Pular para o conteúdo
Início » Coala Festival: Afrocidade e Timbalada se unem em show histórico

Coala Festival: Afrocidade e Timbalada se unem em show histórico

Coala Festival: Afrocidade e Timbalada se unem em show histórico
Bandas baianas celebram ancestralidade e música afro-brasileira em apresentação inédita

A união entre o timbau e a música afro-baiana cria uma conexão única entre as bandas Afrocidade e Timbalada no Coala Festival. Pela primeira vez, os dois grupos dividirão o palco em uma apresentação inédita , no próximo domingo (8), às 18h40, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

A iniciativa do encontro partiu da Afrocidade, que, inicialmente, tinha como objetivo prestar uma homenagem à Timbalada, banda com 33 anos de trajetória. O que começou como uma simples homenagem evoluiu para uma celebração da música afro-brasileira e da ancestralidade, que impulsiona ambas as bandas.

“Para nós sempre fez muito sentido homenagear a Timbalada, que desde o início foi – e continua sendo – uma das nossas referências mais latentes. A Afrocidade existe e produz o som que o público conhece hoje também porque todos nós crescemos ouvindo a Timbalada”, relata Eric Mazzone, vocalista, baterista e diretor musical da Afrocidade, que fará sua segunda apresentação no Coala Festival. A primeira ocorreu em 2019.

“É a primeira vez que um encontro como esse acontece em mais de 30 anos de história da Timbalada e ele foi recebido como um presente por todos nós. Estrear no palco do Coala, um festival nacional tão importante, compartilhando o palco com essa banda que, como eu, nasceu em Camaçari, na Bahia, será muito especial”, afirma Denny Denan, vocalista da Timbalada, ao lado de Buja Ferreira.

Conexão Percussiva

O elo mais forte entre as duas bandas reside na percussão. No palco do Coala Festival, essa força ganha vida em uma performance potente, envolvente e totalmente dançante, unindo as linguagens musicais dos dois grupos.

O repertório do show trará clássicos de ambas as bandas, como Beija-Flor, da Timbalada, e Baby Te Liguei, que projetou a Afrocidade no cenário internacional. A colaboração entre os grupos ganha destaque em As Mina Para o Baile, onde os ritmos se entrelaçam de maneira vibrante.

Além da música, o figurino foi especialmente criado para o espetáculo, assinado pela colaboração Adidas+Farm, celebrando uma década de parceria. A estética visual é complementada pelas icônicas pinturas corporais popularizadas pela Timbalada.

História e Ancestralidade

Fundada em 1991 por Carlinhos Brown, a Timbalada se tornou referência na música baiana com sua sonoridade efervescente e a forte presença do timbau. Ao longo de mais de três décadas, a banda acumulou inúmeros sucessos, tendo Denny Denan e Buja Ferreira como vozes principais, e conta atualmente com cerca de 29 músicos.

A Afrocidade, por sua vez, surgiu em 2011, duas décadas após a Timbalada, como resultado de anos de pesquisa musical liderada por Eric Mazzone. A banda, que mistura ritmos da África contemporânea e outras influências africanas, é conhecida pela forte interação com o público ao vivo.

Além da música, a Afrocidade utiliza suas letras para reafirmar a importância e a força dos valores étnicos baianos e brasileiros, reverenciando suas raízes africanas. O grupo é composto por Fernanda Maia, Rafael Lima, Douglas Santos, Marley Lima, Sulivan Nunes, Deivite Marcel e Guto Sobral.

Line-up do Coala Festival

Além da apresentação histórica de Afrocidade e Timbalada, o Coala Festival contará com outros grandes nomes no domingo, incluindo Planet Hemp, Joyce Alane, Yago OProprio, 5 a Seco, Xande canta Caetano, e Mariana Aydar com Mestrinho. Os shows do palco principal serão transmitidos ao vivo pelo streaming Disney+.

Leia também:

Sesi Casa Branca recebe espetáculo infantil focado em saúde mental

Em livro, paciente condenado a morrer conta sua história vencendo câncer

Divulgação