Bolsonaro lidera novo ato em Copacabana para pressionar Congresso e STF sobre anistia
Manifestação contará com apoio de aliados políticos e religiosos para contestar penas dos envolvidos no 8 de janeiro
Antônio Cruz/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, neste domingo (16), de um ato para pressionar o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) a anular as penas dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Entre os presentes na manifestação estão nomes como o do líder do PL, Valdemar Costa Neto, além do deputado e do governador do Rio de Janeiro, Nikolas Ferreira (MG) e Cláudio Castro, respectivamente – ambos correligionários do liberal.
O ato deste domingo é a primeira manifestação que o ex-presidente Bolsonaro participa desde que foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) por tramar um golpe de Estado para se manter no poder.
Ato em Copacabana
A concentração da manifestação acontece próxima à praia de Copacabana, entre a Avenida Atlântica e a Rua Bolívar, onde dois trios elétricos estão posicionados. O ato está sendo financiado pelo pastor e aliado de Bolsonaro, Silas Malafaia – esta é a 3ª manifestação com Bolsonaro custeada pelo líder religioso. Malafaia já havia apadrinhado os atos de 25 de fevereiro e de 7 de setembro de 2024, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Malafaia segue um esquema similar ao que já foi utilizado em outras manifestações, com a contratação de dois trios elétricos, com capacidade aproximada para comportar 100 pessoas cada. Um desses trios será considerado o ‘palco principal’ do evento, concentrando os principais nomes políticos que participarão do ato. Além deles, familiares de Cleriston Pereira da Cunha, o “Clezão”, um dos envolvidos no ato de 8/1 e que morreu ainda preso, também participarão do evento.
O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do líder religioso, que contratou uma equipe especializada para a cobertura, contando com cinco câmeras e drones. A segurança do evento será realizada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), mas a corporação não informou quantos agentes foram designados para fazer a segurança do ato. No ano passado, em evento semelhante, foram mais de 1.000 agentes.
Congressistas confirmados
Além de Nikolas Ferreira, também participarão o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filhos do ex-presidente. Apenas Eduardo participará de forma virtual, já que o político está nos Estados Unidos. Está previsto que o deputado federal por São Paulo faça um discurso em uma transmissão ao vivo.
A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acabou cancelando sua participação por ordens médicas, visto que passou por uma cirurgia que a impede de subir escadas ou estar em multidões. Michelle será substituída pela vice-presidente do PL Mulher, Priscila Costa, que também discursará no evento.
São esperadas cerca de 100 figuras políticas no ato, sendo a grande maioria filiados ao PL. Entretanto, nomes como o de Tarcísio Freitas (Republicanos), governador de São Paulo; Mauro Mendes (União Brasil), governador do Mato Grosso; o ex-candidato à presidência do Brasil, Padre Kelmon; assim como os baianos João Roma (pré-candidato a governador da Bahia pelo PL) e o deputado federal Capitão Alden (PL), também estarão presentes.
Atos anteriores
O ato é o quarto idealizado por Jair Bolsonaro, com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional e o STF a anular as condenações contra os presos por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A primeira manifestação deste tipo aconteceu em 25 de fevereiro de 2024, na Avenida Paulista, em São Paulo, e reuniu de 300 mil a 350 mil pessoas.
O último ato, antes do de domingo, foi realizado em 7 de setembro, no mesmo local, reunindo cerca de 58.000 pessoas. Além de pedir a anistia, a manifestação também reivindicou o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos