Pular para o conteúdo
Início » Renascer: novela ambientada na Bahia tem audiência baixa em Salvador

Renascer: novela ambientada na Bahia tem audiência baixa em Salvador

Especialista explica o motivo da diminuição do engajamento quando relacionado com outras novelas da Globo

No ar desde janeiro, o remake de ‘Renascer’ não conta com uma alta audiência do público de Salvador, capita da Bahia, local onde a novela escrita por Bruno Luperi se passa. A trama acontece em Ilhéus e já chegou a ser o romance menos visto da emissora Globo duas vezes, algo incomum para as programações exibidas em horário nobre. 

De acordo com o pesquisador de novelas graduado em comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Juliano Trindade, o baixo engajamento na capital baiana pode ser explicado pela falta de imagens que tragam uma identificação com a cidade. Segundo ele, a fotografia da telenovela não explora as riquezas da região, parecendo apenas uma gravação em um estúdio comum. 

“O remake de ‘Renascer’ dá a impressão de se passar em qualquer lugar do país, não exatamente na região de Ilhéus, na Bahia, um local solar. É uma novela com muito mais cara de ser feita em estúdios do que sua versão original”, relatou Trindade. 

Segundo os índices de audiência divulgados pelo F5, nos dias 21 e 22 de maio a novela marcou 24 pontos, número inferior ao de ‘No Rancho Fundo’, novela das 18h, e ‘Família é Tudo’, novela das 19h, que anotaram 26 e 25 pontos respectivamente. 

Para mudar esse cenário negativo, ‘Renascer’ passa por um processo de reedição para deixar a narrativa mais dinâmica. Além disso, as divulgações da novela estão repetidas mais vezes nos intervalos comerciais da emissora. A produção tem o seu desfecho programado para o mês de setembro, que é quando a telenovela ‘Mania de Você’ vai ao ar no horário nobre da Globo. 

 

Leia também: 

Davi diz existir racismo em perda de seguidores pós-BBB

Dupla sertaneja faz show lotado após viralizar com vídeo de plateia vazia

Após briga com Neymar, Luana Piovani cobra posição de Scooby sobre PEC das praias

Marcações: