Festival Paisagem Sonora retorna para Salvador com homenagem a Alberto Pitta e programação gratuita no Rio Vermelho
Programação contará com shows de Cortejo Afro, Afrocidade, Afoxé Filhos de Gandhy, Márcia Castro, Ilê Aiyê e mais
Roberto Abreu
O Festival Paisagem Sonora volta a Salvador e será realizado na Casa Rosa, no Rio Vermelho entre os dias 5 a 7 de dezembro, homenageando a obra do artista plástico, carnavalesco, designer e serígrafo Alberto Pitta. A programação é gratuita, com arte, educação e cultura, e contará com lançamentos de livros e shows. A 7ª edição retoma a proposta criada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atividades que integram música, seminários e ações formativas.

Crédito: Roberto Abreu
Alberto Pitta é homenageado desta edição
Segundo o curador Danillo Barata, a escolha de Alberto Pitta orienta o trabalho desta edição. “O artista transforma tecido em linguagem e desfile em rito. Ao ativar o arquivo vivo de Pitta, um sambaqui de imagens, axé e memória, recolocamos a resistência dos blocos afros no centro e projetamos futuros em que o carnaval reconfigura linguagens, políticas e pertencimentos”.
A trajetória de Pitta é destacada pela organização ao recordar sua atuação na criação de estampas afro-baianas desde os anos 1980. O artista desenvolve figurinos para blocos como Ilê Aiyê, Olodum, Filhos de Gandhy e para o Cortejo Afro, do qual é um dos fundadores. A produção visual também integra acervos no Brasil e no exterior.
Pitta associa sua formação estética às experiências familiares e religiosas. Filho de Mãe Santinha de Oyá, aponta que sua vivência no Candomblé molda a construção simbólica de seus trabalhos. Ele vê o tecido como campo de educação, espiritualidade e criação coletiva, conceito que permeia sua participação no festival.
Livro, exposição e seminário compõem programação do Festival Paisagem Sonora
Nesta quinta-feira (5), haverá a abertura oficial para convidados com exposição dedicada ao artista. No mesmo dia, será lançado o livro “Alberto Pitta: FúnFún DúDú”, resultado de pesquisa realizada ao longo do ano pelo projeto Paisagem Sonora. Pitta participará do seminário “Reconfiguração do Carnaval Negro”, na sexta-feira (6), ao lado de Afrocidade, Rogério Oliveira e Giba Gonçalves.
“Fico lisonjeado, feliz com a escolha do Paisagem Sonora. A gente vem trabalhando a vida inteira. Meu trabalho é único, foi uma escolha. Então, quando você chega nesse lugar da universidade, da academia te ver e ver importância no seu trabalho, fazer esse reconhecimento, óbvio que a gente fica feliz com isso”, celebrou Pitta.
Durante os três dias, o festival promoverá cinco seminários sobre arte e educação. As mesas abordarão temas como a Política Nacional de Equidade, processos criativos, Carnaval negro, memória musical e propostas do Clube da Radiola, que contará com participação de Lazzo Matumbi.
“E o Paisagem Sonora é um projeto que vem se mostrando eficaz e de uma importância muito grande nesse diálogo entre a universidade e os artistas do nosso povo, da nossa gente, artistas importantes, que têm um olhar muito peculiar para essa questão estética e o vestir afro, quer seja no Carnaval ou fora dele”, complementou Pitta.
Obras do Selo Editorial Anjo Negro serão lançadas no festival
O Selo Editorial Anjo Negro, vinculado ao festival, lançará na quinta-feira (5), obras relacionadas ao compositor Mateus Aleluia, ao Bembé do Mercado e à coleção de Cadernos de Educação do Ilê Aiyê. No mesmo dia, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro São Gonçalo do Retiro, será lançado o livro e documentário “Ilê Axé Opô Afonjá: Pedagogia da Ancestralidade: Fé, Educação e Liderança no Ilê Axé Opô Afonjá”, em homenagem aos 100 anos de Mãe Stella de Oxóssi.
As apresentações musicais começam na quinta-feira (5) com o Cortejo Afro, que convida Arto Lindsay, seguido por Afrocidade. Na sexta-feira (6), sobem ao palco os Afoxé Filhos de Gandhy, Attoxxá e a cantora Márcia Castro com sua Roda de Samba Reggae. No sábado (7), Ilê Aiyê e Lazzo Matumbi – que convida Anelis Assumpção – encerram a programação.
Mais Lidas
Cultura
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Orquestra Afrosinfônica promove ensaios abertos ao público na Casa da Ponte
Alcione inicia turnê nacional com show lotado e homenagens ao samba raiz
Últimas Notícias
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Duelo em Feira de Santana, às 19h15, coloca frente a frente duas equipes em busca da primeira vitória no Campeonato Baiano 2026
Simm oferece 382 vagas emprego em Salvador com salários de até R$ 3,2 mil nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra
Transalvador inicia credenciamento presencial de veículos para o Carnaval 2026
Transalvador abre postos no Shopping Barra e na Ferreira Costa para credenciamento de veículos que circularão nas áreas de restrição do Carnaval 2026