Bando de Teatro Olodum realiza Festival de Arte Negra a partir desta quinta
Evento será realizado em diversos espaços culturais de Salvador e contará com Ayrá Soares e bloco afro Ilê Aiyê
O Bando de Teatro Olodum realizará, a partir desta quinta-feira (5) até sábado (8), a 12º edição do Festival de Arte Negra “A Cena Tá Preta”, no Quarteirão das Artes, na Praça Castro Alves, em Salvador. Entre as atrações estão a cantora e compositora Ayrá Soares e o bloco afro Ilê Aiyê.
Com uma arte política como característica, Ayrá se destaca ao mesclar os ritmos tipicamente baianos com a musicalidade da região caribenha, que são evidentes em seus novos singles “Liberdade” e “Nem no FDS”. O show será gratuito e acontece no dia 8 de setembro, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural da Barroquinha.
O festival celebra a rica diversidade das artes negras brasileiras com uma programação vibrante que inclui teatro, dança, música, exibição de filmes, performances artísticas e oficinas gratuitas. Além das atrações gratuitas, alguns espetáculos terão ingressos a preços populares (R$30 e R$15 para meia-entrada). Entre as ofertas gratuitas está uma oficina de interpretação ministrada pelo ator e diretor Lázaro Ramos, que será voltada para artistas em formação nas artes cênicas, relembrando o início da sua trajetória, que começou aos 15 anos no Bando de Teatro Olodum.
O evento também contará com a presença de outros talentos negros que são referência no cenário nacional. O festival será realizado em diversos espaços culturais, incluindo o Pátio Iyá Nassô, o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Boca de Brasa Centro, o Café-Teatro Nilda Spencer e o Espaço Cultural da Barroquinha.
Programação
A abertura, marcada para esta quinta-feira (5), terá a revista musical “Cabaré da Rrrrraça”, um dos maiores sucessos do Bando de Teatro Olodum. Criado em 1997, o espetáculo, com direção de Márcio Meirelles, antecipou debates sobre a questão racial no Brasil com uma abordagem inovadora de humor e música. A montagem atual é dirigida por Cássia Valle, Valdinéia Soriano e Leno Sacramento, vencedores do Prêmio Braskem de Direção 2023.
Os artistas do Bando de Teatro Olodum também estarão presentes com diversas produções, incluindo a atriz, diretora e escritora Cássia Valle com o infantil “Casa Encantada”; o ator e diretor Leno Sacramento com o monólogo “Escarro Início”; e o ator e poeta Ednaldo Muniz com o “Sarau Se7e + 1”. Também terá o afrochef Jorge Washington com uma edição especial do “Culinária Musical”, que contará com a participação dos cantores Dão Black e Riane Mascarenhas, intervenção poética de Bruna Silva e desfile de moda afro da grife Nega Negona.
Lucas Leto, ex-integrante do Bando e destaque na novela “Pantanal”, participará de uma mesa sobre os desafios enfrentados por artistas negros no teatro e no audiovisual. A mesa contará também com a pesquisadora Mabel Freitas e a atriz, dramaturga e roteirista Dione Carlos, que também ministrará uma oficina de roteiro e realizará a leitura dramática da peça “Por Elise”, de Grace Passô. Dione, que recebeu os Prêmios Shell e APCA por sua dramaturgia, é autora do documentário “Elza Infinita” (Globoplay), premiado no New York Film Festivals.
A programação de dança do festival inclui apresentações do Balé Folclórico da Bahia e a performance “Corpo em Movimento”. O público poderá conferir a coreografia inédita “De Dentro”, da Companhia Jorge Silva, e o solo “Formigueiro”, do dançarino Bruno Duarte, que também ministrará uma oficina de Krump, uma modalidade das danças urbanas. O evento conta com a curadoria do professor e coreógrafo José Carlos Arandiba (Zebrinha), conhecido por seu trabalho no Balé Folclórico da Bahia e no Bando de Teatro Olodum.
O teatro negro da Bahia estará representado pelos espetáculos “Fyah do Ódio e do Amor”, dirigido por NegaFyah, e “Santana”, com dramaturgia de Joseane Nascimento, direção de Daniel Arcades e direção de arte de Thiago Romero. “Santana” é estrelado por Evana Jeyssan, ganhadora do Prêmio Braskem de Melhor Atriz em 2021, e pelas atrizes Arlete Dias e Naira da Hora, ambas do Bando.
Entre as produções nacionais, o festival apresentará o monólogo “Em Busca de Judith”, que recebeu duas indicações ao 34º Prêmio Shell, e o solo cênico “O Grande Dia”, idealizado por Reinaldo Junior e com supervisão artística de Tatiana Tibúrcio.
Leia também:
Boate Kiss: Toffoli derruba anulação do júri e determina prisão de condenados
Starlink recorre ao STF novamente e pede desbloqueio de contas bancárias
Ethiene Peixoto
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'