Vice-prefeito de Lauro de Freitas declara apoio a Débora Regis
Vidigal Cafezeiro afirmou que se sentiu traído pela atual prefeita Moema Gramacho (PT)
O vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), declarou, neste sábado (20), apoio à Débora Régis (União Brasil) durante evento da convenção partidária que confirmou a candidatura da vereadora à prefeitura de Lauro de Freitas. Cafezeiro confirmou a quebra da relação com a atual prefeita do município, Moema Gramacho (PT) e de sua coligação.
Durante discurso, o vice-prefeito afirmou que se sentiu traído por Gramacho, após ela supostamente ter tido atitudes arbitrárias, o impedindo de exercer a totalidade de suas funções como vice. “Nunca consegui ter voz durante o mandato da prefeita Moema, inclusive fui tolhido de exercer a função de vice-prefeito na plenitude desse mandato. Ao longo do processo de sucessão, não houve diálogo, nem debate, enfim, não foi um processo democrático, mas sim impositivo. Somente pela vontade de alguns poucos”, contou.
Cafezeiro contou ainda que, quando chegou a hora de decidir quem iria sucedê-los, Gramacho teria decidido o nome de Antonio Rosalvo (PT) como pré-candidato sozinha, não havendo um debate ou um consenso sobre a escolha com os outros partidos da base.
“Simplesmente impuseram. É óbvio que isso foi uma grande desilusão para uma pessoa como eu, que sempre fui muito correto e coerente com a prefeita. Ela não teve respeito comigo” afirmou.
Emocionada, Débora discursou para os milhares de presentes, lembrou de sua trajetória e da perseguição política contra ela pelo grupo da prefeita Moema Gramacho (PT). Ela ressaltou, contudo, que nunca desistiu e destacou a união do grupo político. Hoje, dez partidos integram sua base aliada. Além do União Brasil, integram a base da vereadora o PP, PSDB, Cidadania, PL, DC, PRD, Solidariedade, PMB e Novo.
A vereadora agradeceu à chegada de Vidigal ao grupo e também ao ex-prefeito de Salvador e atual vice-presidente nacional do UB, ACM Neto, lembrando do período em que teve o mandato cassado por perseguição política do grupo de Moema. “Quando eu estava cassada, você sempre esteve ao meu lado, nós choramos juntos por tanta injustiça. E eu disse que independente de qualquer coisa eu vou lutar com mandato ou sem mandato pelo povo de Lauro de Freitas. Quando retornei para a Câmara, cheguei abraçada pelo povo. Mas quando Deus e o povo querem, a vitória é certa e nós vamos ganhar as eleições no dia 6 de outubro”, ressaltou.
Débora ressaltou o momento triste vivido na cidade, que está toda esburacada e com problemas nos serviços essenciais, como saúde e educação, com a merenda escolar de péssima qualidade. “Vamos fazer em quatro anos o que eles não fizeram em 20”, ressaltou.
Convenção
ACM Neto destacou a trajetória de Débora e comparou o momento vivido por Lauro ao de Salvador em 2012. “Em 2012, eu não tinha presidente, governador ou ministro ao meu lado, mas tinha o povo. E foi com o povo que ganhei as eleições e iniciei as grandes transformações na cidade que hoje são referência para todo o Brasil”, afirmou.
Neto disse também que Débora Régis pode contar com o seu apoio para administrar a cidade. “O comando será seu (Débora), mas estarei sempre ao seu lado para o que precisar, assim como o prefeito Bruno Reis”, disse. “Lauro de Freitas do vermelho e colocar no azul”, acrescento.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), também presente na convenção, citou a vinda do vice-prefeito para o grupo de Débora e disse que já começou o movimento do “pula pula” para o lado da candidata. “Nós vamos dar uma importante resposta para aqueles que te perseguiram, que tentaram te humilhar, para não restar mais dúvidas de que Débora é nossa candidata e vai vencer as eleições. Vai ser a maior vitória que Lauro de Freitas vai ter em toda a história”, disse.
O vice de Débora, Mateus Reis (UB), disse que chegou a hora de construir um novo futuro para Lauro de Freitas. “Vamos libertar nossa cidade da opressão. Não dá para continuar como estamos. Lauro é uma cidade muito maior do que qualquer pessoa, qualquer projeto pessoal ou individual. Estamos aqui por amor a Lauro em um projeto coletivo, de grupo. Vamos tirar a cidade do vermelho, do abandono”, salientou.
Também participaram da convenção partidária, o prefeito Elinaldo Araújo (Camaçari), os deputados federais Paulo Azi (presidente estadual do União Brasil), João Leão (PP), Capitão Alden (PL), e os ex-deputados Cacá Leão (PP) e José Carlos Araújo (PDT) e os estaduais Pedro Tavares, Alan Sanches (ambos do União Brasil) e Leandro de Jesus (PL). O pré-candidato a prefeito de Camaçari Flávio Matos (UB), o empresário Teobaldo Costa (UB), a ex-deputada Mirela Macedo (UB) e o ex-prefeito Marcelo Abreu (UB) também compareceram ao evento.
Leia também:
Confira perfil do eleitorado brasileiro divulgado pelo TSE
Carlos Muniz encoraja pré-candidatos em evento: ‘Assim como eu cheguei à Câmara, vocês também podem’
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro