Alckmin critica guerra tarifária e defende diálogo e negociação com Estados Unidos: ‘ninguém ganha’
De acordo com Alckmin, Brasil foi um dos países menos afetados, com reajuste de apenas 10%
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou, na última quinta-feira (3), que “ninguém ganha com a guerra tarifária entre os países”. A declaração foi dada durante participação no podcast ‘Direto de Brasília’, em resposta ao aumento de tarifas anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump.
De acordo com Alckmin, o Brasil foi um dos países menos afetados, com um reajuste de apenas 10%. Apesar disso, ele destacou que a medida não favorece o comércio internacional. Segundo ele, as medidas anunciadas por Trump não foram boas para o comércio de nenhum país.
O vice-presidente elogiou a agilidade do Congresso Nacional na aprovação de um projeto que estabelece diretrizes jurídicas sobre o tema, mas reforçou a preferência do governo por uma abordagem baseada em negociações.
“Por meio do diálogo e da negociação”, afirmou, explicando que encontros com representantes dos dois países estão sendo organizados.
Congresso e Executivo atuaram em conjunto
Questionado sobre a impressão de que o Legislativo agiu antes do Executivo, Alckmin respondeu que as ações foram coordenadas. Segundo ele, o Senado já elaborava um projeto desde que a União Europeia cogitou restrições ao agronegócio brasileiro, e o texto foi finalizado com o apoio do governo após o anúncio feito por Trump.
A proposta foi então levada à votação, o que, segundo Alckmin, demonstrou uma resposta institucional articulada diante da situação internacional. Ele também pontuou que o Brasil segue comprometido com uma postura cooperativa em sua política comercial.
Sobre a relação bilateral, o vice-presidente frisou que os laços entre Brasil e Estados Unidos não se desfazem rapidamente. “Temos 4 mil empresas americanas no Brasil, então é uma parceria importante que existe entre os dois países”, disse. “Queremos ampliar isso e aperfeiçoar essa relação, superando as dificuldades”, completou.
Durante a conversa, o vice-presidente lembrou passagens com o ex-vice-presidente pernambucano Marco Maciel e revelou que costuma descansar na cidade paulista de Pindamonhangaba, sua terra natal. Ele também fez uma homenagem ao ex-governador de São Paulo, Mário Covas, a quem atribuiu influência em sua carreira política.
“Fui co-piloto de um grande comandante. Mário Covas, além da conhecida experiência técnica, tinha enorme sensibilidade social”, afirmou.
Ao comentar os quadros políticos atuais do PSB, Alckmin mencionou Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, e seu filho, o prefeito do Recife, João Campos. “Puxou a vocação do pai”, disse, referindo-se ao desempenho do atual gestor municipal.
Cenário no PSB e críticas ao governo
O vice-presidente ainda elogiou o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmando que ele realiza “um ótimo governo”. Em relação às críticas recentes ao Governo Federal, Alckmin atribuiu a insatisfação a fatores conjunturais, como a valorização do dólar e eventos climáticos que prejudicaram a produção agrícola.
Ele destacou ações do Executivo para conter a inflação, como a isenção de tributos federais sobre alimentos e a redução da alíquota de importação para produtos da cesta básica.
“O clima melhorou e o dólar já caiu. Isso tende a reduzir os preços e ajudar no controle da inflação”, afirmou.
Sobre a repercussão negativa em torno do Pix, Alckmin disse que a proposta visava apenas aprimorar a fiscalização.
“Hoje é preciso ter muita atenção com a forma como se comunica. Transparência e prestação de contas são fundamentais”, declarou.
Reforma tributária e cenário para 2026
Alckmin observou que a reforma tributária aprovada tende a favorecer a economia no médio e longo prazo. Ao falar sobre as eleições de 2026, afirmou que considera natural a candidatura do presidente Lula à reeleição. Destacou a trajetória do petista como o único brasileiro a ter três mandatos presidenciais.
“Inflação não é socialmente neutra. O pobre vê o salário derreter no bolso”, afirmou, ao defender as medidas econômicas adotadas pelo governo. Segundo ele, o presidente Lula mantém força política mesmo diante das oscilações nas pesquisas.
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de voltar à chapa presidencial como vice, afirmou que foi uma honra receber o convite em 2022. Alckmin disse acreditar que a união foi determinante para o resultado do pleito, principalmente no estado de São Paulo.
Democracia e articulação política
O vice-presidente declarou que a aliança com Lula teve impacto direto na defesa da democracia. “A democracia é o povo que decide. As ditaduras suprimem a liberdade em nome do pão, mas não dão o pão que prometeram nem devolvem a liberdade que tomaram“, afirmou.
Sobre o funcionamento da articulação política do atual governo, Alckmin explicou que o grande número de partidos dificulta atender a todos os interesses, mas garantiu que a relação entre os poderes tem se mantido estável. “O relacionamento entre Executivo e Legislativo é muito bom”, garantiu.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro