Pular para o conteúdo
Início » Atraso no decreto de armas faz oposição pautar convocação de Lewandowski

Atraso no decreto de armas faz oposição pautar convocação de Lewandowski

Atraso no decreto de armas faz oposição pautar convocação de Lewandowski
Deputados da 'Bancada da Bala' estão especialmente frustrados com os atrasos do governo em estabelecer novas regras para compra de armas

Deputados da Comissão de Segurança Pública da Câmara afirmaram que a paciência com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, acabou. Os parlamentares chegaram a ameaçar a votar a convocação dele para prestar esclarecimentos no colegiado. Deputados da “Bancada da Bala” estão especialmente frustrados com os atrasos do governo em estabelecer novas regras para aquisição de armas de fogo.  

O Senado Federal iria votar um projeto que substituiria o decreto do presidente Lula que dificultou o acesso as armas do Brasil. Um acordo com o governo retirou a proposta da pauta, com a condição de que um novo decreto corrigindo o texto fosse publicado na semana passada. Lewandowski já tinha dito, em reunião com os deputados da comissão, que o decreto precisava passar por ajustes, mas até agora não foi alterado e nem publicado.  

“A omissão do Executivo, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem gerado uma grave insegurança jurídica”, afirmou um dos principais políticos da bancada da bala, o deputado Marcos Pollon (PL). Vale destacar que o político é autor de 6 dos oito requerimentos de convocação do ministro da Justiça.  

O deputado Sanderson (PL), também autor de um dos requerimentos, disse que manterá sua posição e não transformará seu requerimento em um convite, ressaltando que exige a presença do ministro para receber explicações sobre a pauta. “Ele não fez por merecer esse crédito. Vamos fazer um trabalho muito duro sobre o ministério da Justiça, que fez a comissão de segurança pública de bobos”, declarou.  

Leia também:

Macaé Evaristo é anunciada como ministra dos Direitos Humanos após demissão de Silvio Almeida

Raquel Dodge busca aliança com Alckmin para vaga no STJ

Rovena Rosa / Agência Brasil