Luto na TV: Lúcia Alves morre após 10 dias internada e deixa legado de 40 anos nas novelas brasileiras
Conhecida por papéis em novelas da TV Globo, atriz teve carreira marcada por papéis marcantes, como a índia Potira de Irmão Coragem
Reprodução/Youtube
A atriz Lúcia Alves, conhecida por seus trabalhos em novelas da TV Globo, faleceu, nesta última quinta-feira (24), aos 76 anos. Ela passou 10 dias internada em estado grave na Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro. A morte da atriz foi confirmada pelo hospital, que também informou que a causa do falecimento foram complicações de um câncer no pâncreas, ao qual tratava desde 2022.
“A Casa de Saúde São José confirma o falecimento de Lúcia Alves na tarde desta quinta-feira, 24 de abril, aos 76 anos. A paciente estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde o dia 14 de abril. A instituição se solidariza com os familiares, amigos e fãs da atriz”, informou a nota oficial divulgada pelo hospital.
Vida e carreira
Lúcia Alves da Silva nasceu no Rio de Janeiro, no dia 4 de outubro de 1948, filha de um bancário e uma psicóloga. Iniciou sua carreira artística no teatro do Copacabana Palace nos anos 1960. Em 1965, estreou no cinema com o filme Um Ramo para Luíza, do diretor J.B. Tanko. Sua estreia na televisão aconteceu em 1969, na extinta TV Tupi, na novela Enquanto Houver Estrelas, escrita e dirigida por Mário Brasini.
Ainda em 1969, Lúcia foi para a TV Globo, onde viveu a Geralda em Verão Vermelho, de Dias Gomes. No ano seguinte, estreou como índia Potira, um dos seus mais marcantes personagens, na novela Irmãos Coragem. Em entrevista à “Memória Globo”, a atriz disse que Potira foi uma de suas personagens favoritas e que ainda se emocionava com a cena de morte de sua personagem.
“Se eu vou dar uma espiada lá na morte da Potira, eu me emociono, acredita?”, contou.
Nos anos seguintes, Lúcia ficou conhecida por papéis importantes em novelas, conquistando destaque no horário nobre, participando de produções como Helena (1975), Plumas e Paetês (1980), Ti-Ti-Ti (1985) e Barriga de Aluguel (1990).
Prêmios e reconhecimento
Lúcia era reconhecida por sua versatilidade como atriz, atuando em novelas, minisséries e seriados, além de fazer participações em especiais humorísticos, como em A Diarista, A Grande Família e Toma Lá, Dá Cá. No cinema, ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília, além de ter recebido uma indicação, na mesma categoria, ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, por sua atuação no longa Bendido Fruto, de Sérgio Goldenberg, uma comédia dramática onde atuou ao lado de Camila Pitanga, Zezé Mota e Otávio Augusto.
A história gira em torno de um homem, dono de um salão de beleza, que se faz de homossexual para as clientes, mas, na verdade, é casado com a mulher negra, que apresenta como sua empregada doméstica. Lúcia interpreta Telma, amiga noveleira do casal, que ajuda a esconder a relação dos amigos.
“Acho que eu trabalhei 40 anos sem parar. Eu parei para ter minha filha só”, lembrou ao Memória Globo.
Últimos papéis
Nos anos 2000, Lúcia se destacou em O Cravo e a Rosa (2000) e também participou de seriados como Carga Pesada. Seu último trabalho em novelas foi em Joia Rara (2013), interpretando Nair, personagem que apareceu apenas em dois episódios. Já seu último trabalho na TV foi no seriado República do Peru, transmitido pela TV Brasil.
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Luan Pereira passa mal após show e quadro de saúde gera alerta
Últimas Notícias
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar