Kleber reafirma ser candidato da ‘esquerda’ e diz que teria apoio de Lula no 2º turno, mas esquiva se apoiaria Geraldo

Candidato declarou que eleitores analisam honestidade dos candidatos, algo que seria duvidoso no ‘personagem’ do vice-governador


Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandes 12/09/2024 00:55 • Eleições 2026Política
Kleber reafirma ser candidato da ‘esquerda’ e diz que teria apoio de Lula no 2º turno, mas esquiva se apoiaria Geraldo -
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

Em sabatina desta quarta-feira (11), realizada pelo Portal M! e outros cinco veículos de imprensa (Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba), o professor estadual e candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL) voltou a reafirmar que é o representante da esquerda entre os prefeituráveis da capital baiana. Sobre eventual 2º turno na disputa ao Palácio Thomé de Souza contra o candidato à reeleição, prefeito Bruno Reis (União Brasil), o psolista declarou que teria o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do presidente Lula (PT), mesmo que eles sejam cabos eleitorais da campanha do vice-governador Geraldo Jr (MDB).

“Eu fiz campanha e apoiei Jerônimo, subi no carro, andei as ruas de Salvador. Não tenho dúvida nenhuma que terei o apoio de Jerônimo no 2º turno. Não só de Jerônimo, de Lula também. Eu vou trazer Lula para andar nas ruas de Salvador com Kleber Rosa, fazendo campanha. E Lula com vontade de fazer campanha, vontade de verdade”, afirmou.

O seu depoimento faz referência à um possível cenário de 2º turno em Salvador, mesmo que as pesquisas de intenção de votos apontem Bruno Reis com ampla vantagem e margem para se reeleger ainda no 1º turno. Importante destacar que, durante a sabatina, o professor atribuiu várias críticas à atual gestão da cidade e reforçou ser o nome certo para “mudar a realidade desigual da capital baiana”.

Da mesma forma, Kleber Rosa exaltou o crescimento de sua candidatura nas ruas de Salvador, pontuou que o “PSOL conseguiu furar a bolha” e, por isso, há a possibilidade de mudar o cenário das eleições na reta final da campanha eleitoral.

“O PSOL sempre foi o partido que transitou na classe média intelectual e nos setores mais organizados do movimento social, mas a nossa candidatura furou a bolha. Eu sinto que a nossa candidatura tem crescido. Estamos na base, na periferia e em todos os lugares. Claro que eu tenho ainda alguns dias para transformar esse olhar em apoio e em votos, e é o que eu estou fazendo. Sei que a maioria do eleitorado se decide na última semana e eu estou correndo para garantir que esse crescimento se acelere e que a gente alcance uma oposição que nos permita ir para o 2º turno. No 2º turno é outra eleição e a gente faz a virada”, destacou.

Candidato da esquerda e possíveis alianças

A mensagem de ser o “representante da esquerda” tem sido transmitida em toda a campanha eleitoral do candidato, mostrando ser uma alternativa para as iniciativas sociais da cidade. Nesse sentido, ele reforçou que a esquerda de Salvador vai escolher o seu nome e o de sua vice, Dona Mira Alves (PSOL).

“Eu sou o candidato da esquerda. E quando eu falo da esquerda, não estou falando do governo A, B ou C, estou falando dos setores que constroem a luta da esquerda no seu cotidiano todos os dias. Eu tenho tido apoios discretos, tímidos, em segredo, e tenho tido apoios explícitos de setores do campo da esquerda. Não tenho dúvida que a esquerda soteropolitana vota em Kleber Rosa e Dona Mira”, pontuou.

Ao listas as possíveis alianças que apoiariam um eventual 2º turno contra o candidato à reeleição, Kleber Rosa frisou, mais uma vez, que o diálogo seria a solução para buscar o apoio de partidos do campo esquerdista. Vale lembrar que o PSOL não firmou uma coligação nas eleições e tem apenas a federação com a Rede Sustentabilidade, mas apesar disso, o prefeiturável disse que poderia criar uma parceria com algumas siglas da coligação de Geraldo Jr, mesmo que não tenha pontos em comum com o vice-governador da Bahia.

“Hoje nós temos o partido Rede com a gente e nós vamos buscar, no 2º turno, o apoio dos setores partidários do campo progressista, do campo democrático popular. Então, a gente vai dialogar com o PT, com o PSD, com o PCdoB, com o PV, e pretendemos compor o governo com esse leque de partidos do campo da esquerda”, concluiu.

Apoio a Geraldo Jr

Depois de dizer no debate da Band Bahia que não apoiaria Geraldo Jr em eventual 2º turno contra Bruno Reis, o psolista declarou que a sua decisão iria depender de seu partido. Questionado se dependesse somente dele se apoiaria o vice-governador, Kleber Rosa preferiu se esquivar e reiterou que não vai antecipar este cenário e vai continuar promovendo a sua representatividade para chegar em possível disputa no dia 27 de outubro.

“Eu não posso dizer que apoio Gerado Jr, porque a decisão de apoiar é partidária. Por ter disciplina partidária, eu vou me submeter à decisão do meu partido. Pessoalmente, eu quero ir para o 2º turno e ganhar a Prefeitura. Então, eu não tenho que antecipar um cenário que não seja aquele que eu estou construindo”, disse.

Apesar disso, o psolista citou que o emedebista é o que recebe maior rejeição das pesquisas de Salvador por não ter uma identidade com as pautas da esquerda, já que ele é ex-aliado do grupo político de Bruno Reis e do vice-presidente nacional do União Brasil, ex-prefeito ACM Neto. Além disso, Kleber declarou que as pessoas analisam a honestidade dos candidatos, algo que seria duvidoso no “personagem” de Geraldo.

“Eu acho que tem uma rejeição muito grande justamente por você se apresentar sem a legitimidade de ser o que você se apresenta. Então assim, a população avalia a honestidade do candidato, a sinceridade, saber se pode ou não confiar na pessoa. Quando você já constrói uma identidade ou um personagem que por si só é duvidoso, isso compromete o item central que é a confiança”, complementou.

Sabatinas

Kleber Rosa foi o segundo dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador a participar da sabatina pelo pool de veículos. Na última terça-feira (10), o entrevistado foi o vice-governador Geraldo Jr (MDB). Já na sexta-feira (13), a partir das 19h, será a vez do prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas são transmitidas ao vivo no YouTube do Portal Muita Informação.

Confira a sabatina completa na íntegra:

Leia também:

Kleber Rosa acredita em diálogo com empresários para custear tarifa zero no transporte, mas não diz como

Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes

Mais Lidas

Eleições 2026

Últimas Notícias

Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise -
Coração Acelerado 02/02/2026 às 06:15

Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise

Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete


Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência -
BBB 26 02/02/2026 às 00:26

Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência

Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.


Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central -
Política 01/02/2026 às 23:00

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central

O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad


2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração -
Cultura 01/02/2026 às 21:37

2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração

Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás


Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra -
Cidades 01/02/2026 às 20:49

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso


Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis