Drão, Estrela e Despedida: momentos que marcaram retorno de Gilberto Gil aos palcos

Primeiro show após morte da filha Preta Gil aconteceu, no domingo (17), no auditório do Ibirapuera, em São Paulo


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 18/08/2025 12:07 • Cultura
Drão, Estrela e Despedida: momentos que marcaram retorno de Gilberto Gil aos palcos - Reprodução/Instagram @gilbertogil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O primeiro show do cantor baiano Gilberto Gil após a morte de sua filha, Preta Gil, foi marcado pela emoção e por um público mais íntimo do que o habitual da turnê Tempo Rei, em cartaz desde março. A apresentação aconteceu, no domingo (17), no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, durante a sessão inaugural do São Paulo Beyond Business (SP2B), e trouxe momentos de forte carga simbólica, sobretudo, quando o cantor interpretou músicas ligadas à memória da cantora.

Despedida em meio à música

Preta Gil morreu no dia 20 de julho, aos 50 anos, após enfrentar um longo tratamento contra o câncer. Em luto, Gil havia adiado o show que faria em Belém em 9 de agosto. Agora, em São Paulo, voltou aos palcos em um evento fechado para convidados, que reuniu cerca de 800 pessoas e também contou com a presença do historiador israelense Yuval Noah Harari, que participou de uma palestra seguida de diálogo com o jornalista Pedro Bial.

Gil, aos 83 anos, subiu ao palco acompanhado de dois de seus filhos, José Gil (bateria) e Bem Gil (guitarra), frutos do casamento com Flora Gil. O cantor iniciou a apresentação com Punk da Periferia, surgindo primeiro sob uma grade iluminada até ser recebido com aplausos calorosos pela plateia.

Repertório de memórias e homenagens

No show, Gil navegou por diferentes fases de sua carreira. Vieram sucessos como Palco, Chiclete com Banana e Ladeira da Preguiça, música imortalizada por Elis Regina, lembrada por ele como “a saudosa Elis”. O cantor também dedicou Aquele Abraço ao Rio de Janeiro, que chamou de “cidade irmã”, antes de passar por Andar com Fé e a faixa-título da turnê, Tempo Rei.

O momento mais emocionante aconteceu quando surgiram os primeiros acordes de Drão, canção composta originalmente para Sandra Gadelha, mãe de Preta. Antes de cantá-la, Gil compartilhou com o público a forma como a música se transformou em um tributo à filha.

“Nas vezes em que tenho tocado essa música ultimamente, tenho cantado para ela. Nesses últimos anos, sempre para ela. Uma das meninas lá de casa, nossa querida Preta”, disse, arrancando aplausos.

Ao fim da canção, o público se levantou em aplausos. Gil, de olhos fechados, permaneceu em silêncio por alguns segundos, parecendo conter a emoção, antes de abrir os braços em sinal de agradecimento.

Simbologia de uma estrela

A emoção se prolongou com Estrela, composta em 1997. O cantor explicou à plateia que essa era a forma como sua família lidava com a perda.

“Para as crianças lá em casa, quando vai-se alguém, especialmente assim na família, dizemos a elas que virou uma estrela”, comentou antes de iniciar a canção.

Na sequência, vieram Esotérico e Não Chore Mais, reafirmando o tom de reflexão e consolo da noite. O repertório ainda incluiu sucessos como Vamos Fugir, eternizada também na voz do Skank, além de Esperando na Janela, Maracatu Atômico e o encerramento com Toda Menina Baiana, que levantou o público.

Turnê segue em setembro

Segundo a organização, o repertório foi pensado como uma homenagem à cidade de São Paulo, anfitriã do festival que ocorrerá em agosto de 2026 no Parque do Ibirapuera. Ao final, o artista recebeu longos aplausos de pé.

