Geraldo Jr. lista falta de médicos e baixa cobertura da atenção básica como principais gargalos da saúde em Salvador
Em sabatina do Portal M! e mais cinco veículos, emedebista também defendeu universalização do setor, mas se esquivou quando questionado sobre filas na regulação
O vice-governador e candidato à prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), apontou os principais gargalos na saúde municipal nesta terça-feira (10), durante participação na sabatina realizada pelo Portal M!, em parceria com outros cinco veículos de imprensa: Informe Baiano, Bahia.ba, Política Livre, Tribuna da Bahia e TV Alba. Na ocasião, o emedebista listou problemas como a falta de médicos especializados, a baixa cobertura da atenção básica de saúde, além da baixa quantidade de equipes de Saúde da Família.
“Eu fiz um questionamento ao prefeito Bruno Reis, sobre quantas equipes de saúde da família tem na cidade do Salvador. O prefeito não soube responder. Eu disse ao prefeito que são 372 equipes. Perguntei ao prefeito, como faremos para universalizar a saúde pública aqui na capital na cidade do salvador, ele não soube responder. Perguntei quantas equipes precisamos para universalizar, ele não soube responder”, disparou o candidato.
Geraldo afirmou ainda que pretende implantar 300 novas equipes de saúde da família e assegurou a criação de dez novas policlínicas na cidade. Sobre a cobertura da atenção básica, o candidato do MDB também disse que o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), está equivocado ao dizer que Salvador possui 75% de cobertura.
“O prefeito não está estudando para os debates ou ficou nervoso. Ele me disse que tinha 75% de cobertura da atenção básica na cidade do Salvador. Jogou os números. Prefeito, você anunciou na semana anterior ao debate que eram 69,75%, porque a cobertura em Salvador é de 57,3%. Os 69,75% que ele se referiu são de cadastros nos postos de saúde”, disse o emedebista repetindo o mesmo discurso no debate da TV Band entre ele, o prefeito e o candidato Kleber Rosa (PSOL).
Outra crítica do vice-governador está relacionado a abertura da primeira maternidade municipal de Salvador. “Nós temos 34 unidades de saúde na cidade do Salvador. Nós implantamos o maior Hospital Ortopédico do país sob administração do Einstein na cidade. Nós temos o Hospital do Subúrbio com 98,4% de aprovação dos seus usuários. Nós temos, e olha que o prefeito, depois de 475 anos, depois de 12 anos de gestão dele e do chefe político dele, e olha que ele negou os 8 anos do ex-prefeito da cidade, o ex-prefeito João Henrique, os 4 anos de Imbassahy, seriam 24. Ele estava comemorando a abertura da primeira maternidade”, alfinetou.
Geraldo também foi questionado sobre a afirmação do prefeito Bruno Reis de que governo do Estado não ajuda na saúde de Salvador e os problemas relacionados à área na capital ocorreriam em função de problemas da gestão estadual. Assim como fez quando questionado sobre os problemas no transporte de responsabilidade do Estado, o emedebista se esquivou, preferiu continuar com as críticas ao ex-aliado e não mencionou o que será feito para redução das filas da regulação, principal “calcanhar de Aquiles” das gestões petista na Bahia.
Policlínicas
Durante a campanha eleitoral, o candidato do MDB tem apresentado a proposta de inaugurar dez policlínicas em Salvador, a exemplo do que foi feito pelo ex-governador Rui Costa (PT) ao longo dos seus 8 anos de mandato. Questionado sobre a viabilidade de sua proposta em um período de 4 anos, Geraldo não foi claro em como pretende viabilizar o projeto, mas assegurou sua realização. “Nós vamos vencer a eleição, nós vamos estabelecer as dez policlínicas na cidade do Salvador. Nós vamos trazer as 300 equipes de saúde da família”, afirmou o vice-governador, mas sem mencionar como será feito.
