TRE-BA recebe mais de 35 mil pedidos de candidaturas para vereador, prefeito e vice-prefeito na Bahia
Em Salvador, são 852 candidatos a vereador e sete disputam comando da Prefeitura de Salvador
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu 35.208 pedidos de candidaturas para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito na Bahia – uma redução de cerca de 15% em relação à ultima eleição de 2020, quando 41.571 pessoas concorreram em todo Estado. O que não mudou foi o perfil dos candidatos, a maioria segue sendo homens (66%), pardos (58,6%) e com idades que variam entre 40 e 45 anos.
Já em Salvador, o TRE-BA recebeu sete pedidos de candidaturas para o cargo de prefeito e vice-prefeito. São eles: atual prefeito Bruno Reis (União Brasil) e Ana Paula Matos (PDT), candidatos à reeleição; o vice-governador Geraldo Jr (MDB) e Fabya Reis (PT); o professor Kleber Rosa (PSOL) e Dona Mira (PSOL); o também professor Giovani Damico (PCB) e Cheyenne Ayalla (PCB); o pesquisador Victor Marinho (PSTU) e Edson Santana (PSTU); a militante Eslane Paixão (UP) e Giovana Ferreira (UP); e o trabalhador da construção civil Silvano Alves (PCO) e Roque Júnior (PCO) – que, por enquanto, está com sua candidatura indeferida por inelegibilidade, mas cabe recurso.
Além disso, 852 candidatos a vereador vão disputar uma das 43 cadeiras na Câmara Municipal de Salvador (CMS) – uma redução de pouco mais de 46% se comparado com a eleição de 2020. Mudanças na legislação eleitoral podem ter contribuído para esta diminuição. Atualmente, cada município pode ter um número de candidatos a vereador equivalente ao número de vagas em disputa mais um. Então, por exemplo, na capital baiana que tem 43 vereadores, os partidos só podem indicar 44 candidatos.
Mais de 11,2 milhões de baianos irão às urnas, no próximo dia 6 de outubro, para escolher os seus representantes. Na Bahia, a Justiça Eleitoral utilizará 39.765 urnas eletrônicas. Os prefeitos e vereadores eleitos terão mandatos de 4 anos.
Julgamento das candidaturas
Ao todo, o TRE-BA aprovou 94,35% dos pedidos de registros de candidaturas das Eleições Municipais 2024 julgados até a noite desta última segunda-feira (16). Dos 35.208 pedidos de candidaturas para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito na Bahia, 721 foram indeferidos e os demais aguardam julgamento em 1ª ou 2ª instância.
Na sessão de julgamento de segunda, o TRE-BA julgou 183 recursos dos processos de registro de candidaturas. Além disso, foram realizadas três sessões de julgamento ao longo do dia. De acordo com o órgão, no 1º grau, ainda restam julgamento os processos referentes ao registro de candidatura de vagas remanescentes e, ainda, de substituição em razão da ocorrência de renúncia, falecimento ou indeferimentos relacionados a candidatos.
A situação dos candidatos às eleições municipais em outubro, em âmbito estadual, podem ser conferidas no Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como no DivulgaCandContas. Há também a possibilidade de acesso aos processos de pedido de candidaturas, a partir do módulo de consulta pública do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do TRE-BA.
Recurso eleitoral
Conforme o Artigo 16-A da Lei 9.50497 (Lei das Eleições), o candidato que esteja aguardando julgamento de recurso do registro no momento do fechamento do sistema CAND, terá seu nome mantido na urna. Da mesma forma, a validade dos votos condicionada ao deferimento de seu registro na instância recursal, seja no âmbito dos TREs ou do TSE.
Leia também:
Salvador possui apenas oito vereadoras; na Bahia, são 609 entre 4.615 eleitos
Bahia tem 11,2 mi de eleitores aptos para votar nas eleições municipais em outubro
Em nova pesquisa Quaest, Bruno Reis aparece com 74% das intenções de voto, enquanto Geraldo possui 6%
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel