Pular para o conteúdo
Início » Eleição em SP: durante debate da TV Cultura, Datena perde paciência e atira cadeira contra Marçal

Eleição em SP: durante debate da TV Cultura, Datena perde paciência e atira cadeira contra Marçal

Eleição em SP: durante debate da TV Cultura, Datena perde paciência e atira cadeira contra Marçal
Candidatos protagonizaram um dos mais escandalosos episódios das eleições brasileiras

Durante o debate promovido pela TV Cultura para Prefeitura de São Paulo, neste domingo (15), Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB) protagonizaram um dos mais escandalosos episódios nas eleições brasileiras desde a redemocratização. Depois de provocado ao ter que responder sobre uma denúncia de assédio sexual, Datena jogou uma cadeira contra o candidato do PRTB – momento em que a transmissão do programa teve de ser interrompida às pressas.

Após uma minuciosa análise dos demais debates até aqui, o programa da Cultura foi pensado justamente para que houvesse sanções mais duras àqueles participantes que infringissem as regras postas. Além de advertências, os candidatos poderiam até mesmo ser expulsos caso a organização do evento entendesse que suas condutas eram inapropriadas.

Tudo correu muito bem até o terceiro bloco, quando Marçal perguntava diretamente a Datena. Em sua tréplica, Marçal disse que Datena “não era homem” para agredi-lo – momento no qual percebeu que uma cadeira vinha em sua direção. “Vem!”, disse o empresário.

Dada a gravidade da situação, o apresentador Leão Serva teve que intervir e não teve escolha a não ser chamar os comerciais enquanto produtores e seguranças adentravam o palco. “Peço desculpas em nome da TV Cultura e em nome da televisão brasileira”, disse o mediador.

Conforme as regras, Datena foi expulso do debate. Marçal, por sua vez, afirmou que precisava se retirar do evento por conta de problemas de saúde. Ambos, portanto, não seguiram no quarto e quinto blocos do debate.

Vale lembrar que as performances tanto de Datena quanto de Marçal mostram um declínio de ambos na última pesquisa DataFolha de intenção de voto, na qual o apresentador de TV está em quinto lugar e o empresário soma mais de 44% de rejeição do eleitorado.

Poucos minutos depois do fato, as redes sociais de Pablo Marçal já comparavam a agressão sofrida pelo candidato com os atentados contra a vida de Jair Bolsonaro (PL) e do candidato a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Nota da candidatura de Pablo Marçal

“Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar”, diz o texto. A assessoria do Hospital Sírio-Libanês, para onde o empresário foi levado, ainda não se pronunciou até a finalização desta reportagem.

Posicionamento de José Luiz Datena

“Minha sogra morreu depois dessas acusações [de abuso sexual], um período que todos nós, da nossa família, sofremos. Ela teve três AVCs e morreu muito por causa disso. E, agora, eu achei que devia uma satisfação a ela por ter sido acusado por um canalha desse”, afirmou o apresentador em entrevista à própria TV Cultura.

*Matheus Pastori, colaboração de São Paulo para o Portal M!

Leia também:

Comportamento de Pablo Marçal faz emissoras questionarem relevância do candidato à Prefeitura de SP em debates

Em clima de caos, debate para Prefeitura de São Paulo tem acusações, ataque a jornalista e segurança acionada

Áudios mostram suposto envolvimento de Pablo Marçal com criminosos e reprimenda do pai: ‘Honra teu pai e tua mãe’

Reprodução/TV Cultura