Jerônimo diz que operação visa asfixiar núcleo financeiro do Comando Vermelho na Bahia e anuncia investimentos

Governador destaca integração entre repressão e políticas sociais e critica projeto que equipara facções a terrorismo


Rayllanna Lima
Rayllanna Lima 04/11/2025 12:38 • Política
Jerônimo diz que operação visa asfixiar núcleo financeiro do Comando Vermelho na Bahia e anuncia investimentos - Portal M!
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta terça-feira (4), que a Operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia nesta manhã, teve como objetivo asfixiar o núcleo financeiro do Comando Vermelho (CV) e desarticular a atuação da facção no Estado. Até o momento, 37 pessoas foram presas. A declaração foi dada durante evento realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no mesmo dia em que o petista anunciou um amplo pacote de investimentos em segurança pública.

“Em algum lugar está a fonte financeira, em algum lugar, assim como nós vimos a Faria Lima, aqui em Salvador também tem os bairros nobres que devem guardar essas fontes, mas que ninguém toca. Quem paga a conta é a comunidade de povo, e quem vai embora são os nossos filhos negros”, disse Jerônimo.

Críticas ao enquadramento do crime organizado como terrorismo

Durante o discurso, Jerônimo também criticou a tentativa de equiparar crime organizado e terrorismo, discussão levantada a partir de projeto enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional, que está em tramitação. Para ele, o tema exige cautela e conhecimento técnico.

“Estamos falando de duas coisas diferentes, muito embora não sejam boas para nós. Mas quando se coloca o tema do terror ou do terrorismo, é novamente quando enxergam a nossa soberania. Cuidado com o que a gente fala, porque, na medida que a gente escreve lá, são agendas ligadas ao terrorismo, e a gente novamente chama os Estados Unidos para ocupar o território brasileiro”, afirmou o governador, reforçando que o combate às facções deve ocorrer “com polícia, justiça e oportunidades”.

Presença do Estado e políticas sociais como complemento

Além das ações repressivas, o governador aposta em programas de prevenção à violência e promoção da cidadania, como o Bahia Pela Paz, que transforma 149 escolas públicas em espaços de esporte e cultura nos fins de semana, e o Corra pro Abraço, que será ampliado para Ilhéus, Itabuna e Alagoinhas. Também estão previstas a construção de três Casas da Mulher Brasileira e três Centros Comunitários pela Vida (Convive) até 2026.

Jerônimo Rodrigues reforçou que segurança pública exige integração entre as forças policiais e investimento social. “Nós abrimos as escolas durante as férias, 20 dias, 30 dias. É preciso enfrentar o crime organizado com polícia, mas também com oportunidades”, disse.

De acordo com o governador, desde 2023, o Estado já incorporou 7,3 mil novos agentes entre concursos e convocações, entregou 6.300 viaturas, 20 mil coletes balísticos, 3.787 armas de grosso calibre e um helicóptero para o Corpo de Bombeiros. O sistema de reconhecimento facial, presente em 81 municípios, contribuiu para mais de 3.700 prisões apenas no primeiro semestre de 2025.

Pacote inclui concursos, novas viaturas e expansão do sistema prisional

Em paralelo à megaoperação que acontece desde cedo em Salvador, o governador anunciou um conjunto de medidas que somam mais de R$ 1 bilhão em investimentos desde 2023, voltadas à reestruturação das forças de segurança e ao fortalecimento da inteligência policial. Entre as ações estão concursos com 750 vagas para a Polícia Civil, convocação de 85 oficiais da Polícia Militar, 41 do Corpo de Bombeiros e 153 policiais penais, além da entrada em serviço de 2 mil novos policiais militares até o fim deste ano e o chamamento de 600 reservistas da PM.

O plano prevê também a entrega de 500 novas viaturas até o próximo ano, a construção de 66 unidades operacionais das forças policiais e a ampliação em 1.756 vagas do sistema prisional baiano. Segundo Jerônimo, as ações buscam garantir melhores condições de trabalho e ampliar a presença do Estado em regiões vulneráveis.

“Nós não abriremos mão de continuar tentando fazer o Estado ser o que foi em outros momentos: um Estado forte”, afirmou.

Inteligência e tecnologia como pilares do enfrentamento

O pacote inclui a implantação do Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência, que integra bases de dados e análises criminais para definir estratégias de ação em tempo real. Além disso, serão construídos o novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar e a nova sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Entre os investimentos tecnológicos, estão a aquisição de drones para monitoramento de grandes eventos, equipamentos periciais de alta precisão e sistemas de análise de combustíveis e bebidas adulteradas, que fortalecem o trabalho investigativo. Para o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, o momento marca uma virada estrutural na política de segurança baiana.

“A Bahia está consolidando um novo patamar de estrutura e eficiência na segurança pública, investindo na ampliação do efetivo, na formação de novos profissionais e em tecnologia para respostas mais rápidas e qualificadas”, destacou.

Rayllanna Lima

Rayllanna Lima

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A -
Esporte 07/11/2025 às 09:32

Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A

Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG


Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos -
Política 07/11/2025 às 09:01

Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos

Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense


Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS -
Cidades 07/11/2025 às 08:30

Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS

INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento


Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem -
Cidades 07/11/2025 às 08:00

Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem

De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais


Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta -
Saúde 07/11/2025 às 07:30

Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta

Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti


Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado -
Cidades 07/11/2025 às 07:00

Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado

Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30


Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação -
Internacional 06/11/2025 às 23:00

Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação

Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA


Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia -
Cidades 06/11/2025 às 22:30

Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia

Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)


Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito -
Política 06/11/2025 às 22:00

Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito

Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios


STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos -
Cidades 06/11/2025 às 21:30

STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos

Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada