Pular para o conteúdo
Início » Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto

Combinei com Haddad não tratar PEC de autonomia financeira do BC pela mídia, diz Campos Neto

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Presidente do BC frisou que a PEC que trata da autonomia financeira do órgão não foi encaminhada pela autarquia, mas sim pelo Legislativo

Após ser criticado na quarta-feira (27), pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad, por não ter discutido a proposta antes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, voltou a pedir hoje que a autonomia financeira da autarquia não seja debatida por meio da imprensa.

“Esse tema não é para ser tratado na mídia, foi o que combinei com o ministro Haddad”, disse Campos Neto ao ser questionado sobre o assunto na coletiva do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

Ele frisou que a proposta de emenda constitucional que trata da autonomia financeira do BC não foi encaminhada pela autarquia, mas sim pelo Legislativo. A sua atuação, explicou, tem sido no sentido de “aproximar” ao governo a ideia apresentada no Congresso.

“Onde puder, o BC vai ajudar a fazer a conexão entre governo e Congresso, mas não foi um projeto encaminhado pelo Banco Central mas sim pelo Legislativo”, declarou Campos Neto.

Ele afirmou ainda que é um erro o entendimento de que a proposta de autonomia financeira visa só a remuneração dos servidores, uma vez que se trata de uma proposta de modernização administrativa para permitir à autarquia levar adiante projetos de inovação, como foi o Pix. Mais uma vez, Campos Neto observou que 90% dos bancos centrais que têm autonomia operacional contam também com a autonomia financeira.

 

Leia também:

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre até fevereiro, revela IBGE

Governo publica medida provisória que prorroga Desenrola até 20 de maio

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)