Pular para o conteúdo
Início » Boulos apaga vídeo de campanha com Hino Nacional em linguagem neutra após críticas

Boulos apaga vídeo de campanha com Hino Nacional em linguagem neutra após críticas

Guilherme Boulos canta hino nacional com linguagem neutra
A gravação aconteceu durante um comício, parte dos eventos de campanha de Boulos, que aconteceu no último sábado (24)

Após a repercussão negativa, o deputado e candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), apagou o vídeo onde aparece cantando o Hino Nacional, ao lado do Presidente Lula, onde utilizaram uma linguagem neutra. A gravação aconteceu durante um comício, parte dos eventos de campanha de Boulos, que aconteceu no último sábado (24). 

No trecho que foi transmitido pelo YouTube,  a cantora Yurungai, que havia sido chamada para cantar o Hino durante o evento, entoou: “verás que es filhes teus não fogem à luta”. Em outro momento, a cantora usa novamente a linguagem neutra e canta: “des filhes deste solo és mãe gentil”, onde ela troca a palavra ‘filho’ por ‘filhes’. O vídeo foi tirado do ar na manhã desta terça-feira (27).

A linguagem neutra é uma forma de inclusão encontrada para agregar pessoas que se identificam como sendo não-binárias, ou seja, não se identificam socialmente como sendo do gênero feminino ou masculino. Os defensores das linguagens neutras afirma que os pronomes ‘o’ e ‘a’, que respectivamente identificam homens e mulheres, não atendem todas as pessoas e propõe a utilização do ‘e’ para palavras ambivalentes ou sem gênero intrínseco, além da inclusão da vogal como pronome definido de gênero neutro

Os defensores da linguagem neutra também apontam que a flexão de palavras masculinas no plural serve apenas para identificar pessoas identificadas como masculinas, e não se encaixam com os outros gêneros, e por isso é necessário o  sufixo “e” para incluir todos os indivíduos. 

Após a postagem do vídeo, políticos passaram a criticar Boulos e afirmando que tal acontecimento é um desrespeito a toda a nação. Também candidata a prefeitura de São Paulo, Marina Helena (Novo), república o vídeo onde declarou: “Essa é a extrema esquerda lulista que quer assumir a Prefeitura de São Paulo: lacração, desrespeito e destruição de nossos símbolos nacionais mais sagrados”. 

“Cantar o hino nacional dessa forma não é só vergonhoso. É crime, mas a esquerda não se importa nem de passar vergonha e nem de desrespeitar as leis brasileiras em nome da sua ideologia”, disse o deputado federal Kim Kataguiri (União) em postagem em sua conta no X.

Confira o momento:

Leia também:

Lula deve comparecer a lançamento de livro do marqueteiro Sidônio Palmeira

Em Feira de Santana, Jerônimo autoriza obras de pavimentação e licitação para ampliação do aeroporto

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil