Alan Sanches critica Lula após desaprovação atingir 53,7%: ‘presidente analógico num mundo digital’
Deputado atribuiu parte da queda na avaliação do governo à falta de articulação política e aos conflitos internos entre ministérios
Divulgação/ALBA
O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Alan Sanches (União Brasil), criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o resultado da pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgado nesta sexta-feira (30), que mostra uma reprovação de 53,7% ao governo petista. Ao avaliar o levantamento, Sanches disse que o resultado é fruto da frustração do Brasil com Lula.
“A esperança de que Lula ia melhorar nossa economia já se foi, e as pessoas hoje já estão vendo que o governo naufragou. O problema não é a idade cronológica de Lula, e sim a concepção envelhecida no jeito de governar, que não consegue enfrentar os desafios atuais do Brasil”, iniciou o deputado.
“Lula é um presidente analógico num mundo digital”, complementou.
Parlamentar aponta falta de articulação política
Sanches atribuiu parte da queda na avaliação do governo à falta de articulação política e aos conflitos internos entre ministérios. Para ele, há erros administrativos sucessivos e dificuldades de alinhamento dentro da própria base aliada no Congresso Nacional.
“O governo Lula vem derretendo mês a mês, batendo a cabeça entre os próprios ministérios, onde cada um diz uma coisa, sem nenhuma articulação política e com a base de apoio extremamente enfraquecida e volátil”, afirmou o deputado.
Gastos com viagens de Janja e cenário econômico são alvos
O parlamentar também criticou os gastos públicos relacionados às viagens da primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Segundo Sanches, esses gastos revelam uma contradição diante do cenário de restrição fiscal adotado pelo próprio governo. “Dessa forma, a gente não vai chegar a lugar nenhum. É um governo que vive uma realidade paralela, desconectado das necessidades reais do país”, completou.
Alan Sanches, que atualmente ocupa uma das principais posições da oposição na Assembleia Legislativa baiana, é pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026.
Rejeição de Lula atinge 53,7%
Segundo a pesquisa da AtlasIntel, 53,7% dos brasileiros desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra 45,5% que aprovam. O levantamento destaca ainda que a grande maioria dos entrevistados apontou, como justificativa para a desaprovação, a corrupção, a criminalidade e o enfraquecimento da democracia.
Dados da pesquisa
No último levantamento apresentado pelo instituto, feito em abril, a taxa de desaprovação de Lula ficava em torno de 50,1%, enquanto a aprovação estava em torno de 46,1%. A aceitação do petista recuou cerca de 0,6%, tornando-se, numericamente, a maior rejeição já registrada pelo instituto desde o início de seu terceiro mandato.
A avaliação do governo também apresentou um aumento no número de desaprovação. Segundo o AtlasIntel, saltou de 47,7% para 52% o número de pessoas que classificam o governo do atual presidente como ruim ou péssimo. Já para aqueles que classificam como bom ou ótimo, os dados também apontam um leve crescimento, de 40,2% para 41,9%.
Aqueles que disseram que a gestão de Lula era regular somaram 9,6%. A apuração dos dados aconteceu entre os dias 19 e 23 de maio e contou com mais de 4.399 pessoas, questionadas através da internet. A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança é de 95%.
Corrupção como causa da rejeição
O instituto também questionou os entrevistados sobre quais seriam os maiores problemas do governo Lula que provocaram o aumento na rejeição. Na pergunta, cada entrevistado poderia dar até três respostas. Das justificativas dadas, a grande maioria afirmou que a corrupção é o principal causador, sendo esse motivo apontado em 59,5% das respostas. Na pesquisa anterior, a corrupção ficava em torno de 47%.
Segundo o levantamento, o salto dos dados foi um reflexo das fraudes no INSS, mesmo que o problema não tenha começado no governo Lula.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Últimas Notícias
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval