Pular para o conteúdo
Início » Salvador sedia campeonato internacional para decidir melhor capoeirista do mundo

Salvador sedia campeonato internacional para decidir melhor capoeirista do mundo

Em Salvador, campeões mundiais de capoeira disputam Red Bull Paranauê
O Red Bull Paranauê decide o título global de capoeira neste domingo (18)

Salvador reúne grandes nomes da capoeira para a disputa do Red Bull Paranauê, competição que vai decidir o melhor capoeirista do mundo. Depois de escolher a capital baiana em 2017 e 2018, a terceira edição do campeonato internacional volta, neste domingo (18), a partir das 15h, na Praça da Cruz Caída, com acesso gratuito ao público.

O curador do evento desde a primeira edição, Mestre Sabiá, explicou o motivo de escolher a Bahia como sede do torneio e reforçou a importância de revisitar a ancestralidade do esporte.

“A Bahia é a meca da capoeira no mundo. Retornar às nossas origens nos faz entender de onde viemos e para onde queremos ir. A Cruz Caída foi onde aconteceu a primeira competição no Brasil, na década de 30, com o Mestre Bimba recebendo o cinturão de couro como campeão. Então, o Red Bull Paranauê volta a esse lugar e faz com que revisitemos a história. Trazendo um olhar contemporâneo, além de fortalecer essa arte ancestral como esporte nacional”, declarou.

Na edição de 2024, o evento conta com a presença da Mestra Nani, que é uma das maiores referências da capoeira. Além disso, os craques do esporte Jubenice ‘Bibinha’ e Joseph Augusto ‘Gugu’, que foram os campeões do último Red Bull Paranauê, já estão classificados à fase final. Da mesma forma, os outros dois vencedores da Estação Paranauê, Natália Dias, convidada oficial da competição, e o capoeirista campeão mundial Arthur Fiu.

Outros 10 competidores vão participar do campeonato global, em formato de desafio 1×1, dentro dos três principais estilos da capoeira: Angola, Regional e Contemporânea. Assim, o torneio contém grandes nomes do esporte como Mestre Nenel, Mestre Mourão e Mestra Nani, em atuação como jurados das disputas.

Leia também:

Festival gratuito com BaianaSystem e Rachel Reis tem ingressos esgotados

Escola de Dança da UFBA abre inscrições em cursos de K-pop, Dancehall e Balé

Foto: Marcelo Maragni