Pular para o conteúdo
Início » Dúvida sobre o que comprar para a mãe? Educadora financeira dá dicas para acertar e economizar no presente

Dúvida sobre o que comprar para a mãe? Educadora financeira dá dicas para acertar e economizar no presente

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Átila Lima elenca cinco passos para fazer a escolha ideal e ainda preservar a saúde financeira

O Dia das Mães será celebrado no 12 de maio, segundo domingo do mês, e com a proximidade da data, aumenta a insegurança dos filhos na hora de comprar o presente. São muitas as opções disponíveis no mercado, mas o orçamento nem sempre acompanha a despesa quer esses mimos podem trazer. Para ajudar os consumidores a encararem esse desafio, o Portal M! ouviu a educadora financeira Átila Lima, que elencou cinco dicas para ajudar quem ainda não sabe o que fazer.

Observe

O primeiro passo, seguindo destacou a educadora financeira, é observar o gosto, as preferências e as demandas da mãe para que o presente seja algo que ela aprove. A objetividade, nesse caso, também pode facilitar o processo.

“Preste atenção na sua mamãe, naquilo que ela está precisando, naquilo que traria muita alegria para ela, e vai nisso. Não tenta criar coisas demais, e vai sendo bem objetivo em observar e trazer aquilo de presente. Então dar presente de coisas de casa ou coisas de cozinha não é legal? Talvez.  Mas talvez, para sua mãe, seja legal, sim. Se ela e é uma pessoa que se identifica com esse ambiente da casa, gosta de ver a cozinha arrumada, de utensílios que tragam praticidade, às vezes  esse pode ser um presente que vai trazer muita alegria para ela”, aconselhou.

Use a criatividade

Átila Lima destacou a criatividade como um elemento importante na hora de presentar alguém, pois nem sempre esse mimo precisa ser material. Viver experiências juntos, por exemplo, pode ser mais marcante, especial e divertido.

“Será que ela já teve a oportunidade de fazer uma limpeza de pele? Uma massagem? Fazer uma viagem para determinado lugar? Ou ir, junto com você, viver determinada experiência? Pense que as experiências podem, em alguns casos, ser mais baratas e trazer momentos únicos para a vida de vocês”, disse ao Portal M!.

Pesquise e compare preços

Uma das principais regras na busca pela economia é a pesquisa de preços. Alguns produtos podem apresentar preços variados. Por isso, a educadora financeira indica que, após escolher o que gostariam de comprar, os filhos e filhas devem fazer uma comparação entre os valores disponíveis no mercado.

Junte pessoas com o mesmo objetivo

Segundo Átila Lima, uma indicação válida para quem deseja pagar menos é juntar um grupo de amigos ou familiares na missão. Cada uma dessas pessoas pode buscar opções melhores de compra, como descontos momentâneos, divisão no frete e até uma permuta parcial do serviço ou presente.

Dê dinheiro: também pode ser bom

A última dica elencada por Átila Lima é perguntar à mãe se ela gostaria de receber algum valor em dinheiro em vez de um presente específico. Essa alternativa, que nem sempre é bem vista pelas pessoas, pode ser exatamente aquilo que a homenageada gostaria. Nesse caso, a pergunta pode ser válida.

“Talvez ela queira receber um Pix de presente, e isso não vai mal. As pessoas mais modernas já sabem que dinheiro é sempre muito bem-vindo. Em alguns casos, pode ser que ela precise dessa grana para poder fazer uma coisa que ela já está planejando há um tempo. Então, não tenha vergonha, troque uma ideia, seja sincero e pergunte pra mamãe: você quer um presente este ano ou você quer receber em Pix? Isso pode trazer muita diversão para a família de vocês e pode ser que seja a solução de algumas coisas que ela está planejando para a vida dela”, concluiu.

Leia também:

Chuvas em Salvador já superam quase o triplo da média histórica para abril

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)