Kleber, Geraldo e Ana Paula marcam presença na Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em busca de votos
Prefeito Bruno Reis foi único candidato a não comparecer ao evento que aconteceu, neste domingo, no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra)
Em meio à campanha eleitoral municipal, os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Salvador marcaram presença na 21ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, que aconteceu, no último domingo (8), no circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). Em busca de votos, os candidatos Kleber Rosa, Geraldo Júnior (MDB) e Ana Paula Matos (PDT), que concorre à reeleição na chapa do prefeito Bruno Reis (União Brasil) – único ausente -, firmaram compromissos com a comunidade LGBTQIAPN+ para os próximos 4 anos de gestão municipal.
Figurinha carimbada nas paradas desde que comandava as secretarias de Assistência Social e Saúde, Ana Paula voltou ao Farol da Barra para participar de mais uma vez do evento. “Tarde linda, de muito respeito, amor e diversidade na 21ª Parada LGBT+ de Salvador, na Barra […] É inspirador ver tantas pessoas se unindo em prol da igualdade e do respeito, à vontade em ser quem realmente são. Que juntos, façamos um futuro mais justo e acolhedor”, declarou a atual vice-prefeita.
Matos esteve na parada acompanhada da secretária municipal de Reparação, Ivete Sacramento, que vem desenvolvendo programas e ações focadas no combate a LGBTfobia. A vice-prefeita falou sobre as ações da atual gestão municipal, destinadas à comunidade, como o Comitê Técnico de Combate a LGBTfobia Institucional, o Núcleo de Políticas Públicas de Cidadania e Direitos LGBT, além da entrega Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBTQIA+, inaugurado no ano passado quando ela comandava a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Nosso compromisso é continuar ouvindo a comunidade LGBT+ para avançarmos ainda mais nas políticas públicas. Acolher e cuidar já são marcas da nossa gestão, por isso a cada dia Salvador mostra que não quer retroceder”, declarou a candidata à reeleição.

Geraldo Jr
Acompanhado de sua vice Fabya Reis (PT), Geraldo Jr lembrou que o Brasil é líder em violência e assassinatos contra pessoas LGBTs, e por isso, assumiu um compromisso de criar e desenvolver programas de inclusão e combate a preconceito se eleito. “Vamos fazer de Salvador uma cidade que cuida das pessoas, com igualdade de direitos. Vamos implementar políticas para combater a discriminação e violência, a partir de campanhas de cidadania e envolvimento da Guarda Municipal e de outros setores públicos. Salvador vai ser referência para o Brasil”, destacou o vice-governador e candidato a prefeito da capital baiana.
Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, em 2023, foram 257 mortes violentas documentadas, representando uma morte a cada 34 horas. Foi pensando nessas estatísticas que, segundo o candidato emedebista desenvolveram projetos e propostas para a gestão, durante os encontros e debates do programa de governo Pensar Salvador.
“Desde o início da nossa pré-campanha tivemos o cuidado de pensar a cidade em sua diversidade, dessa forma, realizamos diversas temáticas dentro da Pensar Salvador, onde ouvimos a população LGBTQIAPN+ e traçamos propostas que serão implementadas em nosso governo, pois queremos uma Salvador para todas as pessoas”, afirmou Geraldo.

Kleber Rosa
A convite de movimentos sociais organizados pela “Casa Marielle Franco”, o candidato Kleber Rosa foi acompanhado de sua vice, Dona Mira Alves, e afirmou que pretende desenvolver programas conscientização dos direitos LGBTQIAPN+ para permitir acesso igualitário a políticas públicas. O psolista também quer implementar programas de atendimento psicológico e formação educacional para desenvolver o respeito a diversidade sexual nas escolas.
“Promover uma sociedade inclusiva e acolhedora não apenas beneficia a comunidade LGBTQIAPN+. Enriquece toda a sociedade. Precisamos fortalecer o respeito mútuo. Portanto, é importante que todos se engajem na luta por esses direitos, defendendo a igualdade e o respeito”, frisou Rosa.
Dona Mira Alves complementou, destacando a importância de desenvolver programas mais eficazes, principalmente aqueles que são destinados a proteção contra crimes de homofobia e transfobia, além de promover a geração de empregos e renda para a LGBTQIAPN +.
“Não vamos admitir na nossa gestão o ódio e a exclusão social que tanto atingem a comunidade LGBTQIAPN+. Salvador será a cidade da diversidade. Vamos incluir a comunidade no mercado de trabalho, pois são pessoas extremamente qualificadas e talentosas e que, infelizmente, devido ao preconceito de nossa sociedade, acabam ficando excluídas das vagas de emprego”,ressaltou a vice.
Leia também:
Muita Informação e mais cinco veículos realizam sabatina com candidatos à Prefeitura de Salvador nesta semana
Ação de prevenção à violência acontece neste domingo em Salvador, durante Parada LGBTQIAPN+; saiba como participar
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento