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Imóveis tipo econômico dominam mercado imobiliário baiano no 1º trimestre de 2024

Pesquisa da Brain Inteligência Estratégica revela crescimento do mercado imobiliário de Salvador

Os imóveis do Minha Casa Minha Vida impulsionaram o primeiro trimestre de 2024, com crescimento de 52% de unidades lançadas em relação ao mesmo período de 2023. O VGV (Valor Geral de Vendas) desta tipologia foi de R$ 309 milhões. Somando todas as tipologias, o VGV do trimestre em Salvador e Região Metropolitana foi de R$ 531 milhões. 

Esses dados foram apresentados nesta quinta-feira (16), pela Brain Inteligência Estratégica, em pesquisa contratada pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).

A capital baiana teve queda acima da média nacional em números de lançamentos (-54%)  e VGV (-52%). O número de unidades lancadas no período foi de 1.576 unidades. 

Analisando as tipologias que se destacaram, 30% dos imóveis vendidos foram do Minha Casa, Minha Vida; 36% foram imóveis com valores de 350 a 700 mil; 6,5%, de R$ 700 mil a R$ 1 milhão; 5%, a partir de R$ 1 milhão. O ticket médio por metro quadrado foi R$ 9.500,00 em Salvador e R$ 6.500,00 na Região Metropolitana. 

Dos 4.400 imóveis disponíveis na planta, 3.700 estão em obras, o que representa 74% do mercado. Existem 750 imóveis prontos disponíveis.

Analisando os bairros que mais venderam em Salvador, Piatã, Jaguaribe e Caminho das Árvores se destacaram no primeiro trimestre de 2024.

De acordo com o analista e CEO da Brain, Fábio Araújo, “uma coisa positiva é que a queda tinha sido maior em janeiro, foi menor em fevereiro, e ainda menor em março. A prévia de dados de abril e maio mostram que, no segundo semestre, os números devem melhorar bastante em lançamentos, em relação ao que foi o primeiro trimestre”, concluiu.

O Diretor Técnico da Ademi-BA, Pedro Mendonça, falou sobre a importância de analisar os dados do setor de forma confiável. “Com esse trabalho da Ademi-BA, nós conseguimos direcionar o associado para que tomem decisões mais assertivas, mapeando melhor as oportunidades,  identificando de forma mais precisa o público alvo do incorporador”.

O presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha, reforçou a força do mercado imobiliário para o equilíbrio social e econômico. “O nosso setor vem demonstrando cada vez mais solidez, ética e profissionalismo, e isso nos coloca na frente de qualquer obstáculo. O mercado imobiliário em desenvolvimento representa também o desenvolvimento do emprego, da renda e da economia. Temos boas perspectivas para os próximos meses”.

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