Gilberto Gil retoma a turnê Tempo Rei, em setembro, com apresentação em Porto Alegre. Em São Paulo, os shows acontecem nos dias 17 e 18 de outubro. A turnê, iniciada em 15 de março deste ano, em Salvador, ganhará ainda um show extra na Arena Fonte Nova, no dia 20 de dezembro. A série de espetáculos celebra os mais de 60 anos de trajetória do artista e marca sua despedida oficial dos palcos.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Comércio baiano deve registrar melhor Natal em uma década, projeta Fecomércio-BA -
Negócios 05/12/2025 às 19:36

Comércio baiano deve registrar melhor Natal em uma década, projeta Fecomércio-BA

Dezembro concentra a maior movimentação do setor e deve manter o cenário positivo iniciado no ano passado, quando houve alta de 6,8%


STF marca para fevereiro julgamento sobre assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes -
Política 05/12/2025 às 18:55

STF marca para fevereiro julgamento sobre assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes

Presidente da Primeira Turma define cronograma decisivo e processo avança após liberação do relator Alexandre de Moraes


O Pente ocupa Praça Quincas Berro D’Água no Festival Afrofuturismo nesta sexta-feira -
Cultura 05/12/2025 às 18:14

O Pente ocupa Praça Quincas Berro D’Água no Festival Afrofuturismo nesta sexta-feira

Movimento cultural acontece no Pelourinho em programação gratuita que une música, ancestralidade e futurismo


Flávio Bolsonaro diz que Jair Bolsonaro o escolheu como candidato à Presidência em 2026 -
Política 05/12/2025 às 17:33

Flávio Bolsonaro diz que Jair Bolsonaro o escolheu como candidato à Presidência em 2026

Presidente nacional do PL endossa indicação do senador e afirma que decisão do ex-presidente é definitiva para eleições do próximo ano


Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026; veja grupos sorteados pela Fifa -
Esporte 05/12/2025 às 16:52

Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026; veja grupos sorteados pela Fifa

Seleção brasileira estreia no Mundial no dia 13 de junho de 2026, contra o Marrocos


Gabaritos do 1º dia do Enem 2025 são divulgados na Grande Belém após calendário especial da COP-30 -
Cidades 05/12/2025 às 16:11

Gabaritos do 1º dia do Enem 2025 são divulgados na Grande Belém após calendário especial da COP-30

Aplicação exclusiva para três municípios do Pará avança para segundo domingo com provas de Ciências da Natureza e Matemática


Salvador inaugura primeira efígie dedicada a uma baiana de acarajé em homenagem a Cira -
Cidades 05/12/2025 às 15:28

Salvador inaugura primeira efígie dedicada a uma baiana de acarajé em homenagem a Cira

Monumento instalado na praça Oxum Baeté celebra legado cultural e gastronômico da criadora de um dos tabuleiros mais tradicionais de Itapuã


Bruno Reis faz abertura oficial do Natal Salvador 2025 com desfile, missa e novas atrações no Centro Histórico -
Cidades 05/12/2025 às 14:49

Bruno Reis faz abertura oficial do Natal Salvador 2025 com desfile, missa e novas atrações no Centro Histórico

Evento ocorre. nesta sexta (5), às 17h, com inauguração da Casa do Papai Noel e início do circuito natalino no Centro Histórico


Bahia reforça segurança com 1.865 novos soldados e anuncia modernização na formação policial -
Cidades 05/12/2025 às 14:08

Bahia reforça segurança com 1.865 novos soldados e anuncia modernização na formação policial

Efetivo será distribuído entre Salvador, RMS e interior, com início imediato na Operação Verão e preparo para Carnaval


Bahia alcança marca inédita e vira segundo maior pontuador do Nordeste na era dos pontos corridos -
Esporte 05/12/2025 às 13:27

Bahia alcança marca inédita e vira segundo maior pontuador do Nordeste na era dos pontos corridos

Equipe baiana soma 60 pontos, quebra recordes na Série A e ainda disputa vaga direta na Libertadores