header1_bg
Pular para o conteúdo
Início » Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil. Saiba aonde

Exposição do Instituto Flávia Abubakir relembra invasões holandesas no Brasil. Saiba aonde

Mostra Os holandeses no Brasil está em exibição até 21 de junho, no IGHBA, e marca 400 da presença dos invasores, explorando o contexto político

A exposição Os holandeses no Brasil, realizada através de uma parceria do Instituto Flávia Abubakir (IFA) com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA), marca o quarto centenário da presença holandesa no país. A mostra está em exibição até 21 de junho, no IGHBA, e relembra a ocupação holandesa, entre 1624 e 1654. São abordados desde a ocupação, o contexto político do mundo no período – e mais especificamente no Brasil, Portugal, Espanha e Holanda -, até as razões das conexões entre esses territórios, que resultaram em eventos marcantes de nossa história.

“Nós perdemos a importância do que foi esse evento das invasões holandesas no Brasil. Na verdade, a coroa espanhola passa a ser também a coroa portuguesa, e isso faz com que os holandeses, em guerra com a Espanha, também entrem em guerra com o Brasil. E se dão o direito de vir aqui tomar conta ou ter um pedaço daquilo que talvez tenha sido o mercado mais pujante e mais enriquecedor do século XVI, que era o trade de cana de açúcar, quem comercializava cana de açúcar”, explicou o empresário Frank Abubakir, em participação neste episódio do SobreTudo, do Portal M!.

De acordo com o acionista controlador da Unipar, este foi o primeiro o primeiro evento global de que se tem notícia. “Foi um escândalo, com direito a livros belíssimos do século XVI fazendo propaganda, dizendo que os holandeses é que estavam certos”, lembrou. 

Foto: Equipe M!

Como exemplo, o empresário exibiu um livro do século XVI, em que é apresentado apenas um dos lados do que foi a invasão holandesa no Brasil e na Bahia no ano de 1624.

“[Ele tem] uma gravura que é muito famosa, é uma Baía de Todos-os-Santos em 360º, eu nunca vi uma gravura assim. É um trabalho técnico efetivamente, para mostrar um ponto de vista. É tão bem feito que chega a virar obra de arte. Você vê a composição e o espírito da época. Esse aqui é um dos itens raros que nós temos do que diz respeito à invasão holandesa no Brasil”, contou. 

Exposição sobre invasão holandesa

Dividida em quatro eixos temáticos, a mostra começa com a abordagem do açúcar, especiaria de imenso valor no período, seu surgimento, a domesticação, o cultivo no Brasil e os vínculos com a ocupação holandesa. A exposição passa ainda pela luta entre portugueses e espanhóis, para seguir com a conquista da Bahia, em 1624, outra grande produtora de açúcar da época, e a rendição holandesa em 1625.

Por fim, a mostra trata da permanência mais duradoura dos holandeses no Brasil, entre os anos de 1630 e 1654, conectando a história da Bahia e de Pernambuco com os territórios impactados pelas chamadas Guerras do Açúcar.

Confira o episódio do SobreTudo:

Leia também:

Instituto Flavia Abubakir disponibiliza raro acervo para consulta de estudantes e pesquisadores

Acionista controlador da Unipar questiona: como competir de maneira justa com países que não têm as mesmas obrigações que o Brasil?

Frank Abubakir prepara filhas para sucessão no comando da Unipar

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Política