Bruno Reis diz que aumento da rejeição de Jerônimo reflete ‘sentimento das ruas’
Reis também negou a possibilidade de ocupar um eventual cargo na federação entre PP e União Brasil
Valter Pontes/PMS
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) repercutiu, na manhã desta terça-feira (25), o levantamento da Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (24), que apontou um aumento da rejeição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com o prefeito de Salvador, os dados da pesquisa mostram a insatisfação dos baianos com a gestão petista, que há quase 20 anos governa o estado.
“É o sentimento das ruas. As pesquisas retratam o que a gente tem ouvido nas ruas. Há uma grande insatisfação com os governos do PT, tanto no plano nacional quanto no estadual”, declarou Bruno durante a entrega da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Santana Alves, no bairro da Capelinha de São Caetano.
O prefeito também ressaltou que a insatisfação com os governantes ligados ao Partido dos Trabalhadores não se restringe à Bahia, mas ocorre em todo o país. “Infelizmente, o governo federal tem uma reprovação maior do que a aprovação. E praticamente o governo do estado está empatado, o que mostra a insatisfação da população e o péssimo desempenho que ambos os governantes têm demonstrado, tanto no governo estadual quanto no federal”, criticou.
Pesquisa aponta rejeição de Jerônimo Rodrigues
O levantamento, divulgado na segunda-feira (24), foi realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e apontou que 39% dos baianos avaliam negativamente a gestão do governador Jerônimo Rodrigues, enquanto 33,6% dos entrevistados aprovam sua administração. A pesquisa revelou ainda que 48,7% dos entrevistados desaprovam a gestão estadual, enquanto a aprovação ficou em 47,4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de março, com 1.640 eleitores de 65 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.
Governador minimiza
Durante entrevista ao Portal M!, também nesta terça-feira, Jerônimo Rodrigues minimizou os números da pesquisa, afirmando que não analisou os dados detalhadamente. “Não estudei a pesquisa ainda. Ontem à tarde, à noite, foi quando mirei alguns dados. No sábado passado, na sexta passada, tivemos acesso a uma pesquisa nossa, mais aprofundada sobre saúde, educação e segurança pública. Me animou bastante ver a manutenção da aceitação”, disse.
Segundo o governador da Bahia, a queda da aprovação está relacionada à diminuição da popularidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “O que eu vejo é que a avaliação do presidente Lula caiu e isso nos afeta diretamente. Estamos muito colados. Se o Lula cai na pesquisa, me puxa para baixo. Se o Lula sobe, me puxa para cima”, declarou.
Federação PP e União Brasil
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito de Salvador também comentou sobre a federação entre Progressistas (PP) e União Brasil. Bruno revelou que participou de algumas negociações para a formalização da federação. “Já era um desejo antigo. Ela quase ocorreu nas eleições municipais e agora está bem próxima de ser concretizada. O PP já deu um passo importante, e o União está concluindo todas as conversas para também autorizar o presidente Rueda a iniciar as tratativas para a realização da federação”, disse Bruno.
Ainda segundo Reis, a federação é “muito boa para o União Brasil e muito boa para o PP. Então, é um jogo de soma, onde ambas as partes ganham”. O prefeito destacou que a federação os tornará o maior partido do país. “Isso nos dá força e musculatura para participar de forma decisiva, seja na eleição nacional do ano que vem, como também nas eleições dos diversos estados em que teremos candidatos”, destacou.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ocupar algum cargo na federação, o prefeito negou, afirmando que seu foco está na administração municipal. “Sou prefeito da cidade, estou na missão de gestor […] minha prioridade é governar ainda mais este ano, fazer entregas e seguir transformando a nossa cidade”, finalizou.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia