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WhatsApp testa interação por voz com inteligência artificial

WhatsApp testa interação por voz com inteligência artificial Meta AI
Nova função permitirá que usuários façam perguntas e recebam respostas faladas diretamente no aplicativo

O WhatsApp poderá ganhar uma nova funcionalidade em breve: a interação por voz. Segundo informações do site WaBetaInfo, o aplicativo de mensagens está testando, em sua versão beta, a possibilidade de conversas por voz com a Meta AI, a inteligência artificial da empresa.

A funcionalidade permitirá que os usuários façam perguntas ao WhatsApp, que serão respondidas por meio de áudio. Essa atualização está sendo testada na versão beta para iOS 24.16.10.70, destinada aos dispositivos Apple, ainda em fase de desenvolvimento.

Os usuários também poderão escolher o estilo das respostas fornecidas pela Meta AI: uma versão mais detalhada e complexa, chamada “full”, ou uma resposta breve e objetiva, conhecida como “brief”. Além disso, será possível desativar a função de respostas por voz e optar por respostas em texto, conforme indicado pelo site.

A Meta AI promete respostas faladas de forma natural e ágil, com o objetivo de facilitar a interação dos usuários com a plataforma. Além disso, haverá a possibilidade de personalizar a voz da inteligência artificial, escolhendo entre diferentes opções, segundo o WaBetaInfo. No entanto, detalhes sobre como essas vozes serão geradas ainda não foram divulgados.

No futuro, a expectativa é que a interação com a IA possa ocorrer sem a necessidade de usar as mãos, permitindo que os usuários realizem tarefas e tirem dúvidas de maneira rápida e prática apenas com a voz.

Enquanto o chat com a Meta AI estiver aberto, a inteligência artificial continuará a escutar o usuário. Encerrar a conversa indicará o fim da escuta, a menos que se opte pelas respostas em texto. Além disso, os usuários poderão receber uma confirmação de que a IA parou de ouvir as instruções.

No entanto, a Meta enfrenta desafios para implementar essa tecnologia em regiões como o Brasil e a União Europeia, devido a questões legais relacionadas à privacidade e segurança.

No Brasil, a empresa foi obrigada a suspender os recursos de inteligência artificial generativa em suas redes sociais, após uma decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A suspensão ocorreu por suspeitas de que a empresa estava violando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Portanto, pode ser necessário algum tempo até que as novas funções de inteligência artificial generativa estejam disponíveis no Brasil, a menos que a Meta consiga resolver as questões legais com as autoridades nacionais.

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Marcelo Camargo/Agência Brasil