SSP-BA amplia cerco e reforça patrulhamento em cidades do Recôncavo após confronto entre facções
Mortes, prisões e apreensão de armas marcam nova fase das operações integradas em Muritiba, São Félix e Cachoeira
Alberto Maraux/SSP-BA
As forças da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ampliaram, nesta quarta-feira (12), o patrulhamento e as ações de inteligência no Recôncavo baiano. A medida foi adotada após um novo confronto entre integrantes de facções rivais na região da barragem de Pedra do Cavalo, que liga os municípios de Muritiba, São Félix e Cachoeira. Durante o cerco, equipes das polícias Civil e Militar localizaram dois suspeitos armados em uma área de mata fechada, às margens da BR-101.
Integrantes de mesma facção são interceptados
De acordo com a SSP-BA, houve troca de tiros e os homens foram atingidos. Eles chegaram a ser socorridos para uma unidade hospitalar de Muritiba, mas não resistiram. Com os suspeitos, os agentes apreenderam uma pistola calibre 9mm, uma espingarda calibre 12, carregadores e munições.
Desde o início da intensificação do policiamento na região, oito integrantes de uma mesma facção foram interceptados, cinco deles presos e três mortos em confronto.

Ações coordenadas reforçam segurança e mobilizam prefeituras
A escalada da violência levou as prefeituras de Muritiba, São Félix e Cachoeira a suspender temporariamente serviços públicos, incluindo o funcionamento de escolas, unidades de saúde e repartições municipais, como medida preventiva. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Muritiba informou que a situação estava sob controle, mas recomendou que os moradores permanecessem em casa até a completa normalização do cenário.
“A Gestão Municipal informa que a situação está sob controle e que a Polícia Militar segue atuando para garantir a segurança de toda a população. […] Pedimos que todos, dentro do possível, permaneçam em casa até que o cenário esteja totalmente normalizado”, diz a nota oficial.
Já em São Félix, a administração municipal comunicou a suspensão das aulas e o funcionamento reduzido dos postos de saúde, “com caráter preventivo e temporário, visando assegurar a proteção dos servidores e da comunidade”.

Polícias Civil e Militar mantêm cerco na região
A mobilização das forças estaduais envolve equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), das 20ª e 80ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte. De acordo com a SSP-BA, as ações continuarão por tempo indeterminado, com blitze, barreiras e varreduras em áreas urbanas e rurais.
O objetivo é impedir o deslocamento de criminosos e desarticular as ramificações das facções que atuam na região. Segundo o delegado Yves Correia, coordenador regional do Interior Leste, os grupos já estavam sob monitoramento das áreas de inteligência.
“A gente sabe que há um conflito entre São Félix e Cachoeira, [as cidades] têm grupos criminosos rivais que já estão sendo investigados. Vários indivíduos já foram devidamente identificados pela inteligência, com mandados a serem cumpridos. A Polícia Civil vai trabalhar forte para alcançar esses autores”, afirmou.
A SSP reforçou que denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, serviço gratuito e com sigilo garantido por lei.
Operação Freedom reforça combate ao núcleo financeiro das facções
O cerco no Recôncavo ocorre dias após a Operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, que prendeu 37 suspeitos ligados ao Comando Vermelho (CV) em ações simultâneas na Bahia e no Ceará. A ofensiva mirou o núcleo armado e financeiro da facção e contou com o apoio de mais de 400 agentes. Entre os presos estão Luís Lázaro Santana Alves, apontado como líder do grupo criminoso no bairro da Liberdade, em Salvador, e Marielle Silva Santos, suspeita de atuar na lavagem de dinheiro do tráfico.
Durante a operação, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão, 51 contas bancárias bloqueadas e apreendidas armas, drogas e veículos. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou que a estratégia do governo é asfixiar a estrutura financeira das facções, rompendo o fluxo de recursos que sustenta a violência.
“O enfrentamento ao crime organizado passa por inteligência, integração e pela asfixia do dinheiro que alimenta essas organizações. Vamos continuar investindo para cortar o fluxo financeiro e garantir mais segurança para os baianos”, afirmou o governador.
De acordo com a SSP-BA, a Freedom se soma a uma série de ações integradas que vêm sendo realizadas em diferentes regiões do Estado, com foco na desarticulação de redes criminosas interestaduais e no fortalecimento da presença das forças de segurança em áreas de maior vulnerabilidade.
Rayllanna Lima
Rayllanna Lima é jornalista e especialista em Marketing e Growth, movida pelo desejo de transformar dados em narrativas que informam, conectam e inspiram. Autora do livro Renascer, reúne experiências em veículos de comunicação, agências e empresas dos setores de energia e pesquisa de mercado, com foco em integrar pessoas, marcas e propósito.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital