Dênisson Padilha Filho celebra 25 anos de carreira literária e lança novo livro
Histórias exploram temas como solidão, existência e os silêncios que permeiam a vida
Celebrando 25 anos de carreira literária, o escritor Dênisson Padilha Filho lançará seu mais novo livro, intitulado Fúria talvez, em evento que ocorrerá no dia 19 de outubro de 2024, às 15h30, na Cervejaria ArtMalte, localizada na Rua Feira de Santana, 354, no Rio Vermelho, em Salvador (BA). Na ocasião, a escritora Rita Santana fará uma leitura de um dos contos do livro e haverá sessão de autógrafos.
Fúria talvez apresenta uma narrativa contemporânea que aborda as angústias e desafios enfrentados por personagens comuns em seu cotidiano. Os contos são descritos como transformações de situações banais em momentos de caos e espanto, onde a fúria se manifesta tanto em termos de loucura quanto de desejo. O livro é dividido em três partes: “na estrada”, “na carne” e “no sangue”, refletindo as tensões geográficas, emocionais e familiares vivenciadas por seus personagens.
Nascido em 1971, Dênisson é mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em sua carreira, já lançou outras obras, como Rock Circus (2022) e Eram olhos enfeitados de sol (2017), e tem textos publicados em diversas revistas literárias. Além disso, foi vencedor do Prêmio Internacional Cataratas de contos em 2015.
Os contos de Fúria talvez abrangem uma variedade de cenários, como a relação entre um tio-avô e uma menina, e a despedida de amigos em um bar, entre outros. Essas histórias exploram temas como solidão, existência e os silêncios que permeiam a vida. Segundo o escritor André Giusti, que apresenta a obra, Padilha Filho consegue evitar a superficialidade que muitas vezes permeia a literatura contemporânea, trazendo uma abordagem mais genuína e viva.
“Passando ao largo de temas que parecem obrigatórios na literatura contemporânea (obrigatoriedade que, muitas vezes, gera histórias forçadas, sem naturalidade e que estão se tornando lugar comum), Padilha Filho nos apresenta novamente uma narrativa moderna, jovem, com angústias dos dias de hoje se abatendo sobre personagens comuns, de nosso tempo e nossa vida diária. Seu enfoque em boa parte das páginas é em diálogos (algo que, inclusive, muito falta aos autores contemporâneos, que geralmente entregam tudo nas mãos de um narrador), diálogos intensos e ágeis, como em uma partida de tênis de mesa profissional”, afirma.
Já o autor destaca a importância do título e o trabalho de reinvenção dos sentidos que ele propõe. “Utilizei ‘fúria’ no sentido lato, tanto como raiva quanto como lascívia ou como loucura; e a palavra ‘talvez’ também usei com um novo campo semântico. Um ‘talvez’ não com sentido de indefinição, mas o ‘talvez’ adjetivo. Fúria talvez, uma fúria incipiente, fúria em progresso, bomba-relógio”, afirmou. Ele enfatiza que os contos refletem sua obstinação artística e a continuidade de um processo criativo que se estende por mais de uma década.
“Os contos do Fúria Talvez refletem bem a obstinação que marca meu fazer artístico, meu ofício ao longo desses 25 anos de carreira. Vários desses contos vêm sendo burilados há treze, oito, nove anos. Muita coisa lancei nesse meio tempo e eles seguiam em contínuo processo de lapidação. Portanto, agora, festejando 25 anos de carreira de escritor, nada melhor do que virem a público. Ao longo desse tempo, recebi aplauso de gente de relevo, boas críticas, alguns prêmios, mas para mim o que vale mesmo é emocionar e incomodar o leitor através da palavra”.
Leia também:
Cachoeira anuncia programação da 12ª edição da Flica
Gilberto Gil e Aldo Brizzi apresentam ópera inédita ‘Amor Azul’ em Salvador
Paulo Markun defende regulamentação da Inteligência Artificial em campanhas eleitorais
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Escritores baianos vencem Prêmio Jabuti nas categorias Educação e Romance
Ilê Aiyê vai homenagear povo queniano no Carnaval de Salvador em 2025
Últimas Notícias
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos
Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’
Ele informou que passará a se dedicar integralmente à carreira de cantor
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
Competição terá estreia em abril e integra calendário de 50 corridas da marca
Silvio Santos Vem Aí: Leandro Hassun será protagonista em novo filme sobre criador do SBT
Filme começou a ser gravado em São Paulo na semana passada e promete trazer uma nova perspectiva sobre a carreira do apresentador
STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato
Decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Os dados foram apurados durante ações de agentes de segurança entre janeiro e novembro
Itapuã, Pituba e Pernambués concentram 14% da população de Salvador, afirma IBGE
Aumento populacional foi impulsionado por estrutura, serviços e lazer
Marcia Freire anuncia datas dos ensaios de Carnaval e revela turnê de verão pelo Nordeste
Cantora se apresenta em Salvador e fará uma turnê pelo Nordeste, além de ser uma das atrações principais do Réveillon em Porto de Galinhas (PE)