Pular para o conteúdo
Início » ‘Temos todas as chances de vitória em Salvador’, diz Jonival Lucas ao avaliar campanha eleitoral de Geraldo Jr

‘Temos todas as chances de vitória em Salvador’, diz Jonival Lucas ao avaliar campanha eleitoral de Geraldo Jr

Jonival Lucas destaca chances de vitória de Geraldo Jr em Salvador
Secretário destaca movimentação política do candidato a prefeito e espera que eleições da capital baiana cheguem ao 2º turno

O secretário estadual de Relações Institucionais, Jonival Lucas, afirmou, na manhã desta sexta-feira (6), que o vice-governador Geraldo Jr (MDB), candidato a prefeito de Salvador, tem “chances de vitória”, mesmo com as pesquisas de intenção de votos não sendo favoráveis. Em entrevista ao Portal M!, o ex-deputado federal usou o mesmo discurso do PT no Estado da importância de ter um prefeito aliado ao grupo político do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula.

“Eu espero que a gente possa ir para o segundo turno e disputar essa eleição. Temos todas as chances de vitória em Salvador. O Governo do Estado tem trabalhado fortemente em Salvador, em uma demonstração de que há a necessidade dessa parceria. O desenvolvimento é muito mais rápido e os resultados para a população são mais eficientes quando há a parceria entre Governo Federal, Estado e município”, declarou ao Portal M! durante a entrega de encosta, no bairro do Barbalho.

Jonival disse que não tem participação direta na campanha eleitoral do emedebista, mas está vendo a movimentação do vice de Jerônimo Rodrigues (PT) nas ruas da capital baiana. Segundo ele, o PT tem uma base consolidada em Salvador e isso pode agregar no processo eleitoral.

“A gente tem visto uma movimentação muito grande. Geraldo está trabalhando e correndo os quatro cantos da cidade ao lado de Fabya, visitando bairros, fazendo caminhadas, reuniões e isso dá mobilidade. O PT tem uma base já consolidada dentro de Salvador. Nós esperamos que com Geraldo, a gente consiga agregar outro público, outro eleitorado à nossa campanha”, relatou.

Eleições no interior

O secretário também comentou sobre as eleições municipais no interior do Estado. Jonival destacou que o grupo tem consolidação em 305 municípios da Bahia, mas ainda há a necessidade de avaliar “se é conveniente promover a união de grupos para fortalecer uma única candidatura da base”.

“A gente já tem preparado o avanço da união dos partidos para fortalecer a base de apoio ao Governo do Estado. Articulamos tudo para que ocorresse da melhor forma possível. Então, temos cerca de 305 municípios, onde as coisas já estão consolidadas. Outros ainda tem ajustes a fazer ao longo do percurso, mas agora é o momento em que acontece esse afunilamento dos últimos 30 dias”, reiterou.

Além disso, Jonival Lucas citou a diferença da participação do governador Jerônimo nas cidades de Feira de Santana e Ilhéus. O secretário frisou que a cidade do cacau e de Gabriela possui dois candidatos da base – Bento Lima (PSD), indicado pelo atual prefeito Alexandre Marão (PSD) e a ex-secretária Adélia Pinheiro (PT) – e isso dificulta a presença do gestor estadual.

“Nós temos aí dois cenários diferentes. Por exemplo, em Ilhéus nós temos duas candidaturas da base. Por isso, o governador tem ficado afastado da movimentação política de lá, mas tudo está dentro de uma disputa pacífica”, disse.

Por outro lado, na “Princesa do Sertão” apenas um prefeiturável da base política disputa as eleições e isso facilita o apoio do governador. O deputado federal licenciado Zé Neto (PT) tentará pela sexta vez o comando do 2º maior colégio eleitoral da Bahia e disputa novamente com o ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil).

“No caso de Feira de Santana foi diferente. Temos apenas um candidato da base disputando a eleição e aí tem tido uma participação mais efetiva política. O próprio governador tem uma marcação muito forte em Feira de Santana. Então, lá nós estamos investindo em chances reais. São duas cidades importantes do estado da Bahia e as duas precisam ser resgatadas. Feira vem de uma administração desastrosa e Ilhéus passou por um histórico de várias administrações equivocadas, o que fez com que o prefeito não tenha conseguido recuperar a cidade”, concluiu Jonival.

Leia também:

Presidente do PT Bahia diz que não tem como dissociar Zé Ronaldo e Colbert Martins

Paraná Pesquisas: Bruno Reis amplia vantagem e chega a 68,3% das intenções de voto em Salvador

Real Time Big Data: Bruno alcança 55%, Geraldo mantém 22% e Kleber cai para 4%

Equipe M!