Carlos Sodré diz que pré-candidatura ao Senado nasce do clamor por renovação e rejeição à velha política

Ao M!, Sodré afirmou que decisão foi estimulada por setores da sociedade, apontou a educação como prioridade e mantém indefinição partidária até março


Iago BacelarOsvaldo Lyra
Iago Bacelar e Osvaldo Lyra 05/02/2026 21:59 • Política
Carlos Sodré diz que pré-candidatura ao Senado nasce do clamor por renovação e rejeição à velha política - Divulgação
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O advogado Carlos Sodré, afirmou, nesta quinta-feira (5), que sua pré-candidatura ao Senado nasceu do clamor popular em prol da renovação política. Em entrevista ao Portal M!, Sodré enfatizou que a decisão de entrar na corrida eleitoral não partiu de um projeto individual, mas do estímulo recebido em diferentes regiões do estado, em um contexto marcado pelo desgaste de nomes tradicionais da política e pela exigência popular por mudanças na forma de representação.

“A campanha está em andamento. Muita receptividade, trabalho já de algum longo tempo, taticamente discreto, e as perspectivas são muito positivas”, afirmou Sodré.

Sodré aponta crescimento do desejo de mudança na política

Ao analisar o cenário da disputa ao Senado, Carlos Sodré destacou que a sua pré-candidatura se insere em um ambiente de insatisfação crescente com a repetição de nomes e práticas políticas na Bahia. De acordo com ele, há um eleitorado cada vez mais exigente, que cobra renovação, arejamento e reoxigenação da política. O pré-candidato ressaltou que ninguém se lança sozinho e que sua decisão é fruto de conversas e estímulos vindos de diversos setores da sociedade.

“A gente nunca pode ser candidato da gente mesmo. Essa candidatura resultou exatamente do estímulo que a gente encontrou em vários ambientes, em várias regiões, na capital, no interior, por conta de circunstâncias que favorecem a possibilidade de uma candidatura que tenha, sobretudo, a característica de novidade do processo”, disse.

Sodré afirmou ainda que parte da população demonstra frustração com a condução da política e vê na renovação uma alternativa para recuperar a confiança no processo democrático. “Nós estamos aí com um ambiente que os membros candidatos ou detentores de mandatos na política baiana têm se repetido, e agora há uma opinião pública, um eleitorado crescendo no sentido da exigência de que haja renovação, de que não está querendo continuar a conviver com esses nomes”.

“Gente que está tomando nojo da atividade política, gente que está decepcionada com a forma como a política vem sendo conduzida e que acha que é preciso arejar, é preciso renovar, reoxigenar a política. Mas nós nos colocamos exatamente dentro disso. Nós somos aquela proposta que leva em conta esse sentimento da população do eleitorado”, complementou.

Articulações políticas avançam e pré-campanha ganha estrutura

Conforme apuração do M!, durante agendas recentes em Salvador, Carlos Sodré intensificou articulações políticas, com participação em solenidades, encontros institucionais e reuniões estratégicas. No período, também avançou na organização de sua pré-campanha, com a formação de uma equipe que reúne nomes como Paulo Mascarenhas, responsável pela coordenação, além de Marcos Espinheira, Juliano Matos, Elísio Santana e Valdério Feitosa, que integram instâncias setoriais da coordenação e do conselho da campanha.

Educação como eixo central de um eventual mandato

Questionado sobre as prioridades em caso de eleição, Carlos Sodré foi enfático ao apontar a educação como o principal eixo de atuação. Ele defendeu um mandato marcado pela independência política e revelou que, se eleito, não pretende disputar a reeleição ao final do mandato.

“A proposta da candidatura é de uma candidatura que tenha desde o momento da campanha e posteriormente, no exercício do mandato, o grande sentido da independência. E quero dizer, de logo, que sendo eleito a minha disposição no compromisso assim apresentado de que não postularei, ao final do mandato, a minha reeleição”, garantiu.

Ao detalhar suas prioridades, o pré-candidato reforçou a centralidade da educação como base para enfrentar outros problemas estruturais do estado. “A primeira prioridade é a educação. A segunda é a educação. A terceira é a educação”, afirmou.

Segundo Sodré, áreas como segurança pública, saúde, desenvolvimento econômico, emprego e oportunidades de trabalho também exigem atenção imediata, mas só terão avanços consistentes a partir de uma política educacional eficiente. Ele defendeu ainda políticas públicas estruturadas para a agricultura, o interior do estado, mobilidade, cidadania e proteção social.

