Crise na saúde mental: afastamentos do trabalho por transtornos psicológicos disparam na Bahia
Número de licenças médicas por transtornos psicológicos cresce no Brasil e atinge recorde nos últimos 10 anos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Bahia registrou o maior número de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão em todo o Nordeste em 2024. De acordo com dados do Ministério da Previdência, o Estado contabilizou 4.517 afastamentos por ansiedade e 3.313 por depressão ao longo do ano. As informações são do G1.
Os números refletem um problema crescente na saúde mental dos trabalhadores brasileiros. Em todo o país, foram registradas 472.328 licenças médicas devido a transtornos psicológicos, o maior índice desde 2014, representando um aumento de 68%. O cenário aponta para uma crise no bem-estar emocional da população economicamente ativa.
Transtornos mentais mais recorrentes na Bahia
Na Bahia, os afastamentos foram concedidos por diversas doenças psiquiátricas. Veja os principais números registrados no Estado:
| CID | Doença | Nº de concessões |
| F41 | Ansiedade | 4.517 |
| F32 | Depressão | 3.313 |
| F33 | Depressão recorrente | 1.701 |
| F31 | Transtorno bipolar | 1.494 |
| F20 | Esquizofrenia | 998 |
| F43 | Reações ao “stress” grave e transtornos | 575 |
| F19 | Vício em drogas | 436 |
| F23 | Transtornos psicóticos | 377 |
| F25 | Transtornos esquizoafetivos | 333 |
| F10 | Alcoolismo | 321 |
Fonte: Ministério da Previdência Social
Transtornos como psicose (CID F29), transtorno de personalidade (F60) e vício em cocaína (F14), comuns em outros estados, não figuraram entre os mais frequentes na Bahia. Vale destacar que os números refletem as licenças concedidas, e não o número de indivíduos afetados — um mesmo trabalhador pode ter sido afastado mais de uma vez ao longo do ano.
Fatores que impulsionam crise de saúde mental no trabalho
De acordo com a psicóloga Daiane Bispo, a alta nos afastamentos está diretamente relacionada a diversos fatores ligados ao mercado de trabalho e à sociedade como um todo.
“Instabilidade econômica, precarização das relações de trabalho, aumento da carga horária, desigualdade social e a dificuldade de conciliar vida profissional e pessoal são determinantes para esse cenário. Esses aspectos reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental”, avalia a especialista.
Outro dado importante é que as mulheres são as mais afetadas pelos transtornos psicológicos. A sobrecarga causada pela dupla ou tripla jornada de trabalho, aliada à desigualdade salarial e a pressões sociais, faz com que elas representem 64% dos trabalhadores afastados por doenças psiquiátricas no Brasil. Além disso, a idade média dessas profissionais é de 41 anos, e os períodos de afastamento duram, em média, três meses, com um benefício mensal em torno de R$ 1,9 mil.
Por outro lado, Daiane destaca que o aumento nos afastamentos do trabalho também indica um crescimento na busca por ajuda e tratamento. Para ela, esse cenário representa um progresso na maneira como a sociedade lida com questões de saúde mental.
Medidas governamentais para combater crise
Diante da escalada dos casos de afastamento por transtornos mentais, o governo federal atualizou a Norma Regulamentadora nº 1, que estabelece diretrizes para a saúde no ambiente de trabalho. A mudança transfere ao Ministério do Trabalho a responsabilidade pela fiscalização dos chamados “riscos psicossociais” dentro das empresas.
Na prática, isso significa que empregadores podem ser multados caso sejam identificadas práticas como:
- Metas excessivas e inalcançáveis
- Jornadas de trabalho exaustivas
- Assédio moral e psicológico
- Condições precárias no ambiente laboral
O objetivo da nova regulamentação é criar mecanismos que garantam um ambiente de trabalho mais saudável, reduzindo os impactos da sobrecarga emocional e prevenindo novas licenças médicas.
Mais Lidas
Saúde
Anvisa define novas cepas das vacinas contra gripe usadas no Brasil em 2026
Bahia recebe mutirão com 1,7 mil perícias do INSS neste fim de semana
Surto de circovírus atinge mais 20 ararinhas-azuis em criadouro na Bahia
Últimas Notícias
Flávio Bolsonaro afirma Tarcísio é o principal nome da direita
Agricultores familiares se destacam e ganham homenagens na capital baiana
Fulô de Mandacaru grava audiovisual na Bahia e reúne grandes nomes do forró
Toffoli viaja em jatinho com advogado ligado ao Banco Master durante final da Libertadores
Viagem ocorreu antes de o processo sobre suspeitas de fraudes financeiras envolvendo a instituição ser distribuído ao gabinete do ministro no STF
Fenagro 2025 encerra edição com shows, experiências rurais e público intenso em Salvador
Evento termina neste domingo com ingressos acessíveis, atrações musicais e experiências rurais para todas as idades
Rayssa Leal vence em São Paulo e se torna tetracampeã mundial de skate street
Brasileira lidera a final do início ao fim no Ibirapuera e amplia hegemonia no skate street mundial
Mulheres ocupam a Paulista em ato nacional contra feminicídio
Mobilização denuncia crimes recentes e integra agenda nacional do Levante Mulheres Vivas
Silvero Pereira chega como favorito na final do Dança dos Famosos 2025
Três finalistas se apresentam em samba e valsa neste domingo com histórico detalhado da temporada
Salvador tem mudanças no trânsito, no transporte e nos serviços durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição
Operações especiais da Semob e Transalvador alteram itinerários e bloqueiam vias no Comércio; metrô funciona normalmente
Nova ferramenta Vision SEO oferece auditoria técnica prática e acessível no Brasil
Ferramenta nacional promete tornar o SEO técnico mais claro, acessível e estratégico para profissionais e negócios
As buscas que marcaram Salvador em 2025 e colocaram a cidade no radar do Brasil
Levantamento utilizou dados do Google Trends para mapear o interesse de busca em todo o Brasil sobre a cidade
Datafolha revela desvantagem de Flávio Bolsonaro em disputa com Lula e expõe fragilidade da direita em 2026
Desempenho abaixo da média entre nomes conservadores contrasta com avanços de governadores e amplia debate sobre sucessão presidencial
Brasil vence Portugal e conquista a 1ª Copa do Mundo feminina de futsal
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x Em partida bastante equilibrada, o Brasil se torna o primeiro campeão mundial de futsal feminino. As meninas da equipe verde e amarela venceram Portugal por 3 a 0 e faturaram a primeira edição da competição sob chancela da Fifa, neste domingo […]