Brasileiros brilham em Wimbledon: cinco duplas avançam e sonham com finais históricas
Com presença nas chaves masculina, feminina e mista, atletas do Brasil se destacam na tradicional competição britânica
Reprodução/Tennis TV
O tênis brasileiro vive uma fase iluminada em Wimbledon 2025, com cinco duplas — entre masculinas, femininas e mistas — avançando para as fases decisivas do torneio. Rafael Matos e Marcelo Melo, Marcelo Demoliner com Guido Andreozzi, Luísa Stefani ao lado de Joe Salisbury nas mistas e com Timea Babos nas femininas, além de Beatriz Haddad Maia com Laura Siegemund, mantêm o Brasil vivo em três categorias diferentes e alimentam o sonho de finais históricas nas quadras de grama do All England Club. As informações são da Agência Brasil.
Rafael Matos e Marcelo Melo seguem firmes nas duplas masculinas
O Brasil garantiu presença nas quartas de final da chave de duplas masculinas em Wimbledon, neste último domingo (6), com a vitória de Rafael Matos e Marcelo Melo. Os tenistas, atualmente ocupando as posições 44 e 58 no ranking da ATP, superaram a dupla formada pelo austríaco Alexander Erler (42º) e pelo alemão Constantin Frantzen (52º) em uma disputa equilibrada e de longa duração.
O confronto foi decidido em três sets, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5, em duas horas e sete minutos de partida nas tradicionais quadras de grama do All England Club, em Londres. O resultado coloca os brasileiros entre os oito melhores da competição, um dos quatro Grand Slams do circuito mundial. Na próxima rodada, Matos e Melo terão pela frente o australiano Rinky Hijikata (149º) e o holandês David Pel (82º).
O jogo está previsto para esta terça-feira (8), ainda sem horário definido. A dupla brasileira chega embalada após uma sequência de boas atuações, refletindo a preparação intensa e o esforço conjunto para consolidar um desempenho competitivo no torneio.
Dupla mista também tem presença brasileira nas quartas
Além do destaque nas duplas masculinas, o Brasil garantiu vaga nas quartas de final das duplas mistas com Luísa Stefani. Ao lado do britânico Joe Salisbury, a tenista paulista venceu o confronto contra o argentino Andres Molteni e a norte-americana Asia Muhammad em sets diretos, com duplo 7/6, após mais de duas horas de partida. A brasileira ocupa atualmente a 29ª posição no ranking da WTA, enquanto seu parceiro britânico figura como o 17º na lista da ATP.
O próximo compromisso de Luísa e Salisbury será contra os vencedores do duelo entre os norte-americanos Evan King e Taylor Townsend e a dupla formada pelo polonês Jan Zielinski e Su-Wei Hsieh, de Taipei. O resultado desse confronto será conhecido ainda neste domingo.
Luísa Stefani e Beatriz Haddad Maia mantêm Brasil na disputa das duplas femininas
Luísa Stefani continua sua trajetória também na chave de duplas femininas, ao lado da húngara Timea Babos (23ª). A parceria está classificada para as oitavas de final, em que enfrentará a australiana Ellen Perez (18ª) e a ucraniana Lyudmyla Kichenok (14ª). O jogo está inicialmente programado para esta segunda-feira (7), com horário ainda a ser definido.
Outro nome brasileiro de destaque em Wimbledon é Beatriz Haddad Maia. Atual número 35 do ranking de duplas da WTA, Bia joga ao lado da alemã Laura Siegmund (22ª). A dupla enfrentará, também nesta segunda-feira, a russa Veronika Kudermetova (11ª) e a belga Elise Mertens (19ª), em confronto válido pelas oitavas de final.
Caso avancem, tanto Luísa quanto Beatriz seguem caminhos distintos na chave e só poderiam se enfrentar em uma eventual final. Isso mantém a expectativa de uma presença brasileira na decisão do torneio em uma das categorias mais prestigiadas do circuito de grama.
Outra chance brasileira nas duplas masculinas
Além de Matos e Melo, o tênis masculino do Brasil pode ter outro representante nas quartas de final. Marcelo Demoliner (87º) disputa uma vaga ao lado do argentino Guido Andreozzi (51º). A dupla enfrenta os britânicos Julian Cash (12º) e Lloyd Glasspool (10º), nesta segunda-feira, também pelas oitavas de final.
Com múltiplas presenças em fases decisivas, o tênis brasileiro vive uma edição promissora de Wimbledon, com chances reais de avançar ainda mais nas principais chaves de duplas do torneio.
Mais Lidas
Esporte
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país