“Eu quero reafirmar o meu compromisso, a minha responsabilidade, a nossa responsabilidade, minha e Fabya Reis, quem conhece a minha história pessoal, profissional, na advocacia política, sabe que jamais viria aqui de público, ao vivo, com seis veículos e dizer algo que não fosse da minha responsabilidade ou que eu não tivesse a competência para chancelar. Nós vamos fazer com o presidente Lula e com o governador Jerônimo Rodrigues, as 15 creches na cidade do Salvador, 10 escolas em tempo integral e vamos entregar as 10 policlínicas na cidade do Salvador no mesmo modelo e padrão das já existentes”, complementou.
Piso do agentes de saúde e endemias
Ainda na sabatina, Geraldo também criticou o não pagamento dos pisos salarias dos agentes de saúde e de endemias da capital baiana. Segundo ele, são 3.374 profissionais “esquecidos” pela Prefeitura de Salvador.
“Eu peço aos agentes de saúde e os agentes de endemias, vão para as redes sociais dos seis veículos e da TV Alba, e diz se o prefeito está pagando o piso salarial dos agentes de saúde e dos agentes de endemias”.
Sabatina
Geraldo Jr foi o primeiro dos três principais candidatos à Prefeitura de Salvador sabatinados pelo pool de veículos. Nesta quarta-feira (11), a partir das 19 horas, será a vez do candidato do PSOL, Kleber Rosa, e na sexta-feira (13), no mesmo horário, o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). As sabatinas têm transmissão no YouTube do Portal Muita Informação.
Confira a sabatina na íntegra:
Leia também:
Geraldo Jr critica transporte público de Salvador, mas sobe tom ao ser questionado sobre retirada de linhas na RMS
Geraldo reforça nacionalização de eleições e novamente liga Bruno Reis a Bolsonaro
Rosemberg se diz ‘confiante’ e afirma que Geraldo conhece ‘todos os problemas da cidade’
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Verão em Salvador tem previsão de temperatura recorde
Saiba como as religiões encaram o Natal
Haddad diz que governo teria superávit em 2024 sem desoneração da folha
Segundo o Ministro da Fazenda, projeções realizadas pela pasta para o ano estavam certas
Papai Noel ou Jesus Cristo? Qual Escolher?
O que o Natal realmente significa para você: um momento de consumo desenfreado ou uma celebração de amor, esperança e empatia? Já parou para refletir?
PF prende investigado por atos golpistas de 8 de janeiro que violou tornozeleira eletrônica
Radialista Roque Saldanha foi localizado em Colatina, no Espírito Santo
Gilmar Mendes confirma competência do STF para julgar Eduardo Cunha por corrupção
Ele é acusado de ter atuado na apresentação de requerimentos na Câmara, com o objetivo de pressionar empresários de uma construtora a realizar pagamentos indevidos
Moura Dubeux doa 250 móveis do antigo Bahia Othon a instituição de idosos de Salvador
Móveis doados irão compor a nova sede do abrigo, promovendo mais conforto e bem-estar para idosos em situação de vulnerabilidade
Vereador Leandro Guerrilha recebe título de cidadão de Pé de Serra
Honraria destaca contribuições sociais e laços familiares do vereador com o município baiano
Preços do etanol variam em todo o Brasil, com alta em 9 Estados e queda em 11, diz ANP
Média nacional do etanol ficou em R$ 4,12 o litro, sem alteração em relação à semana anterior
Polícia Militar da Bahia forma mais de 1.600 soldados para reforçar o Estado
Em Salvador, 976 formandos participaram de uma cerimônia na Vila Policial Militar do Bonfim
Lula reforça autonomia do Banco Central e garante que não vai interferir na gestão de Galípolo
Gabriel Galípolo assumirá a presidência da instituição em 1º de janeiro, com mandato de quatro anos
Bahia registra R$ 40,9 bilhões em investimentos desde 2015, atrás apenas de São Paulo
Conforme o Governo do Estado, investimentos têm como foco as áreas sociais e de infraestrutura