SSP-BA anuncia redução de 42% nas mortes violentas em meio a cerco contra crime organizado no Recôncavo
Operações com Policiamento Orientado pela Inteligência bloquearam R$ 6 bilhões e apreenderam armas de alto calibre
Reprodução/Alberto Maraux
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta sexta-feira (14), a redução de 42% nas mortes violentas no início de novembro, após um mês de operações contínuas contra o crime organizado. A Polícia Civil confirmou a queda após ações integradas com o Policiamento Orientado pela Inteligência. As frentes de atuação também bloquearam R$ 6 bilhões ligados ao tráfico de drogas e armas, gerando reflexos no enfrentamento às facções que atuam no estado.
As operações Primus e Freedom ocorreram na Bahia, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Ceará. O período de atuação também resultou na apreensão de vinte fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas, granadas e munições em Salvador, no Recôncavo Baiano e no Extremo-sul. A ampliação da presença policial também ocorre em áreas onde foram registrados confrontos recentes, incluindo São Félix, Cachoeira e Muritiba.
“Não vamos permitir que integrantes de facções tentem subjugar o Estado. Não vamos permitir que grupos criminosos violentem as nossas comunidades. Com o Policiamento Orientado pela Inteligência e sempre com as ações pautadas pela legalidade, seguiremos fechando o cerco contra as facções” afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Disputa entre facções no Recôncavo e avanço das operações
No Recôncavo, as ações policiais resultaram na morte de nove homens morreram e cinco foram presos desde a última terça-feira (11). A ação começou após denúncias de moradores da região da barragem de Pedra do Cavalo, que apontaram circulação de homens armados. As polícias Militar e Civil reforçaram o patrulhamento no entorno de São Félix, Cachoeira e Muritiba após sucessivas trocas de tiros entre grupos rivais.
A SSP-BA confirmou que todos os alvos mortos e presos pertenciam ao mesmo grupo e eram ligados ao Bonde do Maluco (BDM). Por conta dos confrontos, a Prefeitura de Muritiba orientou moradores a permanecer em casa e suspendeu serviços municipais, incluindo unidades de saúde, escolas e repartições públicas. As aulas nos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) também foram suspensas de forma temporária.
Já na quarta-feira (12), dois homens foram baleados durante troca de tiros em uma área de mata às margens da BR-101 e não resistiram aos ferimentos. No mesmo dia, cinco mortes foram registradas em outro ponto de confronto. As equipes encontraram armas, carregadores e munições, além de montarem cerco por tempo indeterminado com revistas nos veículos que chegam às cidades.
Na última quinta-feira (13), os policiais utilizaram tecnologia para localizar cerca de trinta suspeitos escondidos na mata. Um deles foi encontrado na área da barragem e morreu após o confronto. Vídeos divulgados pela SSP-BA mostram parte do grupo entrando na mata próxima ao Rio Paraguaçu e à rodovia. Acampamentos utilizados pelos suspeitos foram desarticulados entre as áreas de São Félix, Cachoeira e Muritiba. O cerco se mantém na busca por envolvidos em tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, extorsão e corrupção de menores.
Uso de fuzis e avanço da estrutura criminosa no Recôncavo
O comandante do Policiamento do Recôncavo, coronel Lucas Palma, confirmou o uso de fuzis 762 por integrantes das facções durante os confrontos. Ele afirmou que o nível de armamento utilizado pelos grupos elevou a operação ao que classificou como nível de guerra, já que policiais passaram a atuar com armamento compatível ao utilizado pelos suspeitos. O reforço no policiamento teve início no dia 11, quando a troca de tiros entre facções marcou o começo da ação integrada.
A SSP-BA informou que cerca de duzentos agentes atuam no cerco aos suspeitos, incluindo equipes aéreas. Marcelo Werner afirmou que lideranças de facções que atuam na Bahia estão em comunidades do Rio de Janeiro e que a repressão exige integração e investigação constante para alcançar os responsáveis por ordenar invasões e homicídios.
Integração com a população e reforço das denúncias
O secretário Marcelo Werner reforçou a importância das denúncias feitas pela população e destacou que informações podem ser enviadas de forma anônima pelo telefone 181. Ele afirmou que a integração entre a sociedade e as forças de segurança amplia a capacidade de investigação e contribui para o bloqueio de recursos ilícitos e localização de armamentos, como os apreendidos nas últimas ações no interior e na capital.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro