Alckmin defende cotas para exportação de aço e alumínio aos EUA
Vice-presidente busca acordo para evitar tarifa de 25% imposta por Trump
Cadu Gomes/VPR
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), defendeu nesta quarta-feira (12), a manutenção de cotas de isenção tarifária para o aço e alumínio exportados pelo Brasil para os Estados Unidos. A proposta permitiria que o país continuasse a enviar determinada quantidade desses produtos sem a incidência da tarifa integral. As informações são da Agência Brasil.
Negociação com os Estados Unidos
Alckmin destacou que o Brasil irá dialogar com as autoridades norte-americanas para revisar a taxa de 25% sobre as importações, imposta pelo governo do então presidente Donald Trump. O vice-presidente enfatizou que buscará um acordo que beneficie ambas as partes.
“Sempre é um bom caminho a gente buscar o ganha-ganha”, declarou Alckmin após evento no Palácio do Planalto.
Segundo ele, os Estados Unidos possuem um superávit comercial de US$ 7,2 bilhões com o Brasil, exportando mais do que importam. Além disso, a taxa de importação final do Brasil para produtos norte-americanos é baixa, em torno de 2,7%, com vários produtos, como máquinas e equipamentos, tendo alíquota zero.
“Então, nós vamos dialogar para buscar um bom entendimento. Não tem guerra tributária, tem entendimento baseado no interesse público”, reforçou.
Impacto da taxação para o Brasil
A imposição de tarifas sobre aço e alumínio pelos EUA impacta diretamente as exportações brasileiras. No entanto, Alckmin esclareceu que a medida não foi direcionada especificamente ao Brasil.
“[A taxação] não foi contra o Brasil. A alíquota que foi imposta foi para o mundo inteiro. Então, ela não foi discriminatória. Estados Unidos são um importante parceiro comercial do Brasil, não é o maior, o maior é a China, mas é para ele que nós exportamos [equipamentos com] valor agregado, avião, equipamentos, e de outro lado, é o maior investidor no Brasil”.
No primeiro mandato de Trump, foram estabelecidas tarifas sobre aço e alumínio, mas posteriormente os Estados Unidos concederam cotas de isenção a países parceiros, como Canadá, México e Brasil.
Brasil busca manter cotas de exportação
O objetivo do governo brasileiro é manter as cotas atuais de exportação de aço e alumínio para os EUA sem o aumento das tarifas. Alckmin ressaltou a importância da negociação diplomática para encontrar uma solução equilibrada.
“Isso é do cotidiano. Todo dia você tem essas questões de alteração tarifária. O caminho é o diálogo e nós vamos procurar o governo norte-americano para buscar a melhor solução”.
Possível aplicação da lei de reciprocidade
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil pode adotar a lei da reciprocidade, elevando as tarifas sobre produtos norte-americanos importados pelo Brasil.
“O mínimo de decência que merece um governo é utilizar a lei da reciprocidade”, afirmou Lula em entrevista a rádios de Minas Gerais.
Brasil e EUA no mercado de aço
Segundo a Administração de Comércio Internacional do governo dos EUA, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço para o país em 2024, ficando atrás apenas do Canadá. Um levantamento do Instituto Aço Brasil, baseado em dados do governo brasileiro, revelou que os EUA foram o principal destino do aço brasileiro em 2023, representando 49% de todas as exportações nacionais do setor.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]