencionando que as ações implementadas buscavam atender às exigências dos órgãos de controle e às necessidades financeiras da agência.
“Na Desenbahia eu realmente tive um papel seguro, porque você trabalha com uma instituição financeira, que é controlada por todos os órgãos de controle que existem. Nós somos controlados pelo TCM, TCE, TCU, Banco Central. Somos auditados pela Receita Federal”, destacou.
Diante deste cenário, o deputado enfatizou que, por vezes, foi necessário tomar atitudes que “não foram populares”, a exemplo da demissão de todos os funcionários não concursados. “Nós implantamos o sistema de meritocracia e produtividade. E nós, no período de 2015 a 2018, o período de crise dos bancos, quando os bancos, inclusive bancos públicos, Caixa e Banco do Brasil, estavam reclamando com crédito, nós avançamos”, afirmou o parlamentar.
Ele também respondeu a questionamentos sobre a possibilidade de parcerias entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas. Ao longo da explanação, citou iniciativas que, segundo ele, podem contribuir para capacitar gestores públicos e aprimorar o uso dos recursos públicos pelos municípios e órgãos estaduais.
“Essa Assembleia é responsável e verdadeira representante do povo, o legislativo que representa o povo. Desejo o fortalecimento da Escola de Contas, parcerias para que a gente possa transmitir para os gestores uma melhor forma de administrar, de gerir, de utilizar os recursos públicos”, disse.
O parlamentar declarou que pretende manter diálogo com gestores e reforçou que seu posicionamento será pautado pela orientação técnica. A indicação, após a aprovação na CCJ, será submetida ao crivo dos parlamentares em plenário, conforme prevê o rito da AL-BA.
Perfil e trajetória de Otto Filho
Nascido em Salvador em 1977, o parlamentar é graduado em Administração de Empresas pela Unifacs, com especialização técnica em Investimentos no Canadá. Seu currículo inclui pós-graduações em Política e Estratégia pela Uneb e MBAs em PPP e Concessões pela FESPSP e London School of Economics. Filho do senador Otto Alencar, ele atua há mais de 25 anos na iniciativa privada em setores como logística e construção.
Na esfera pública, Otto Filho presidiu a Desenbahia entre 2015 e 2018 e integrou conselhos estaduais de desenvolvimento. Atualmente, exerce o mandato de deputado federal, tendo sido o mais votado da Bahia em 2022, com mais de 200 mil votos. No Congresso, ocupa a vice-liderança do governo e já presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico, acumulando experiência na gestão pública e legislativa.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia