A 12ª edição da Super Bahia, maior feira de varejo de alimentos do Norte/Nordeste, acaba nesta quinta-feira (13), superando todas as expectativas e batendo recordes de público e de geração de negócios.
De acordo com a Associação Baiana de Supermercados (Abase), responsável pela organização do evento, 22 mil pessoas visitaram os estandes das 150 empresas montados nos dois pavilhões do Centro de Convenções de Salvador, entre a última terça (11) e hoje, um aumento de 46% em relação ao público visitante na feira anterior.
Já o volume de negócios com fornecedores, distribuidores e empresários do setor bateu a marca de R$ 450 milhões, crescimento de quase 12,5% em relação à previsão inicial, que era de R$ 400 milhões. Segundo a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, os números mostram a importância do evento para a economia e para o segmento do varejo de alimentos no estado.
“É uma felicidade muito grande, como primeira mulher na presidência da Abase, em seus 50 anos de fundação, celebrar o sucesso da 12ª Super Bahia. O resultado só reforça a relevância do setor supermercadista, que é responsável por 7% do PIB [Produto Interno Bruto] no nosso país e gera milhares de empregos diretos e indiretos”, comemora Amanda Vasconcelos.
Durante os três dias de evento, sob o tema “Inovação Transformando o Varejo”, ao menos quatro mil pessoas ligadas ao mercado de varejo de alimentos participaram das 20 palestras sobre os mais variados assuntos relacionados à gestão do negócio, a exemplo de como otimizar custos, reduzir perdas, precificação assertiva, a importância do layout para o supermercado, Inteligência Artificial, e o comportamento do consumidor nos diferentes canais de venda, além de questões voltadas para sustentabilidade e tecnologia.
“A qualificação dos gestores é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. As palestras oferecem a oportunidade de aprendizado contínuo, capacitação e troca de experiências com outros profissionais do ramo. Estes encontros podem gerar parcerias estratégicas, compartilhamento de conhecimento e oportunidades de negócio”, pontua o superintendente da Abase, Mauro Rocha.
Segundo ele, a feira também teve um crescimento do número de empresas participantes, o que revela a consolidação do modelo. “Promovemos a maior feira do segmento no Norte e Nordeste, e neste ano recebemos caravanas de 13 municípios do interior da Bahia e de supermercadistas de grandes redes que atuam fora do nosso estado”, disse Rocha.