Presidente da Fieb defende acordo com EUA para mitigar tarifaço e cobra proteção da indústria nacional contra concorrência chinesa
Ao Portal M!, Carlos Henrique Passos enfatizou que ainda é ‘prematuro’ para avaliar quais mercados foram ‘conquistados’ pela indústria baiana em meio ao tarifaço
Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, defendeu, na última quinta-feira (2), um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para mitigar os efeitos do tarifaço sobre as exportações brasileiras. Em entrevista ao Portal M!, durante o lançamento do Movimento Bahia pela Educação, Passos afirmou que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump pode promover uma “harmonização”, e enfatizou que o movimento será “muito importante” para o estado.
Segundo ele, existem duas preocupações primordiais com relação ao comércio exterior na indústria baiana, que conta com “contingente grande” de produtos e empresas impactadas pelo tarifaço. Passos também destacou que, na última semana, os EUA exonerou novos produtos e ressaltou que, embora o movimento não tenha beneficiado a Bahia, mostra um “avanço” ainda que “silencioso” das negociações.
“Há essa perspectiva do encontro do presidente americano com o presidente brasileiro. E aí sim, quem sabe, se houver essa harmonização, nós temos muitos produtos que estão dentro do tarifaço. Mas, só uma conciliação entre os dois países, trarão eles para uma tarifa básica de 10%. Isso vai ser muito importante para a Bahia”.
Passos diz ser muito cedo para avaliar novos mercados após tarifaço
Questionado sobre o avanço das relações comerciais com a Espanha, o presidente da Fieb enfatizou que ainda é “muito prematuro” para avaliar quais mercados foram “conquistados” em meio ao tarifaço dos Estados Unidos. De acordo com Carlos Henrique Passos, o mês de setembro foi apenas o segundo desde o início da medida, e os movimentos ainda são “confusos”, já que diversas negociações foram antecipadas pelos americanos para evitar as tarifas.
“Completamos anteontem, o segundo mês após o tarifaço, foi o mês de setembro. Esses movimentos ainda são confusos, até porque houveram antecipações de importação pelos compradores americanos. Mas o que se percebe é que, de alguma forma, toda crise gera oportunidades. E há sim uma busca de novos mercados”, reconheceu.
Governo do Estado levará empresários para a França em busca de novos mercados
Na ocasião, Passos também revelou que, no final do mês de outubro, o governo do Estado levará empresários baianos para a França em busca de novos mercados. “Uma construção pelo governo do Estado de levar empresários para a França na busca de mercados, mas isso tudo é muito lento”.
Diante deste cenário, o presidente da Fieb defendeu a importância do governo brasileiro reestabelecer o entendimento com os Estados Unidos, com o objetivo de resgatar o comércio entre ambos os países.
“O que é importante hoje para nós são duas coisas: primeiro, que o Brasil restabeleça o entendimento dos Estados Unidos, não abrir mão das suas premissas de soberania, é claro. Isso eu acho que é um assunto superado. Acho que agora é a questão de buscar uma conciliação do ponto de vista da relação diplomática e, com isso, resgatar o comércio Brasil-Estados Unidos”.
Presidente da Fieb cobra proteção da indústria nacional
Outro ponto destacado por Carlos Henrique Passos foi a proteção da indústria nacional diante da concorrência das empresas chinesas. De acordo com ele, o quadro tem afetado “muitos setores industriais do Brasil”, e em especial da Bahia.
“E que, infelizmente, posso lhe dizer, se não tivermos a devida proteção, pode impactar mais do que a eventual restrição a exportar para os Estados Unidos”, alertou.
Conforme Passos, existem diversos “ritos próprios de defesa” que podem ser adotados para proteger a indústria, a partir do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ele também revelou que a temática foi debatida com o vice-presidente e titular da pasta, Geraldo Alckmin (PSB), durante a última reunião do Conselho da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“Levamos a ele algumas grandes empresas industriais da Bahia que estão sofrendo por essa questão da concorrência, muitas vezes até desleal. Isso gera processos antidumping, zero necessidade de elevação de imposto de importação. Mas há todo um rito para que isso ocorra de forma que não gere outras consequências”, explicou.
De acordo com o presidente da Fieb, o cenário pode ocasionar uma concorrência desleal à indústria baiana, inclusive levando-a a diminuir sua “necessidade de produzir”, e reduzindo sua “escala de produção”.
“Isso tem gerado, realmente, no nosso setor industrial em especial, aqui na Bahia, como na área de pneus, na área química, uma concorrência que as empresas começam a diminuir a sua necessidade de produzir, o que reduz a escala de produção. E nós sabemos que a escala é um fator fundamental para a viabilidade de uma planta industrial”, pontuou.
Carlos Henrique Passos cobra ‘velocidade’ em ações
Por fim, Carlos Henrique Passos defendeu que o governo, através dos “mecanismos normais e legais de proteção às suas indústrias”, haja com “rapidez e velocidade” para defender a indústria nacional. “Isso afeta o nosso mercado local e, afetando o mercado local, essas empresas às vezes estão sendo ameaçadas da sua capacidade de manter produção e aí, quem sabe, afetar até o próprio funcionamento dessas plantas industriais”.
Mais Lidas
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
Negócios
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
O custo do Verão: quanto Salvador ganha e quanto paga pela alta temporada
Últimas Notícias
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão
Botafogo-SP x Palmeiras: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
Alviverde joga em Ribeirão Preto com elenco jovem e pode garantir classificação antecipada às quartas de final
Bahia x Porto-BA: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações de 1º/02/2026
Duelo da sexta rodada do Campeonato Baiano acontece neste domingo na Arena Fonte Nova com transmissão ao vivo