Pular para o conteúdo
Início » Unidade de Atendimento Psiquiátrico é inaugurado no 5º Centro de Saúde

Unidade de Atendimento Psiquiátrico é inaugurado no 5º Centro de Saúde

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Serão 11 leitos, dos quais oito são para adultos, dois pediátricos e um de estabilização adulto/pediátrico

A Prefeitura de Salvador entregou, nesta sexta-feira (31), a nova unidade do Pronto Atendimento Psiquiátrico (PAP), no 5º Centro de Saúde, nos Barris. Foi investido aproximadamente R$1,6 milhão para a implantação da nova estrutura, destinada ao atendimento de urgências e emergências psiquiátricas. Serão 11 leitos, dos quais oito são para adultos, dois pediátricos e um de estabilização adulto/pediátrico.

Contará ainda com posto de enfermagem, serviço social, psicologia, posto de coleta, três consultórios médicos, farmácia satélite e almoxarifado. Com a implantação do novo PAP, a rede de urgência e emergência municipal contará com 380 leitos de observação em Pronto Atendimento, dos quais 68 de sala vermelha, 97 de observação feminina, 96 de observação masculina, 85 de observação infantil e 34 leitos de isolamento.

O prefeito Bruno Reis afirmou que unidades como o PAP passaram a ter nos últimos anos uma demanda muito maior, principalmente depois da pandemia, o que levou à implantação de uma estrutura maior do que a existente até então no 5º Centro. “Entendendo que a pandemia deixaria consequências para todos nós, seja na vida psicossocial, na vida econômica e financeira, ou até mesmo na Educação, sabíamos que seriam necessários investimentos. Nos programamos ao longo dos anos e vamos ampliar a nossa oferta e assistência a todos que precisam de atendimento psiquiátrico e psicossocial”, disse.

Segundo ele, a evolução do 5º Centro na oferta de múltiplos serviços de saúde, com a chegada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, a implantação recente da Upinha para atendimento infantil e, agora, a ampliação do Pronto Atendimento Psiquiátrico. “O 5º Centro vai virando um verdadeiro polo de serviços de saúde, em uma área central e estratégica da cidade. São unidades acessíveis, onde é mais fácil para as pessoas chegarem”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, também falou sobre a importância do novo PAP para a rede municipal de urgência e emergência. “Tínhamos um lugar que prestava o atendimento, com o esforço de toda a equipe, mas que não correspondia à necessidade da população. Esse novo ambiente traz condições de atendimento com dignidade.”

 

Leia também:

Prefeitura e Parque Social abrem seleção para 50 vagas de estágio

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)