União Brasil domina disputas contra o PT em 65% das cidades baianas
Nos 32 municípios em que as duas legendas se enfrentaram, o União Brasil conquistou a prefeitura em 21 deles
Divulgação
O partido União Brasil saiu vitorioso em três vezes mais confrontos diretos com o PT nas eleições municipais deste ano na Bahia. Nos 32 municípios em que as duas legendas se enfrentaram, o União Brasil conquistou a prefeitura em 21 deles, representando cerca de 65% do total de disputas.
Já o PT conseguiu vencer em sete cidades, enquanto outros três municípios elegeram prefeitos de diferentes partidos. Em Camaçari, por exemplo, a disputa entre Flávio Matos (União Brasil) e Luiz Caetano (PT) segue para o segundo turno.
Entre as cidades onde o União Brasil triunfou estão Araçás, Barreiras, Cairu, Conceição do Coité, Conde, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mansidão, Mata de São João, Ourolândia, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Santo Amaro, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Senhor do Bonfim, Uruçuca e Vitória da Conquista.
Por outro lado, o PT obteve vitórias em Abaré, Alcobaça, Amargosa, Itacaré, Jaguarari, Planaltino e Serra Dourada. Nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Conceição do Almeida e Buritirama, apesar de ambas as legendas terem candidatos na disputa, a vitória ficou com representantes de outros partidos.
O deputado federal Paulo Azi, presidente do União Brasil na Bahia, destacou que o resultado é um reflexo do enfraquecimento da narrativa petista. “Os números mostram que esse discurso de alinhamento entre governos estadual e federal com os municípios, de utilização massiva da figura do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues, fracassou”, afirmou Azi.
Segundo ele, a realidade política local foi o fator decisivo nas eleições. “O que pesou na eleição foi o quadro político local, os problemas de cada município. Essa tentativa de nacionalizar e de vincular os candidatos do PT a Jerônimo e a Lula fracassou, e esses postulantes tiveram uma derrota retumbante, principalmente nos municípios onde houve o confronto direto”, pontuou.
Azi também acredita que o apoio de Jerônimo Rodrigues pode ter prejudicado mais do que ajudado os candidatos petistas. “Diante da crescente rejeição do governador, que não está apenas nas grandes cidades, mas também nas médias e menores, essa utilização da imagem dele pode ter prejudicado os seus candidatos. Os números reforçam isso”, disse o deputado.
Entre as vitórias mais significativas do União Brasil, destaca-se a de Sheila Lemos, reeleita prefeita de Vitória da Conquista no primeiro turno, derrotando dois candidatos da base do PT: Waldenor Pereira (PT) e Lucia Rocha (MDB). Sheila fez história ao se tornar a primeira prefeita reeleita do município sem precisar de um segundo turno.
Outra vitória marcante foi a de Zé Ronaldo de Carvalho em Feira de Santana, onde derrotou Zé Neto (PT) pela quarta vez. O governo estadual fez grandes apostas na candidatura de Zé Neto, mas ele sofreu sua sexta derrota eleitoral.
Outros exemplos notáveis de sucesso do União Brasil ocorreram em cidades como Lauro de Freitas, Ilhéus, Barreiras, Santo Amaro, Rafael Jambeiro e Senhor do Bonfim. Em Lauro de Freitas, Débora Régis (União Brasil) venceu com a maior votação da história da cidade, superando Antonio Rosalvo (PT). Já em Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil) surpreendeu ao vencer a favorita Adélia Pinheiro (PT), que contava com o apoio de líderes governistas. E, em Barreiras, Otoniel Teixeira (União Brasil) venceu Tito (PT), que liderava as pesquisas iniciais.
No caso de Senhor do Bonfim, o prefeito Laércio Júnior (União Brasil) foi reeleito com expressivos 79,98% dos votos válidos, derrotando Helder Amorim (PT). Em Rafael Jambeiro, a atual prefeita Cibele Carvalho (PT), ex-secretária do governo Rui Costa, perdeu a reeleição para Nalvinho (União Brasil). Em Santo Amaro, Flaviano Bomfim (União Brasil) derrotou Leozinho (PT), que contava com o apoio do ex-prefeito Ricardo Machado (PT).
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite
Primeira disputa pela liderança atravessa a madrugada, tem eliminações em sequência, clima tenso entre participantes, conversas de jogo e reflexos da apresentação prolongada dos Camarotes
Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão
Copinha 2026: mesmo com atuação valente contra Palmeiras, Rubro-negro é eliminado nos pênaltis em meio à polêmica de arbitragem
Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira
Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo
Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações
Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026
57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança
O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia
Léo Santana comanda megabloco no pré-Carnaval do Rio pelo terceiro ano seguido
Cantor baiano retorna às ruas do Centro com repertório de hits e duas faixas entre as mais ouvidas do país