Festival de Lençóis 2025 terá Liniker, Maria Gadú, Edson Gomes e mais; confira programação completa
Festival será realizado entre os dias 2 e 4 de outubro, na Chapada Diamantina
Larissa Kreili
O Festival de Lençóis 2025 será realizado entre os dias 2 e 4 de outubro, na Chapada Diamantina, e contará com apresentações musicais, além de promover a preservação ambiental e a valorização do turismo na região. O evento propõe unir a programação cultural à conscientização sobre a importância da preservação da fauna e da flora locais. Segundo a organização, cada apresentação é pensada para dialogar com o cenário histórico e natural da cidade.
Aberto ao público, o festival contará com shows de Liniker, Edson Gomes, Banda Oliveira convida Maria Gadú, Jorge Vercillo, Ópera B, Carneirinho, Thathi, Amy ReggaeHouse e Samantha Tosto. O palco principal será montado na Praça Horácio de Mattos, que também receberá artistas locais, como Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, Zion, Família Grãos de Luz, Griô e Rivô Trio e Outras Substâncias. A expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas por noite.
Festival de Lençóis reúne programação cultural e sustentabilidade
O Festival de Lençóis tem como objetivos fomentar a cultura, estimular a sustentabilidade e fortalecer a cidadania por meio das artes e do turismo cultural. Produzido pela Pau Viola Cultura e Entretenimento, o evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Lençóis.
De acordo com a prefeita Vanessa Sena (PSD), a expectativa para o Festival de Lençóis é das “melhores possíveis” para este ano. Segundo ela, a programação foi “bem recebida” pelo público.
“A programação foi muito bem recebida pelo público, que reagiu com muito carinho. É um evento muito especial para a cidade no quesito cultural e econômico, movimentando a economia da cidade e gerando renda para a população. Nós estamos preparando a cidade para receber cada visitante de casa linda, pronta e acolhedora”, disse.
Festival de Lençóis atrai turistas brasileiros e estrangeiros
O festival ocorre em meio a casarios centenários e atrai turistas brasileiros e estrangeiros. Além das apresentações musicais, o público aproveita a beleza natural da Chapada Diamantina, com grutas e cachoeiras. A gastronomia local oferece opções que vão da culinária baiana e nordestina à internacional, complementando a experiência turística.
Lençóis está localizada a 430 km de Salvador e apresenta novidades culturais para os visitantes. Além do Museu do Garimpeiro, que preserva a memória da mineração na região, a cidade conta com o Museu de Geologia da Chapada Diamantina (@museusincora), espaço moderno que combina história, aprendizado e atrações para todas as idades.
Durante o festival, a cidade se prepara para receber centenas de visitantes, fortalecendo o turismo e movimentando a economia local. A rede hoteleira oferece cerca de 5.000 leitos, e o evento gera aproximadamente 500 empregos diretos e 700 indiretos, incluindo atividades informais.
O festival também promove ações de conscientização ambiental e turismo responsável. Os visitantes são orientados a não jogar lixo, não alimentar animais silvestres e evitar fogueiras. Desde a primeira edição, os organizadores destacam a preservação da fauna, flora e recursos naturais da Chapada Diamantina, prevenindo assoreamentos, incêndios e outros danos ao meio ambiente.
Com público diário estimado em 10 mil pessoas, o Festival de Lençóis já recebeu artistas renomados como Maria Rita, Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina, Luís Melodia, Flávio Venturini, Adriana Calcanhoto, Margareth Menezes, Elza Soares, Nando Reis, Vanessa da Mata, Mart’nália, Russo Passapusso, Lobão, Geraldo Azevedo, João Bosco, Lecy Brandão, Zizi Possi, Luiza Possi, Léo Jaime, Baby do Brasil e Diogo Nogueira, consolidando-se como um dos principais eventos culturais da Bahia.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país