Margareth Menezes celebra aniversário com relançamento de álbuns icônicos no streaming
‘Margareth Menezes’ (1988) e ‘Elegibô’ (1992) chegam às plataformas de música nos dias 13 e 20 de outubro
Dois dos álbuns mais marcantes da carreira de Margareth Menezes, até então inéditos nas plataformas de streaming, estarão disponíveis nos próximos dias. Em outubro, mês em que a artista comemora seu aniversário, ela e a Universal Music decidiram relançar “Margareth Menezes” (1988), seu primeiro álbum, e “Elegibô” (1992), que popularizou seu nome no Brasil. Os lançamentos ocorrerão em 13 e 20 de outubro, respectivamente.
Margareth Menezes, que já realizou sua 24ª turnê internacional em 2024, está em processo de disponibilizar toda sua discografia nas plataformas de streaming. Dos 17 álbuns lançados ao longo de 37 anos de carreira, 11 já estão disponíveis, com o restante em fase de relançamento.
O álbum autointitulado ‘Margareth Menezes’, de 1988, será disponibilizado nas plataformas no dia 13 de outubro, aniversário da artista. Margareth, que na época tinha 26 anos e havia sido recém-contratada pela Polygram, gravou seu primeiro álbum de estúdio. “Eu ainda fazia teatro, cantava na noite e essa contratação veio como uma grande surpresa pra mim. O disco foi uma virada de chave na minha carreira. Além de trazer composições de artistas importantes como Geraldo Azevedo, Capinam, Paulo Debétio e Jorge Portugal, nele gravei pela primeira vez canções que são emblemáticas na minha carreira”, lembrou a artista.
Esse álbum rendeu à artista dois prêmios Imprensa de Melhor Disco e Melhor Cantora, além de uma turnê pelo Brasil e Argentina. Entre as faixas, ”Alegria da Cidade”, de Lazzo e Jorge Portugal, é considerada um marco no afropop brasileiro. “Essa música, de Lazzo e Jorge Portugal, é um hino do afropop brasileiro. Para mim, ela inaugura esse comportamento musical do afropop brasileiro, no sentido desse pensamento aqui na Bahia, porque ela diz muito tanto na questão melódica quanto no arranjo. É uma música que precisa ser tocada, precisa ser ouvida e entendida”, explicou a artista.
Elegibô
A música “Elegibô”, que dá nome ao terceiro álbum da cantora, consolidou sua carreira internacional. Lançada em 1990, a faixa alcançou o topo da Billboard World Albums nos EUA e liderou por 11 semanas. Ela também foi usada em um comercial da Schweppes na Europa, e até hoje é uma das músicas mais executadas no mundo.
Através de “Elegibô”, David Byrne, do Talking Heads, convidou Margareth para abrir sua turnê mundial, Rei Momo, e fazer participações especiais em 42 países. Essa turnê passou por lugares como América do Sul, América do Norte e Rússia, e foi crucial para a expansão internacional da cantora.
Clipe inédito
O álbum “Elegibô”, que será relançado no streaming no dia 20 de outubro, reuniu canções dos dois primeiros álbuns de Margareth e foi lançado com diferentes capas na Europa, EUA e Japão. “Esse trabalho condensa os meus dois primeiros discos e inaugura uma linguagem de música popular brasileira que as pessoas não conheciam lá fora. Foi a partir da gravação desse disco que o samba reggae chegou às rádios internacionais pela primeira vez”, relembrou Margareth.
O relançamento de “Elegibô’ também inclui um clipe inédito gravado no início dos anos 90, filmado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que será lançado no YouTube oficial de Margareth Menezes no dia 20 de outubro.
“Os discos chegam agora nas plataformas digitais de música e é interessante porque neles é possível contemplar a textura sonora daquela época, em que tudo era mesmo tocado, não havia esse aparato de tecnologia. Tudo era afinado pela maestria dos músicos, dos técnicos. Por isso, há neles uma sonoridade muito viva”, finalizou a cantora.
Leia também:
Espetáculo Lendas Brasileiras faz apresentação especial na Biblioteca Central da Bahia
Oficina de bonecos em Salvador revela os segredos do teatro de animação
Festa Literária de Boipeba segue até sábado com foco em histórias ancestrais
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Escritores baianos vencem Prêmio Jabuti nas categorias Educação e Romance
Ilê Aiyê vai homenagear povo queniano no Carnaval de Salvador em 2025
Teatro SESC Casa do Comércio celebra Novembro Negro com programação especial
Últimas Notícias
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA