Bruno Reis diz que aumento da rejeição de Jerônimo reflete ‘sentimento das ruas’
Reis também negou a possibilidade de ocupar um eventual cargo na federação entre PP e União Brasil

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) repercutiu, na manhã desta terça-feira (25), o levantamento da Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (24), que apontou um aumento da rejeição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com o prefeito de Salvador, os dados da pesquisa mostram a insatisfação dos baianos com a gestão petista, que há quase 20 anos governa o estado.
“É o sentimento das ruas. As pesquisas retratam o que a gente tem ouvido nas ruas. Há uma grande insatisfação com os governos do PT, tanto no plano nacional quanto no estadual”, declarou Bruno durante a entrega da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Santana Alves, no bairro da Capelinha de São Caetano.
O prefeito também ressaltou que a insatisfação com os governantes ligados ao Partido dos Trabalhadores não se restringe à Bahia, mas ocorre em todo o país. “Infelizmente, o governo federal tem uma reprovação maior do que a aprovação. E praticamente o governo do estado está empatado, o que mostra a insatisfação da população e o péssimo desempenho que ambos os governantes têm demonstrado, tanto no governo estadual quanto no federal”, criticou.
Pesquisa aponta rejeição de Jerônimo Rodrigues
O levantamento, divulgado na segunda-feira (24), foi realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e apontou que 39% dos baianos avaliam negativamente a gestão do governador Jerônimo Rodrigues, enquanto 33,6% dos entrevistados aprovam sua administração. A pesquisa revelou ainda que 48,7% dos entrevistados desaprovam a gestão estadual, enquanto a aprovação ficou em 47,4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de março, com 1.640 eleitores de 65 municípios baianos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.
Governador minimiza
Durante entrevista ao Portal M!, também nesta terça-feira, Jerônimo Rodrigues minimizou os números da pesquisa, afirmando que não analisou os dados detalhadamente. “Não estudei a pesquisa ainda. Ontem à tarde, à noite, foi quando mirei alguns dados. No sábado passado, na sexta passada, tivemos acesso a uma pesquisa nossa, mais aprofundada sobre saúde, educação e segurança pública. Me animou bastante ver a manutenção da aceitação”, disse.
Segundo o governador da Bahia, a queda da aprovação está relacionada à diminuição da popularidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “O que eu vejo é que a avaliação do presidente Lula caiu e isso nos afeta diretamente. Estamos muito colados. Se o Lula cai na pesquisa, me puxa para baixo. Se o Lula sobe, me puxa para cima”, declarou.
Federação PP e União Brasil
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito de Salvador também comentou sobre a federação entre Progressistas (PP) e União Brasil. Bruno revelou que participou de algumas negociações para a formalização da federação. “Já era um desejo antigo. Ela quase ocorreu nas eleições municipais e agora está bem próxima de ser concretizada. O PP já deu um passo importante, e o União está concluindo todas as conversas para também autorizar o presidente Rueda a iniciar as tratativas para a realização da federação”, disse Bruno.
Ainda segundo Reis, a federação é “muito boa para o União Brasil e muito boa para o PP. Então, é um jogo de soma, onde ambas as partes ganham”. O prefeito destacou que a federação os tornará o maior partido do país. “Isso nos dá força e musculatura para participar de forma decisiva, seja na eleição nacional do ano que vem, como também nas eleições dos diversos estados em que teremos candidatos”, destacou.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de ocupar algum cargo na federação, o prefeito negou, afirmando que seu foco está na administração municipal. “Sou prefeito da cidade, estou na missão de gestor […] minha prioridade é governar ainda mais este ano, fazer entregas e seguir transformando a nossa cidade”, finalizou.
Mais Lidas
Política
PT Salvador: CNB lança Petra Perón como pré-candidata à presidência da sigla
Últimas Notícias

Explore Salvador além dos cartões-postais: dicas imperdíveis para quem quer mais
Celebre os 476 anos da capital baiana: descubra bairros, praias e mercados autênticos em um roteiro surpreendente

Em reforma, Zoológico de Salvador deve ser reaberto em maio
Intervenções no aviário, felinário e ilha dos primatas prometem mais conforto para visitantes e bem-estar dos animais

Obras em Massaranduba e Paripe mudam itinerário de ônibus em Salvador a partir deste sábado
Alteração visa facilitar a execução de projetos de micro e macrodrenagem

Paredão BBB 25: Eva, Joselma e Vinícius disputam permanência após dinâmica eletrizante
Formação ocorreu na noite desta sexta-feira (28) e promete movimentar jogo com fortes reviravoltas; eliminação acontecerá no domingo (30)

Brasil registra 431 mil novas vagas em fevereiro, maior saldo mensal de empregos desde 2020
Resultado do mês apresenta 2.579.192 contratações contra 2.147.197 demissões

Aneel mantém bandeira verde e conta de energia não terá tarifa extra em abril
Decisão reflete condições favoráveis de geração de energia, impulsionadas pelo nível satisfatório dos reservatórios das usinas hidrelétricas

Projeto de lei do governo federal quer pena maior para quem vende ou compra produtos roubados
Medida visa combater mercado ilegal e punir com mais rigor aqueles que lucram com produtos oriundos do crime

Governo federal sanciona aumento salarial para militares das forças armadas; confira tabela
A partir de terça-feira (1º), os salários terão aumento de 4,5%. A segunda etapa, com mais 4,5%, está prevista para janeiro de 2026

Moraes concede prisão domiciliar para mulher que pichou estátua do STF durante atos do 8 de Janeiro
Julgamento de Débora Rodrigues dos Santos está suspenso após pedido de vista

Dorival Júnior é demitido da Seleção Brasileira após derrota para Argentina; CBF mira estrangeiros
Treinador estava no comando há 14 meses