Após pagar multa, X tenta retomar operação no Brasil, mas impasse com Moraes continua
O X havia solicitado o desbloqueio imediato após realizar o pagamento na sexta-feira, 4

A disputa judicial entre o X (antigo Twitter) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ganhou mais um capítulo neste domingo (6) com a rede social ainda bloqueada no Brasil. Mesmo após pagar a multa de R$ 28,6 milhões determinada por Moraes, a empresa ainda não conseguiu desbloquear sua plataforma no país. O X afirma que o pagamento foi feito corretamente, mas Moraes informou que o valor foi depositado na conta judicial errada, o que impede a liberação.
O X havia solicitado o desbloqueio imediato após realizar o pagamento na sexta-feira, 4. Em sua manifestação, a empresa argumenta que a transferência dos valores entre contas judiciais seria uma “mera providência administrativa” e não deveria atrasar o retorno da plataforma. “A única condição remanescente para o desbloqueio foi cumprida com o pagamento integral das multas”, defendeu o X.
O bloqueio, que começou em 30 de agosto, foi imposto por Moraes após o X fechar seu escritório no Brasil e se recusar a manter um representante legal para responder por notificações judiciais. Além disso, a plataforma enfrentou multas por não bloquear perfis envolvidos em disseminação de fake news e ataques às instituições, somando mais de R$ 28 milhões em penalidades.
Mesmo com o pagamento das multas, Moraes aguarda um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a possibilidade de retorno do aplicativo. O X, por sua vez, insiste que a única exigência para o desbloqueio já foi cumprida e que o parecer da PGR não seria necessário, solicitando que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seja notificada para liberar o acesso à plataforma no Brasil.
O impasse ainda envolve questões técnicas, como o uso de IPs dinâmicos pelo X, que permitiu à plataforma contornar o bloqueio temporariamente em alguns momentos, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). Isso complicou o trabalho dos provedores de internet, já que os IPs usados pela rede social passaram a ser compartilhados com outros serviços legítimos.
Agora, o STF e a Anatel seguem monitorando o cumprimento das decisões, enquanto o futuro do X no Brasil permanece indefinido.
Leia também:
Oi está prestes a receber autorização para desligar telefones fixos de clientes no Brasil; entenda
Saque-aniversário do FGTS está disponível para nascidos em outubro
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA

Salvador amplia Bolsa-Atleta em 2025 com mais bolsas e novas modalidades
Bruno Reis firma compromisso com 358 bolsas para atletas e paratletas da capital, superando número concedido no biênio anterior

Médicos alertam para pós-operatório difícil de Bolsonaro: ‘sem previsão de alta’
Equipe médica relata que tratamento do ex-presidente será prolongado e sem estimativa para alta hospitalar nos próximos dias

Neto Carletto afaga Rui Costa, defende vaga na majoritária para o Avante e comemora força do partido na Bahia
Recém filiado à legenda, parlamentar diz que sigla é a segunda maior da Bahia

Sinjorba celebra 80 anos de história e anuncia projeto inédito sobre memória do jornalismo baiano
Comemoração marca trajetória de lutas e reafirma compromisso com profissionais do setor no Estado

Mario Vargas Llosa, ícone da literatura hispano-americana, morre aos 89 anos
Escritor peruano falece aos 89 anos em Lima; corpo será cremado e não haverá cerimônia pública

Bahia tropeça em casa e segue sem vencer no Brasileirão 2025
Tricolor volta a campo na próxima quinta-feira (17), quando encara o Cruzeiro, às 21h30, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Vitória arranca empate do Atlético-MG, mas segue sem vencer no Brasileirão
Leão chega a um ponto em três partidas e agora se prepara para próximo desafio, diante do Fortaleza, na quarta-feira (16), às 21h30, no Barradão

Resumo BBB 25 de domingo (14/4): Vinícius é eliminado e Guilherme, Delma e Renata enfrentam novo paredão
Baiano deixa casa com mais de 52% dos votos; com novo paredão, João Gabriel, Diego Hypolito e Vitória Strada chegam ao TOP 5

Bolsonaro passa por cirurgia de 12 horas em Brasília e segue internado em estado estável
Procedimento para desobstrução intestinal e reconstrução abdominal foi considerado bem-sucedido; ex-presidente permanece na UTI

Brasil tem mais de 5 mil estupradores de vulneráveis foragidos há quase 4 anos
Número representa 1,47% do total de ordens de prisão vigentes no país, que somam 386.560