Pular para o conteúdo
Início » Afoxé Filhos de Gandhy será homenageado na Câmara dos Deputados

Afoxé Filhos de Gandhy será homenageado na Câmara dos Deputados

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Sessão solene pelos seus 75 anos será realizada nesta terça-feira, às 11 horas, no plenário  Ulysses Guimarães

O Afoxé Filhos de Gandhy será homenageado, nesta terça-feira (14), na Câmara dos Deputados, em sessão solene pelos seus 75 anos. O evento será realizado, às 11 horas, no plenário Ulysses Guimarães e é uma iniciativa do deputado federal Jorge Solla (PT) e outros parlamentares.

O objetivo é destacar a história e importância de um dos maiores e mais tradicionais afoxés do país. Filhos de Gandhy foi fundado em 1949 por estivadores negros do Porto de Salvador e se consagrou como o “tapete branco da paz” por reunir milhares de homens trajando fantasia de cores branca e azul, turbante, bracelete, sandálias e meias, um frasco de perfume de Alfazema e o seu famoso colar.

Inicialmente chamado ‘Comendo Coentro’, o grupo mudou de nome para homenagear o líder indiano Mahatma Gandhi, assassinado em 1948. Desde então, prega a cultura da paz, a resistência e tolerância religiosa. Em seu primeiro carnaval na capital baiana, os Filhos de Gandhy saíram às ruas com cerca de 30 homens. Atualmente, são quase 100 mil associados, dos quais 7 mil são foliões.

Além do Carnaval de Salvador, os Filhos de Gandhy participam das principais festas do calendário religioso da Bahia, como as lavagens do Bonfim e de Itapuã, as festas de Iemanjá, de Santa Luzia e de Santa Bárbara, entre outras.

“Estamos muito felizes e honrados com essa homenagem que reconhece e valoriza a história dos Filhos de Gandhy. São mais de sete décadas de resistência e importância cultural e religiosa na Bahia e no Brasil. Agradecemos a todos que têm feito do afoxé um dos mais importantes e simbólicos da nossa cultura afro-brasileira”, disse Gilsoney Oliveira, presidente dos Filhos de Gandhy.

Leia também:

Em homenagem a Caetano Veloso, afoxé Filhos de Gandhy apresenta fantasia do Carnaval 2024

Em celebração aos 50 anos de carreira, Alcione diz que a Bahia é responsável por seu sucesso

UFBA lança Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura em Salvador

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)