Definição partidária segue em aberto até março

Por fim, Carlos Sodré confirmou que mantém diálogo avançado com o PTB, partido que passa por um processo de reorganização, mas afirmou que ainda avalia convites de outras legendas. Segundo ele, ao menos três partidos demonstraram interesse em abrigar sua candidatura. De acordo com o pré-candidato, até dia 30 de março ocorrerá a definição da legenda pela qual disputará o Senado.

“Até o dia 30 de março, com certeza, nós faremos essa opção e faremos publicamente, efetivando a nossa filiação por um deles para encarar o processo eleitoral”, concluiu.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador que descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Paulo Gonet envia parecer ao STF favorável à pejotização das relações de trabalho -
Cidades 05/02/2026 às 21:00

Paulo Gonet envia parecer ao STF favorável à pejotização das relações de trabalho

Manifestação de Paulo Gonet sustenta validade da pejotização e define papel da Justiça comum


Polícia Militar da Bahia promove primeira mulher ao posto de coronel em 200 anos de história -
Cidades 05/02/2026 às 20:29

Polícia Militar da Bahia promove primeira mulher ao posto de coronel em 200 anos de história

Promoção assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues marca os 32 anos de carreira da oficial e dentista


ACB vê risco à economia e reforça ação contra tributação de lucros do Simples Nacional -
Negócios 05/02/2026 às 19:59

ACB vê risco à economia e reforça ação contra tributação de lucros do Simples Nacional

Ação foi protocolada com o objetivo de proteger empresários enquadrados no Simples Nacional diante de novo entendimento da Receita


Flávio Dino determina revisão e suspensão de ‘penduricalhos’ ilegais no serviço público -
Política 05/02/2026 às 19:32

Flávio Dino determina revisão e suspensão de ‘penduricalhos’ ilegais no serviço público

Decisão atinge União, estados e municípios e aponta uso irregular de indenizações para inflar salários no serviço público


Associação de Camarotes discute prevenção de incêndios e planos de emergência com bombeiros para o Carnaval -
Carnaval 2026 05/02/2026 às 19:02

Associação de Camarotes discute prevenção de incêndios e planos de emergência com bombeiros para o Carnaval

Durante a agenda, foi ressaltada a importância do diálogo antecipado entre os organizadores dos camarotes e os órgãos responsáveis pela segurança


Fachin adia almoço com ministros do STF em meio a debate sobre Código de Ética -
Cidades 05/02/2026 às 18:28

Fachin adia almoço com ministros do STF em meio a debate sobre Código de Ética

Encontro previsto para a próxima quinta-feira (12) foi adiado por conflito de agenda e será realizado após o Carnaval


Prefeitura entrega kits e cartões de transporte para ambulantes do Carnaval de Salvador até esta sexta-feira -
Carnaval 2026 05/02/2026 às 17:59

Prefeitura entrega kits e cartões de transporte para ambulantes do Carnaval de Salvador até esta sexta-feira

Kits incluem equipamentos de trabalho e cartão de transporte gratuito para o período da festa


Arena Fonte Nova apresenta nova iluminação cênica e experiência tecnológica para jogo entre Bahia e Fluminense -
Esporte 05/02/2026 às 17:29

Arena Fonte Nova apresenta nova iluminação cênica e experiência tecnológica para jogo entre Bahia e Fluminense

Partida utilizará nova iluminação cênica baseada em refletores de LED com tecnologia RGB


Agenda cultural: Bloquinhos no Além do Carmo, Furdunço, Fuzuê, Luiz Caldas, Tatau, Olodum, J. Velloso, Ara Ketu e mais; confira no Portal M! -
Cultura 05/02/2026 às 17:01

Agenda cultural: Bloquinhos no Além do Carmo, Furdunço, Fuzuê, Luiz Caldas, Tatau, Olodum, J. Velloso, Ara Ketu e mais; confira no Portal M!

Descubra os melhores eventos do fim de semana em Salvador e explore opções incríveis de entretenimento


José Rotondano toma posse como presidente do TJ-BA, destaca combate à violência doméstica e defende aproximação com a sociedade -
Política 05/02/2026 às 16:34

José Rotondano toma posse como presidente do TJ-BA, destaca combate à violência doméstica e defende aproximação com a sociedade

Posse solene ocorreu no Fórum Ruy Barbosa e destacou pautas institucionais do Judiciário