Pular para o conteúdo
Início » Matteus do BB24 fraudou cotas raciais para ingressar na universidade

Matteus do BB24 fraudou cotas raciais para ingressar na universidade

O ex-brother se declarou preto para facilitar aprovação no vestibular

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) confirmou, nesta sexta-feira (14), as acusações de fraude de cota racial envolvendo o ex-BBB Matteus Amaral, para ingressar no curso de Engenharia Agrícola.

As acusações e especulações vieram a tona na última quinta-feira (13), depois que um documento que mostra que o ex-BBB se aplicou para a vaga pelo sistema de cotas raciais como “preto” foi descoberto.

“Em 2014 o estudante Matteus Amaral Vargas ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. A inscrição dele foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. Essas informações constam no Edital no 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção desse curso naquele ano. Esse curso, oferecido em conjunto com a Unipampa, não é mais ofertado pelo IFFar desde 2021. O Matteus Amaral Vargas também não é mais estudante do IFFar.”

A instituição afirmou, por meio de nota enviada à Contigo!, que as acusações feitas nas redes sociais procedem e o ex-BBB conseguiu a vaga porque na época, para conseguir uma vaga pela Lei de Cotas o único documento exigido para comprovação da etnia era uma declaração feita pelo próprio aluno, sem checagem de uma banca avaliadora.

O IFFAR ainda relatou que a fraude não foi investigada na época porque não houve nenhuma denúncia formal durante o período em que Matteus foi aluno da universidade.

“Em relação ao ingresso pelas cotas, é importantíssimo ficar claro que, naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Não havendo nenhum mecanismo específico de verificação de autodeclaração implantado, possíveis fraudes eram apuradas apenas se houvesse denúncia. Nesse caso, a questão poderia ser investigada internamente, por meio de um processo administrativo normal, que assegurasse ampla defesa de todas as partes. Nenhuma denúncia desse tipo foi feita na época.”

Durante o BBB, Matteus falou sobre a faculdade, porém, afirmou aos colegas de confinamento que só chegou ao 5º período da formação, não concluindo o curso. O participante, de 27 anos, conseguiu chegar até a final do programa e ficou em segundo lugar com 24,5% dos votos.

O ex-BBB ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas um vídeo compartilhado por ele e apagado logo em seguida chamou a atenção do público. Na gravação, a mãe de Matteus surge no fundo falando sobre o caso. “Já ouvi dizer que isso aí não dá nada, se eu me declarei negra, sou negra”.

Leia também:

Com surpresa romântica, ex-BBB Matteus mostra detalhes de pedido de namoro a Isabelle

Justiça condena Casimiro a indenizar participante de reality show