Salvador pode ganhar primeiro teatro municipal
Projeto promissor visa consolidar capital baiana como um dos maiores polos culturais do Brasil
A capital baiana está prestes a dar um passo significativo em sua trajetória cultural. Em entrevista ao Portal M!, o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, anunciou, na manhã desta terça-feira (10), a possibilidade de construção do primeiro teatro municipal da cidade. A proposta, que ainda está em fase de estudo e planejamento, promete preencher uma lacuna histórica e impulsionar ainda mais o cenário artístico local.
Apesar de sua rica herança cultural e artística, Salvador é uma das poucas capitais brasileiras que ainda não conta com um teatro municipal próprio. O anúncio foi feito, na manhã desta terça-feira (10), durante um evento no Espaço Cultural da Barroquinha, onde foi lançado um pacote de ações voltadas à valorização das artes cênicas para 2025 na capital baiana.
“Quem sabe vem aí um teatro municipal, isso é um pleito meu de muito tempo com o prefeito [Bruno Reis], vamos ver se a gente consegue avançar com isso aí. Espaço tem, mas aí é juntar, fazer uma parceria com a iniciativa privada”, explicou Guerreiro, que também é diretor teatral, ao Portal M!.
Demanda histórica e fortalecimento do teatro baiano
Fernando Guerreiro destacou a longa demanda do setor teatral baiano, reconhecido por sua força e criatividade. “A gente tem uma demanda enorme, de muito tempo, do teatro baiano, que é muito forte e criativo. Sente-se a necessidade de dar um apoio específico para esses artistas”, afirmou o presidente da FGM.
Descentralização e ocupação de espaços culturais
Durante o evento, Guerreiro também defendeu a descentralização das atividades culturais e o uso de estruturas já existentes na cidade. Ele mencionou os teatros instalados nos centros culturais Boca de Braza nos bairros de Cajazeiras, Valéria e Coutos, que já contam com programações constantes, mas muitas vezes são pouco reconhecidos.
“Hoje temos três teatros nos Bocas de Braza que são praticamente invisibilizados. Temos um teatro em Cajazeiras que é um sucesso, com programação constante e lotada, além de espaços em Valéria e Coutos. São três teatros à disposição da comunidade”, pontuou ao Portal M!.
Guerreiro também sugeriu parcerias com escolas particulares que possuem teatros fechados devido aos custos operacionais. “Precisamos batalhar para que esses espaços abram e recebam programação”, destacou.
Novas parcerias e ações culturais
A Prefeitura de Salvador também anunciou uma parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) para o projeto Curto Circuito, que levará apresentações artísticas aos espaços da FGM. Além disso, foram ressaltados avanços nas políticas culturais locais, como a execução das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, além do programa Viva Cultura, que apoia projetos culturais na cidade.
“Estamos finalizando o ano muito bem, numa época em que normalmente só se fala de Natal. A gente tem que falar de cultura também”, concluiu Guerreiro ao Portal M!.
Expectativas para o futuro das artes cênicas
O possível novo teatro municipal reacende as expectativas da classe artística em Salvador, que há anos busca mais espaços e políticas públicas para fortalecer as artes cênicas. Com iniciativas de descentralização e novas parcerias, a cidade se prepara para ampliar sua oferta cultural, beneficiando artistas e comunidades locais.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Apae Salvador leva dança, música e arte ao Festival Nacional Nossa Arte
Pelé para crianças: Gilberto Gil narra audiobiografia do rei do futebol
Gibi lança ‘Preparei tudo pra você’ pelo projeto Ubaque Musical
Últimas Notícias
PF diz que indiciado no inquérito do golpe esteve em voo de Gilmar Mendes
Câmara aprova relatório que avança na regulamentação dos esportes eletrônicos no Brasil
Relatório é de autoria do deputado federal Márcio Marinho (Republicanos)
Auxílio Gás tem atraso e pagamento serão iniciados nesta quinta-feira
Famílias com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1, 2 e 3 serão beneficiadas
Dólar fecha abaixo de R$ 6 após duas semanas
Moeda teve redução de 1,3%, resultado da preocupação do mercado com a saúde de Lula
Brasileiros priorizam o pagamento de dívidas com 13º salário, aponta pesquisa da Serasa
Pesquisa revela que 66% dos consumidores planejam antecipadamente como utilizar o dinheiro extra, com destaque para a quitação de pendências financeiras
Copom eleva Selic a 12,25% e prevê novas altas em 2025 para conter inflação
Decisão foi unânime entre os nove membros
Câmara dos Deputados discute projetos polêmicos sobre segurança pública
Propostas como anistia para armas ilegais e monitoramento de facções estão entre os principais projetos
PF indicia mais três militares que participaram do plano golpista ligado a Bolsonaro
Relatório complementar com os três novos nomes foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal
Em reunião, Luiz Caetano apresenta demandas de Camaçari a Jerônimo Rodrigues
Reunião marca um passo inicial nas articulações para a gestão municipal, que começa em janeiro de 2025
Presidente da Embasa diz que demandas apresentadas por deputados foram incluídos em planejamento para 2025
Demandas incluem questões como a ampliação dos sistemas críticos do Sisal, de Maracás e região, além de obras importantes que 'há muito tempo não saiam do papel'
STF suspende nomeações de parentes do governador do Maranhão por nepotismo
Suspensão afeta diretamente cargos em comissão e de confiança dentro da Assembleia Legislativa.