Após denúncias de assédio, governo Lula convoca Silvio Almeida e admite ‘gravidade’; ministro nega acusações
Em vídeo e nota oficial, ele afirma que acusações são falsas, sem provas e está sendo vítima de perseguição
O governo do presidente Lula divulgou, na noite desta quinta-feira (5), uma nota oficial informando que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi convocado a dar explicações sobre denúncias de assédio. Ainda no comunicado da Secretaria de Comunicação da Presidência da República admite que o “Governo Federal reconhece a gravidade das denúncias” e afirma que o “caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que envolvem possíveis violências contra as mulheres exigem”.
A nota, no entanto, não menciona a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. De acordo com o site Metrópoles, ela também estaria entre as vítimas de assédio e já havia se queixado para outras pessoas do governo. Conforme Estadão/Broadcast, integrantes da equipe do presidente Lula foram, inclusive, informados da acusação da ministra há cerca de 3 meses. Apesar da denúncia ter chegado ao Palácio do Planalto, não foi levada adiante pela ministra que preferiu não formalizar para não prejudicar o governo.
“O ministro Silvio Almeida foi chamado esta noite a prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, por conta das denúncias publicadas pela imprensa contra ele. O próprio ministro Silvio informou que irá encaminhar ofício à CGU [Controladoria Geral da União], ao Ministério da Justiça e à Procuradoria Geral da República para que investiguem o caso. A Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir de ofício um procedimento de apuração”, diz trecho da nota da Secom.
Em vídeo divulgado em sua conta oficial no Instagram e em nota publicada no site do Ministério dos Direitos Humanos, Silvio Almeida afirma que as denúncias de assédio são falsas, sem provas e está sendo vítima de perseguição. O ministro disse ainda que acusações fazem parte de uma “campanha” para afetar sua imagem enquanto “homem negro em posição de destaque no poder público”.
“Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país. Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro”, declarou o ministro.
Almeida ressaltou ainda que pedirá investigações à CGU, ao Ministério da Justiça e à PGR e “toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da Lei, mas para tanto é preciso que os fatos sejam expostos para serem apurados e processados, e não apenas baseados em mentiras, sem provas”, afirma o texto”. Segundo o ministro, “quaisquer distorções da realidade serão descobertas e receberão a devida responsabilização”.
“As falsas acusações, conforme definido no artigo 339 do Código Penal, configuram denunciação caluniosa. Tais difamações não encontrarão par com a realidade. De acordo com movimentos recentes, fica evidente que há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público, mas estas não terão sucesso. Isso comprova o caráter baixo e vil de setores sociais comprometidos com o atraso, a mentira e a tentativa de silenciar a voz do povo brasileiro, independentemente de visões partidárias. Mais uma vez, há um grupo querendo apagar e diminuir as nossas existências, imputando a mim condutas que eles praticam. Com isso, perde o Brasil, perde a pauta de direitos humanos, perde a igualdade racial e perde o povo brasileiro”, completou.
ONG Me Too Brasil
A ONG Me Too Brasil também divulgou, nesta quinta-feira, uma nota informando que recebeu denúncias de assédio contra o ministro de Direitos Humanos. No entanto, a organização não apresentou provas e nem deu detalhes sobre as acusações contra Silvio Almeida.
Janja
Em meio a denúncias de assédio contra Silvio Almeida, a primeira-dama Rosângela da Silva publicou, na madrugada desta sexta-feira (6), nos stories de sua conta oficial no Instagram, uma foto com Anielle Franco. Nela, Janja aparece beijando a testa da ministra da Igualdade Racial, mas sem legenda.
Ver essa foto no Instagram
Leia também:
STF deve retomar análise do recursos sobre revisão da vida toda do INSS
Lula diz que não tem candidato para presidência da Câmara dos Deputados
STF dá cinco dias para AGU e PGR se manifestarem sobre suspensão do X
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
Senado aprova MP do Gás do Povo com impacto de R$ 5,1 bilhões no Orçamento; texto segue para sanção de Lula
Programa amplia alcance do vale-gás e prevê novas regras para revendas
Aleluia aponta ‘omissão’ do PT na segurança pública e diz que crime organizado impõe regras na Bahia
Ex-deputado cita atuação do crime organizado, mortes e aponta suposta falta de prioridade do governo estadual sobre o tema da segurança pública
Ação de Carnaval com Aline Patriarca agita o BBB 26 em dia de definição do paredão
Música, comida e brincadeiras marcam ação carnavalesca às vésperas da eliminação
Carballal diz que decisão sobre candidatura está nas mãos de Jerônimo e minimiza saída de Coronel da base
De acordo com o presidente da CBPM, o próprio governador já sinalizou que uma conversa sobre o cenário político ocorrerá em um 'momento adequado'
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'
Lídice articula reunião da bancada baiana com o Ministério da Agricultura para enfrentar crise do cacau
Parlamentar aponta falhas na fiscalização fitossanitária e deságio imposto por indústrias importadoras
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues