Como ‘memes’ moldam campanhas políticas e promovem desinformação
Especialistas explicam como a ‘zoeira’ nas redes pode influenciar a opinião pública nas eleições
No último debate do primeiro turno das eleições presidenciais de 2022, em 29 de setembro, a candidata Soraya Thronicke (Pode) protagonizou um momento que ficou marcado e virou meme. Ao confrontar o candidato Padre Kelmon (à época no PTB, atualmente no PL), Soraya declarou: “O senhor é um padre de festa junina”.
Essa frase ultrapassou o âmbito do debate televisivo e rapidamente viralizou na internet, se transformando em um ‘meme’ que segue vivo na memória dos eleitores até hoje.
O fenômeno virtual vai além de entreter. À Agência Brasil, Viktor Chagas, professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), “o meme cumpre essa função de entreter e divertir, mas também têm outros objetivos, especialmente no ambiente político”.
Chagas, que estuda o impacto dos memes nas campanhas políticas, explica que o termo não é uma invenção da era digital. Na verdade, ele foi cunhado pelo biólogo Richard Dawkins em 1976, no livro O Gene Egoísta, para descrever a maneira como informações culturais são transmitidas ao longo do tempo. “O conceito surge na década de 1970, portanto muito antes da popularização da internet”, explica o pesquisador.
Nos anos 1990, a definição de ‘meme’ foi apropriada pelos usuários da internet para descrever conteúdos virais, como imagens, vídeos e piadas que circulam amplamente nas redes sociais. Viktor Chagas diferencia essa evolução: “Podemos falar que há dois memes, um antes da internet e outro depois dela”.
O papel dos ‘memes’ na política
A utilização dos memes no ambiente político começou a ganhar força entre 2008 e 2012, segundo a pesquisadora Débora Salles, do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da UFRJ (NetLab-UFRJ). Ela afirma que a campanha de Barack Obama nos Estados Unidos marcou o início dessa estratégia digital. “Obama foi o grande ponto de virada na campanha política on-line”, observa a pesquisadora.
No Brasil, os ‘memes’ começaram a ganhar destaque nas eleições de 2014, principalmente durante a reeleição de Dilma Rousseff. “As eleições de 2014 foram talvez o primeiro momento em que vimos efetivamente os memes entrarem na cena pública”, afirma Viktor Chagas, lembrando que Dilma e Marina Silva foram alvos de muitos ‘memes’ misóginos naquele ano.
Chagas ressalta que, no cenário político, os ‘memes’ têm sido usados como ferramentas estratégicas. “Eles podem contribuir para a construção de uma determinada leitura sobre um personagem da política, podendo atacar ou difamar”, explica. Além disso, campanhas eleitorais têm apostado na produção de memes ou no incentivo a influenciadores digitais para disseminá-los.
‘Memes’ e desinformação
Embora muitos ‘memes’ tenham caráter humorístico, Débora Salles destaca que grupos extremistas estão cada vez mais utilizando essa ferramenta para promover desinformação e disseminar discursos de ódio. “A questão é que eles têm sido cada vez mais utilizados por grupos extremistas”, afirma a pesquisadora.
A desinformação, segundo Salles, pode ser mais complexa do que a simples divulgação de informações falsas. Ela explica: “Muitas vezes, a desinformação está lidando com informações verdadeiras, mas tiradas de contexto e distorcidas”. Nesse sentido, ‘memes’ podem criar uma “zona cinzenta” entre o humor e o conteúdo problemático, o que torna difícil moderar e combater esse tipo de material nas plataformas digitais.
Salles também aponta que, além do humor ser usado como uma estratégia para driblar a moderação de conteúdo, o problema é agravado pela falta de transparência das plataformas em relação à administração dos memes problemáticos. “O principal desafio para combatê-los é que não sabemos muito bem como isso é administrado pelas plataformas”, alerta a pesquisadora.
Por fim, Salles aconselha que os eleitores mantenham atenção ao consumo de conteúdos humorísticos online, pois o humor pode servir como uma estratégia para veicular mensagens que não seriam facilmente ditas de maneira explícita.
Leia também:
PGR sugere progressão de pena para o ex-deputado Daniel Silveira ao regime semiaberto
Último debate entre candidatos à Prefeitura de Salvador acontece nesta quinta-feira (3)
Mais Lidas
Eleições 2026
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington