Ana Paula assume Secult e defende diálogo com ‘trade’ turístico e setor cultural de Salvador
Vice-prefeita também destacou sua experiência na gestão municipal e participação nas decisões estratégicas na Prefeitura
Valter Pontes/PMS
A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) assumiu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (19), a Secretária de Cultura e Turismo de Salvador e reforçou seu compromisso com o diálogo entre o trade turístico e o setor cultural da cidade. Durante a solenidade no Palácio Thomé de Souza, a vice-prefeita destacou a importância da valorização do patrimônio histórico e do fortalecimento da economia criativa, com atenção especial ao Centro Histórico e ao projeto Salvador Capital Afro. A pedetista assumiu o posto do produtor cultural Pedro Tourinho, que deixou o cargo em janeiro para se dedicar a projetos pessoais. A Secult estava sendo comandada interinamente por por Walter Pinto Jr.
“A ideia nesse novo momento é fortalecer o Salvador Capital Afro e o comércio do Centro Histórico. É entender o nosso patrimônio cultural e histórico. A cultura tem que estar em cada lugar dessa cidade. Sou uma pessoa apaixonada por esta terra, pelo seu povo e sei compreender o valor da história e da ancestralidade que estão aqui. Vou encarar esse desafio com muita força, honra, coragem e com muita escuta”, declarou Ana Paula ao Portal M!.
Preparação para assumir Secult
Ao falar sobre sua nomeação, que foi defendida pelo antecessor Tourinho, Ana Paula Matos destacou sua experiência na gestão municipal e sua participação nas decisões estratégicas da Prefeitura nos últimos anos. Ela reforçou que sua atuação como vice-prefeita a preparou para liderar a Secult e que pretende conduzir a pasta com diálogo e respeito aos profissionais da área.
“[Eu] me sinto preparada porque, como vice-prefeita, eu estava o tempo inteiro com o prefeito participando das reuniões, vendo a concepção do Carnaval, que não se organiza agora, ele começa logo quando termina o primeiro. Conheço os nomes, do operador mais simples aos diretores da Saltur, assim como da [Fundação] Gregório de Mattos e da Secult. Talvez a minha maior característica hoje seja conhecer cada servidor dessa Prefeitura”, afirmou.
A secretária também destacou seu compromisso com o trabalho em equipe. “O que me prepara não é dizer que eu vou fazer sozinha, é saber da minha história, da minha característica ao diálogo, ouvir as pessoas e trabalhar com quem conhece. Então, eu vou respeitar cada profissional da cultura e do turismo, cada empreendedor dessa área, cada instituição.”
Relação entre cultura e social
De acordo com Ana Paula, cultura e inclusão social caminham juntas e um dos desafios de sua gestão será garantir que os talentos da periferia de Salvador tenham mais oportunidades de desenvolvimento.
“O social e a cultura andam juntos. Se a gente for colocar o pé na comunidade, veremos que é nela que estão as pessoas com talento, com valor. São pessoas que vivem sua cultura, mas que nem sempre conseguem monetizar e sustentar suas famílias. Então, essa cultura é sim dos grandes artistas e investimentos, mas também de cada cidadão de Salvador”, explicou.
Para a nova secretária, políticas públicas são importantes para promover oportunidades econômicas a artistas e profissionais da cultura. “A cidade não pode pensar em turismo e cultura apenas em grandes eventos. No social, identificamos talentos e desenvolvemos potenciais. Precisamos garantir que o povo pobre e preto, que vive a cultura, também possa sobreviver dignamente e se tornar afroempreendedores da cultura.”
Atuação no Carnaval de Salvador
Com o Carnaval de Salvador já em fase final de organização, Ana Paula Matos garantiu que dará continuidade ao planejamento já em andamento, mas que pretende agregar sua experiência e visão ao evento.
“O Carnaval está organizado, a gente começa a organizar quando termina o outro. Então, não só convocar o nosso povo, mas é lógico que eu tenho participado como vice-prefeita nessa mesma mesa aqui, nas reuniões. Então o Carnaval está organizado, mas eu vou sim, quando eu puder, dar esse tempero baiano, da mulher baiana, da mulher que vem para essa cultura”, afirmou.
A secretária também destacou sua experiência prévia nos bastidores do evento. “Eu conheço a logística do Carnaval. Desde o abrigamento do filho do ambulante até como funciona o armar e desarmar do trio. Posso dizer que sou trabalhadora e compreendo que o meu grande valor vai ser ouvir as pessoas e não querer reinventar nada”.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão