Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas reúne 60 grupos no Subúrbio de Salvador até domingo
Evento é promovido pela Federação Baiana das Quadrilhas Juninas

A 16ª edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia teve início, nesta quarta-feira (11), e transformou a Praça da Revolução, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, em um grande arraial. O evento, que vai até domingo (15), reúne quase 60 quadrilhas da capital e do interior do estado.
O evento é promovido pela Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq) e conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). A entrada é gratuita e o público estimado é de 12 mil pessoas ao longo dos cinco dias de apresentações.
Tradição, arte e pertencimento
O presidente da Febaq, Carlos Brito, ressaltou a importância do apoio estadual para a realização do evento. Segundo ele, o Governo do Estado tem um olhar diferenciado para o movimento junino.
“Eu só tenho que agradecer. Vem abraçando o movimento quadrilheiro e apoiar a cultura, apoiar os jovens, dar condições aos jovens de aprender a arte, aprender a cultura e também dentro dos grupos se socializar e aprender com uma educação quase que cultural, quase artística, porque daqui saem muitos profissionais que estão espalhados pelo mundo”, afirmou.
Reconhecida em 2024 como Manifestação da Cultura Nacional, a quadrilha junina é uma expressão artística que vai além do entretenimento. Cada grupo passa meses preparando figurinos, coreografias e narrativas que envolvem teatro, dança e música. A programação está dividida em três categorias: Grupo de Acesso, Semi-Especial e Especial, com premiação total de R$ 250 mil.
Entre as participantes está a Zabumba de Ouro, de Riachão do Jacuípe, município a cerca de 200 km de Salvador. “A expectativa da gente é dar o nosso máximo. Trabalhamos o ano todo para fazer esse momento acontecer e trazer o melhor espetáculo da nossa cidade para cá. Estamos trazendo um espetáculo que esse ano é amor, festa e devoção”, disse John Ferreira, produtor do grupo formado por 50 integrantes.
Cultura atrai público e movimenta bairros periféricos
A presença das quadrilhas juninas nos bairros populares também fortalece a cultura nas periferias da cidade. Além da valorização artística, o campeonato fomenta o senso de comunidade e o sentimento de pertencimento entre os moradores. Ive do Carmo, funcionária pública que trabalha nas proximidades, destacou a satisfação de acompanhar o evento. Segundo ele, para moradores da região, o evento é gratificante.
“Eu estou no meu horário de almoço e vim dar uma olhadinha para ver como é que está o movimento. Vou retornar, com certeza, nos outros dias, inclusive trazendo minha família. Muito agradecida pelo evento. Está muito bom”, afirmou.
Tiago Araújo, auxiliar de cozinha morador do Bairro da Paz, também prestigiou pela primeira vez a competição. “É o primeiro ano que venho para prestigiar. Está sendo muito bom, maravilhoso. Estão de parabéns”, disse.
Impacto econômico e geração de renda
A realização do campeonato contribui diretamente para a economia local. Comerciantes informais, costureiras, cabeleireiras, aderecistas e cozinheiras encontram na movimentação gerada pelo evento uma oportunidade para aumentar a renda.
A vendedora Joice Freitas comemorou o retorno financeiro dos primeiros dias do campeonato. “Para mim está ótima, graças a Deus. Estou vendendo, estou ganhando dinheiro. A minha expectativa é que vai ser melhor do que o ano retrasado”, afirmou.
De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), 31% dos turistas que estiveram em Salvador durante o mês de junho de 2024 visitaram a cidade por causa dos festejos juninos. Os dados reforçam a importância das quadrilhas para o setor turístico e cultural da capital baiana.
Além da estrutura física montada para as apresentações, também foi disponibilizado reforço de segurança com a Polícia Militar e serviços de emergência com o Corpo de Bombeiros Militar, garantindo tranquilidade aos participantes e ao público presente.
Confira a programação completa:
A programação do campeonato é organizada por categorias, com apresentações diárias até o encerramento no domingo. Nesta quinta-feira (12), apresentam-se as quadrilhas do Grupo de Acesso: Renascer, Cia Alavontê, União de Ouro, Flôr do Sertão, Luar União, Velho Tonho, Encanto do Nordeste, Buscapé de Cachoeira, Rosas Vermelhas, Pinga Ne Mim, Nova Geração e Mistura Gostosa.
Na sexta-feira (13), continuam as apresentações do Grupo de Acesso: Peri Peri, Encena no Sertão, Zabumba Dourada, Dois Amores, Luminar, Guerreiros do Cangaço, Furacão Pé de Serra, Junina Danc’art, Quijingue Me Veste, Caipiras Aloprados, Forró Mandacaru e Caipiras da Mata.
No sábado (14), será a vez do Grupo Semi-Especial, com abertura das Quadrilhas Mirins Germe da Era e Forró do Luar. Em seguida, se apresentam Nossa Raiz, Matutos do Rio Fundo, Capelinha do Forró, Balancê, Girassol/Esfarrapado e Balão Junino.
O encerramento do campeonato ocorre no domingo (15), com a apresentação do Grupo Especial. A abertura será feita pela quadrilha Arrasta Brasil, seguida por Fogueira Santa, Império do Forró – UJNN, Ki Balanço – Uniquijob, Forró do ABC, Imperatriz do Forró, Pisada do Sertão, Beija-Flor e Luar do Recôncavo.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado

CNA reage à tarifa de Trump e defende diálogo urgente em prol do agro brasileiro
Confederação representa cerca de 5 milhões de produtores rurais e avalia que a nova tarifa prejudica as economias do Brasil e dos EUA