Salvador celebra mulheres negras com prêmio que homenageia lideranças e trajetórias inspiradoras nesta sexta
Prêmio destaca experiências de resistência e atuação em diversas áreas sociais, com impacto cultural e comunitário na capital baiana
Divulgação/Egbé Axé
Dez lideranças femininas serão homenageadas na 13ª edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias, marcada para esta sexta-feira (25), no Palacete Tira Chapéu, localizado na Rua Chile, no Centro Histórico de Salvador. A cerimônia começa às 18h30 e integra as atividades do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, está entre as mulheres reconhecidas. A entrega dos troféus é aberta ao público, mediante a doação de uma lata de leite em pó, que será destinada a instituições filantrópicas.
Premiação valoriza trajetórias de resistência e atuação comunitária
O prêmio destaca experiências de resistência e atuação em diversas áreas sociais, com impacto cultural e comunitário na capital baiana. A ação é promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e integra a programação do Circuito Mulheres Negras em Movimento, que tem como foco a valorização da mulher negra em Salvador.
De acordo com a vice-prefeita e titularda Secult, Ana Paula Matos, a iniciativa reforça o compromisso com a representatividade. Para a gestora, a homenagem é um reconhecimento justo e necessário a mulheres que inspiram, lideram e provocam mudanças reais no dia a dia.
“Falar de equidade é garantir voz, espaço e dignidade. Não é possível avançar sem assegurar que todas as mulheres tenham condições de sustentar suas famílias, ocupar posições de poder e viver com respeito. Este movimento é sobre isso: visibilidade e oportunidade”.
Conforme a vice-prefeita, o evento promove a oportunidade de reunir mulheres negras que atuam em diferentes esferas e que representam o “que há de mais potente em nossa cidade nesta data especial”. “Que Salvador não apenas celebre, mas valorize permanentemente a mulher negra, com ações concretas, políticas públicas e impacto real”, complementou.
Reconhecimento ao protagonismo feminino
Para a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o prêmio simboliza a valorização do protagonismo das mulheres negras. “O Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias demonstra um compromisso valioso com o enriquecimento cultural, fortalecendo o trabalho e o papel das mulheres negras, que frequentemente enfrentam a invisibilidade em espaços de poder e no mercado de trabalho”, afirmou.
A gestora também parabenizou as demais homenageadas e expressou sua “gratidão” e “alegria” pelo reconhecimento. “Estendo meu sentimento a todas as premiadas, tanto às que compartilharam essa conquista comigo quanto àquelas que pavimentaram o caminho, e também às que ainda serão reconhecidas por essa premiação tão valorosa”.
Circuito Mulheres Negras em Movimento promove cultura e igualdade
O prêmio faz parte do Circuito Mulheres Negras em Movimento, promovido em parceria com a Associação de Terreiros da Bahia – Egbé Axé. A iniciativa busca fortalecer a valorização das culturas de matriz africana, combater a intolerância religiosa e promover ações por justiça social e igualdade racial. O circuito integra o programa Salvador Capital Afro, voltado para a valorização da mulher negra soteropolitana.
Ao longo dos anos, a premiação se consolidou como espaço de reconhecimento e celebração das contribuições das mulheres negras na construção de uma sociedade mais justa.
Associação de Terreiros da Bahia
A Associação de Terreiros da Bahia – Egbé Axé é conhecida pelo trabalho de preservação das tradições afro-brasileiras e por ações contra o racismo, a desigualdade e a intolerância religiosa. A entidade participa da seleção das homenageadas e atua na articulação de políticas de enfrentamento às desigualdades sociais.
Dez mulheres serão homenageadas por atuação em diferentes áreas
As homenageadas foram escolhidas por uma comissão composta por representantes de organizações sociais e coletivos locais. Além de Fernanda Lordêlo, serão premiadas:
- Juliana Nery Cardoso – professora
- Cássia Maciel – pró-reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb)
- Laíse Brito – psicóloga
- Tamikuã Pataxó – ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia
- Juci Cardoso – vereadora de Alagoinhas
- Mãe Nicinha – yalorixá
- Rita Santos – coordenadora nacional da Associação Brasileira de Apoio às Mulheres (ABAM)
- Tauana Bomfim – percussionista
- Rosângela Reis – tenente-coronel do Corpo de Bombeiros
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso