Pular para o conteúdo
Início » Papa Francisco se desculpa publicamente por usar linguagem homofóbica

Papa Francisco se desculpa publicamente por usar linguagem homofóbica

O termo "viadagem" foi utilizado pelo Papa em reunião com os bispos para se referir aos homens gays 

Nesta terça-feira (28), o Papa Francisco fez um pedido de desculpas por ter usado um termo preconceituoso sobre homens gays, depois de reafirmar a contradição da Igreja Católica em admitir padres homossexuais. A expressão “frociaggine”, que em para o português significa algo como “viadagem” foi confessada pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, que emitiu declaração pública. 

“O papa nunca teve a intenção de ofender ou expressar-se em termos homofóbicos, e ele estende suas desculpas àqueles que foram ofendidos pelo uso de um termo que foi relatado por outros”, disse Bruni, reafirmando também que na Igreja Católica há um “lugar para todos”. 

O caso aconteceu no dia 20 de maio durante reunião com bispos, quando mídia italiana flagrou a expressão “já há um ar de viadagem” proclamada pelo Papa Francisco, se referindo a entrada de homens gays nos seminários e a formação deles como padres. 

O Papa, que na verdade não é italiano, e sim argentino, já esteve em polêmicas linguísticas no passado e é reconhecido por usar palavras informais e palavrões em conversas privadas. 

Leia também: 

Netanyahu admite ‘erro trágico’ em ataque que deixou 45 mortos no campo de refugiados de Rafah

Marcações: